Flávia de Paiva Breseghello
flaviabreseghello@discente.ufg.br

Lígia de Castro Rezende
ligia_rezende@discente.ufg.br

Rafaela Antunes Vilela
rafaelaantunes@discente.ufg.br

Tiago Bauer Schaitl
schaitl@discente.ufg.br

Patrícia Spinassé Borges
patriciaspinasse@ufg.br

EIXO
Experiências de estágio no CEPAE

Estágio II no CEPAE: universo e terra

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Resumo: O estágio curricular obrigatório II da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ECO II da LCBio UFG) se concretiza em um semestre, e é caracterizado pela observação, análise e prática dentro do ambiente escolar, sob uma perspectiva transformadora de formação docente. O principal objetivo da construção deste relato de experiência consiste em analisar e desenvolver atividades e estratégias a fim de compreender elementos da realidade da escola, tal como os processos de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental. Durante o ECO II, as atividades planejadas incluem o estudo teórico, discussões coletivas, construção de reflexões críticas escritas, reuniões na escola-campo, observação de aulas, encontros de orientação e planejamento para futuras regências. Destaca-se o desenvolvimento ativo do estudo teórico, abordando temas sugeridos, e a elaboração do planejamento didático-pedagógico como parte essencial do processo educativo. O nosso grupo será responsável pela turma do 8º ano A e o conteúdo que será abordado é Terra e Universo. O tema das aulas se baseia na relação entre os astros do Universo, sobretudo, a Terra, o Sol e a Lua. Além disso, outros fatores e fenômenos importantes para o estabelecimento da vida na Terra como temos hoje serão abordados, como por exemplo, os movimentos de rotação e translação da terra, as influências que outros astros têm sobre a Terra, os fenômenos climáticos e como as ações antròpicas podem interferir nessas dinâmicas. O conteúdo será desenvolvido em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica, relacionando-o com questões da realidade em que o aluno está inserido. Esse movimento de problematização e contextualização do conteúdo é um fator importante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, visto que dessa forma o discente terá uma formação baseada na ciência, tornando possível que reconheça e desenvolva uma opinião científica a respeito de sua própria realidade (Cachapuz, 2005). Assim, seguindo os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica é importante a formação transformadora através da dialética e aproximação do cotidiano com os conteúdos trabalhados em sala de aula de forma que os alunos sejam educados para serem participantes críticos de suas realidades (Saviani, 2013).

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino de Ciências; Pedagogia Histórico-Crítica

Notas

1. Graduando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

2. Graduado em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

3. Graduando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

4. Graduando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

5. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora supervisora de estágio no CEPAE - UFG. E-mail: Professora supervisora do CEPAE - UFG. Doutora em Educação PUC Goiás.