Diego Dias Duarte
diego.duarte@discente.ufg.br

Célia Helena Gonçalves Calderaro
celiahelena@discente.ufg.br

Lavínia dos Santos Sabino
laviniasabino@discente.ufg.br

Maria Gabriella Oster
gabriellaoster@discente.ufg.br

Patrícia Spinassé Borges
patriciaspinasse@ufg.br

EIXO
Experiências de estágio no CEPAE

A Pesquisa no Estágio Curricular: possibilidades e limitações na formação do professor intelectual crítico

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Resumo: A concepção sobre o papel do estágio na formação docente permite o delineamento das possibilidades e limitações da prática pedagógica dos futuros professores. A pesquisa no estágio possibilita aos licenciandos a apropriação das teorias para o exercício da análise dos aspectos sócio-históricos, culturais, políticos e organizacionais de toda a estrutura escolar. Dessa forma, o professor intelectual crítico, concebido pela dimensão de estágio enquanto atividade de pesquisa, compreende os aspectos culturais, sociais, históricos, políticos, econômicos e ideológicos do momento histórico em que vive e fatalmente não exerce sua prática pedagógica apartada de todo esse contexto. Com base na concepção de superação da dicotomização entre teoria e prática, a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) propõe o desenvolvimento de atividades de regência no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). O objetivo deste trabalho é descrever a experiência vivida, até o momento, no curso da disciplina, considerando os momentos de estudo teórico, reflexão e o planejamento didático-pedagógico das atividades de regência. A disciplina foi organizada em três unidades dentro de, aproximadamente, quatro meses e são relatadas aqui as duas primeiras unidades. Incluindo todos os discentes matriculados na disciplina, dois docentes orientadores da UFG e dois doutorandos em exercício de estágio-docência, na primeira unidade, o processo foi constituído por dois encontros semanais cujo objetivo era a discussão e reflexão acerca de um referencial teórico previamente selecionado e lido. Após um exercício de compreensão e apropriação dos pressupostos teóricos, procedeu-se à produção de sínteses teóricas para estimular maior capacidade de elaboração pelos discentes da disciplina. A segunda unidade, demarcada pelo planejamento das atividades de regência, foi constituída por visitas semanais à escola-campo. Nas visitas, os discentes eram instruídos, por meio de observações visuais do espaço escolar e da turma onde irão desenvolver as atividades de regência, a selecionarem e organizarem os conteúdos que seriam ministrados, os pressupostos teórico-metodológicos que irão guiar a sua prática docente e, por fim, a elaboração do plano de ensino e dos planos de aulas. Como resultado ao fim da segunda unidade e na expectativa de desenvolver as atividades de regência, os discentes da disciplina de estágio puderam conceber a importância da educação científica na educação básica, compreendida não somente pela apropriação dos conhecimentos científicos pelos estudantes, mas a constituição do arcabouço para a formação da concepção de mundo do indivíduo, possibilitando a utilização dos conhecimentos no cotidiano objetivando melhores condições de vida e também permitindo a intervenção da sociedade civil em decisões políticas a partir de parâmetros científicos. Nesse sentido, o ensino de ciências e biologia constitui-se como instrumento essencial para a evidenciação da relação direta da ciência com a tecnologia, a sociedade e o ambiente e para a participação ativa da sociedade civil na transformação da realidade.

Palavras-chave: Pesquisa. Regência. Ensino de ciências.

Notas

1. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

2. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

3. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

4. Licenciando em Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

5. Docente no Centro de Ensino Aplicado à Educação (CEPAE/UFG) - Universidade Federal de Goiás, UFG.