Relato de Experiência da RP: gênero e sexualidade
93Resumo: A fim de aprofundar a prática da profissão o objetivo foi demonstrar o trabalho pedagógico por meio do programa de Residência pedagógica em ciências biológicas, a partir do processo de ensino - aprendizagem na perspectiva de Paulo Freire. O tema consistia em gênero e sexualidade nas escolas, para melhor orientação foram realizadas leituras, reuniões e debates antes do período de regência, onde atuei em sala de aula em companhia de uma colega. Durante o período em sala de aula, lecionei quatro aulas em diferentes dias, duas no primeiro encontro e duas no último, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Arco Íris. Antes das aulas visitamos escola para a realização de um diagnóstico, e então melhor nos orientarmos em qual tema seria mais pertinente para os alunos. Dessa forma, na primeira aula falamos sobre gênero, sexo, orientação sexual e assuntos relacionados ao tema. Na segunda aula, após um debate com os alunos e de acordo com as informações que tínhamos do diagnóstico, optamos por lecionar sobre os diversos métodos contraceptivos, feminismo e educação sexual. Portanto, organizamos os alunos em forma de roda, a partir disso houve uma participação plena, onde eles tiveram a oportunidade de discutir abertamente e tiramos as dúvidas sobre o assunto. Diante disso, ressalto que tive a oportunidade de vivenciar de forma ativa o processo de ensino – aprendizagem por meio da residência pedagógica, experienciar um pouco da minha profissão futura, e além disso da relação professor -aluno que é composta por diversas nuances, de acordo com a individualidade, o contexto e a realidade de cada um. Ademais, é importante destacar os desafios enfrentados diariamente por essa profissão, seguidos por desmotivação, as questões pedagógicas e estruturas organizacionais. Assim, destaco minha admiração pelos professores que estão como pontes nesse processo de ensino - aprendizagem e os desafios enfrentados na profissão.
Palavras-chave:Paulo Freire. Gênero. Sexualidade.