Geovana Gomes
rafael.spencer@discente.ufg.br

Ana Lígia Alves de Almeida
monicaellen@discente.ufg.br

Isabella Barreto de Souza
waldir.cruz@discente.ufg.br

Ana Maria da Conceição Silva
anamariacsilva@ufg.br

Mikaelly Ferraz de Oliveira
mikaelly_ferraz@discente.ufg.br

EIXO
Experiências de estágio no CEPAE

Estágio Curricular: a observação do ambiente escolar como ação integradora da práxis reflexiva

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Resumo: O estágio curricular obrigatório constitui-se como uma disciplina teórico prática que visa aproximar os estudantes do ambiente escolar, proporcionando experiências para a construção de sua identidade profissional, sendo essencial para a formação de futuros professores. Tal ação nos permite o domínio de conteúdos, enquanto incentiva a percepção histórica e a reflexão crítica sobre a realidade social, econômica e cultural escolar. A vivência no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) possibilita o desenvolvimento gnosiológico de ensino, com o propósito de promover a construção reflexiva da práxis docente, concomitantemente à pesquisa, na educação. O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da observação e pesquisa no estágio pedagógico, a fim da sistematização do processo de ensino-aprendizagem. Por meio da análise teórico-crítica e de socialização de seu conhecimento adquirido, aprouve a condição de estágio em pesquisa na atuação educacional, como afirma Ghedin (2018), a relação que aqui se busca é a articulação do estágio como processo de pesquisa, que exige um aprofundamento conceitual, especialmente para se compreender o modo próprio de apropriação do objeto investigado. Tal abordagem se mostrou de suma importância para a condução do ensejo de observação da realidade de aprendizagem no CEPAE, onde fez-se possível a análise da rotina dos alunos dos anos finais do ensino fundamental e do corpo docente que o integra na área de ciências e biologia. A observação ocorreu na turma do nono ano B, que se apresentou como uma turma crítica e participativa, cooperando com a dinâmica das aulas. Os conceitos que deverão ser abordados na quarta escala do ano letivo, junto aos estagiários, se compreendem em “Universo e seus astros” e “Matéria e modelos anatômicos”, previamente discutidos com a professora supervisora, de forma a integrá los coerentemente à grade curricular vigente na escola e ao cenário em que os alunos do CEPAE estão inseridos. A partir de tais observações e discussões, em concordância com o pensamento de Pereira (2022), percebe-se que o movimento de educação científica vai além das questões voltadas para as áreas da natureza ou tecnológicas, como se encontram na realidade social em que o aluno é concebido. Sendo assim, cabe ao professor, durante o processo de sua formação, correlacionar a apropriação e análise das teorias do campo, no que possibilita a vivência tanto do cumprimento quanto das contradições da teoria em prática, em que o estágio alicerça-se na compreensão de que uma prática superadora se constitui de uma prática reflexiva, da compreensão sistematizada do todo na superação dos desafios das partes no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Estágio em Pesquisa. Colégio de Aplicação. Educação em Ciências.

Notas

1. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

2. Licencianda em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

3. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

4. Professora supervisora do CEPAE - UFG. Doutora em Educação PUC Goiás.

5. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Bolsista Capes.