Reflexões sobre a aprendizagem docente do Petmat: Uma experiência envolvendo o ENEM
92Resumo: O Cursinho Popular Leodegária de Jesus é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás, no qual ocorreu a sua primeira edição em 2023. Seu objetivo central, foi oferecer aulas gratuitas das matérias básicas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), popularmente conhecidas pelo termo “aulão”, para os alunos da rede pública de ensino. Assim, foi realizada a proposta para o Programa de Educação Tutorial da Matemática (PETMAT), de ministrarem o aulão da matéria de Matemática. Após o convite, quatro integrantes do grupo aceitaram participar da iniciativa, justamente por entenderem a importância dos conteúdos matemáticos para a nota do ENEM e reconhecerem que a Matemática deve ser acessível para o máximo de estudantes. Em sequência, foi decidido quatro conteúdos matemáticos imprescindíveis para a realização da prova, de modo que cada professor ministrou um, sendo eles: Aritmética Básica, Razão e Proporção, Estatística e Geometria. O Aulão, que aconteceu no dia 29 de outubro de 2023, das 09:30 até às 16:30, contou com a presença de seis estudantes, foi estruturado com a ideia de realizar uma revisão dos temas supracitados, a partir de uma aula expositiva dialogada. Foram elaborados slides que auxiliaram esse momento e apostilas, contendo resumos e exercícios trabalhados no decorrer das explicações. Os professores adquiriram experiência, tanto em planejamento de aula, organização de conteúdos e criação de material didático, quanto em ministrar aulas mais longas, preparo e resolução de exercícios, de forma mais clara e didática para os estudantes. Analogamente, os participantes conseguiram aprender outras formas de solucionar exercícios usando propriedades dos conteúdos ministrados, por meio de experiências compartilhadas pelos professores e também esclareceram dúvidas sobre os conteúdos. Nota-se portanto, que, a ação foi de suma importância para o crescimento individual de cada futuro professor, de forma intelectual e formativa, contribuindo para execuções futuras de ações e para o crescimento de cada um dos estudantes que estiveram presentes, ao assimilar os conteúdos e adquirir conhecimentos para ajudar na realização da prova do ENEM. Sendo considerada, assim, uma ação produtiva e oportuna para a comunidade local, e um sucesso para os professores, atingindo o objetivo previamente estipulado para esse evento. Visto que o projeto realizado conseguiu tornar a matemática acessível para os estudantes presentes, atingindo o propósito central que era compartilhar o conhecimento matemático, em particular para o ENEM, além de todos os benefícios mútuos supracitados, foi despertado o desejo de realizar mais aulões de forma frequente no passar dos anos, podendo apresentar mais conteúdos, e à medida que analisamos esta ação esse desejo progride. Notamos também a importância de projetos como esses para a comunidade local, que incentiva o aprendizado e proporciona mais condições para pessoas carentes de ensino. Por esse motivo, urge a necessidade de aumentar a frequência de ações como essa, para que os professores, possam de alguma forma tornar mais equilibrada a balança que separa as pessoas que tem as melhores condições de ensino das pessoas que carecem desse aspecto.
Palavras-chave: ENEM. Matemática. Aulão.
Notas
1. Graduanda, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás.
2. Graduando, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás.
3. Doutor, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás.