Experiências do Estágio: a relação entre teoria e prática na formação inicial de professores de ciências
144Resumo: O estágio é essencial para a formação de professores no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à sua futura atuação profissional, dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar elementos da experiência de estágio através de estudos teóricos e na inserção de espaços não-formais da educação. Durante o estágio curricular obrigatório deve-se desenvolver trabalhos formativos coletivos e individuais, atividades na escola-campo e em espaço não-formal, momentos de estudo e leitura teórica, construção de sínteses individuais ou coletivas, observação do ambiente escolar, encontros de orientação, planejamento e preparação para a regência acompanhada e apresentação do relatório final de atividades. Ao longo das atividades de estágio foram utilizadas referências teóricas, como o Ghedin et al. (2018) e Bizzo (2009) para o entendimento do estágio como pesquisa e o seu desenvolvimento na educação científica, além da busca pela identidade docente e a aplicação de práticas em sala de aula com o trabalho do professor. O processo de aprendizagem não se dá somente dentro das salas de aulas, assim, a dissertação da Rocha (2008) foi importante para a compreensão acerca dos espaços não-formais, formais e informais. Houve a experiência em campo como elemento de espaço não-formal ao Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG) com três turmas do 9º ano, ocorrendo a observação por parte dos estagiários aos discentes e como efetua-se o planejamento durante e pós visitação. As atividades em sala de aula serão realizadas por três alunos do 6º período do curso de licenciatura em ciências biológicas que irão ministrar aulas para educandos da turma do 7° ano “A” do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), presente na UFG como unidade específica de Educação Básica sob supervisão da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Para que seja possível entrar em sala de aula, os estagiários devem elaborar um plano de ensino e um plano de aula para cada aula a ser ministrada, dessa maneira, foram estruturados o plano de ensino e o plano para a primeira aula que será realizada. Este relato de experiência demonstra a importância do estágio como pesquisa e atividade teórica instrumentalizadora da práxis do estudante de licenciatura.
Palavras-chave: Estágio. Ensino de ciências. Docência.
Notas
1. Estudante, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas.
2. Estudante, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas.
3. Estudante, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas.
4. Doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública , Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação.
5. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.