A Importância do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores
140Resumo: O presente trabalho analisa os fenômenos teóricos dos estudos relacionados à educação, tais como a educação formal e não formal. A função social da escola, a educação científica e os desafios do ensino de ciências, além de metodologias de ensino, são elementos fundamentais para a formação do futuro professor. Durante a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II, foram feitas discussões acerca da temática utilizando os estudos de Marandino (2014), Cachapuz (2005), Ghedin (2018) e Bizzo (2009), no decorrer dos estudos teóricos, foi integralizado o debate das leituras em sala de aula, além do acompanhamento dos alunos de uma escola pública de Goiânia ao Planetário da UFG para a observação da dinâmica abordada pelo professor nesse espaço não formal. As atividades descritas foram desenvolvidas durante a primeira metade do período de 2023/2 e, nessa segunda metade, o estágio vem sendo desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG), com observação dos alunos em sala de aula e, posteriormente, a assunção efetiva da turma do 6° ano B, do ensino fundamental, pelos discentes. O aparato teórico debatido em sala de aula com a leitura e discussões dos textos a respeito do funcionamento de uma escola, sobre qual o papel do professor e qual a importância de se ensinar ciência na sociedade atual, auxiliou na compreensão acerca da dimensão do estágio supervisionado para a formação de professores, considerando todos os aspectos necessários para que ele seja desenvolvido. Desse modo, foi possível compreender a finalidade da prática da docência para a formação de professores, assumindo uma grande carga teórica suficiente para desenvolver a atuação profissional dentro da sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação. Estágio supervisionado.
Notas
1. Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal de Goiás, UFG.
2. Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal de Goiás, UFG.
3. Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura, Universidade Federal de Goiás, UFG.
4. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado, Universidade Federal de Goiás, UFG.
5. Docente no Centro de Ensino Aplicado à Educação (CEPAE/UFG) - Universidade Federal de Goiás, UFG.