Docência em Química: experimentação para a educação inclusiva
47Resumo: A experimentação no ensino de Química é uma estratégia importante para a aprendizagem dos alunos. Ela permite que eles observem, manipulem e compreendam fenômenos químicos de forma concreta, o que pode facilitar a compreensão de conceitos abstratos e complexos. Entretanto, a capacidade de enxergar ainda predomina uma vez que a realização de experimentos pode fornecer informações que normalmente são coletadas pela visão, colocando o aluno cego em desvantagem na participação das aulas. Para a inclusão desses alunos, o uso de recursos didáticos que permitam a exploração dos outros sentidos além da visão é fundamental para garantir a participação plena nas atividades. Este estudo tem o objetivo de oportunizar a inclusão desses alunos em experimentos no Ensino de Química através do desenvolvimento de tecnologia assistiva, explorando como um pipetador manual adaptado pode contribuir para a inclusão de alunos com deficiência visual (DV) em Experimentos que envolvam medidas de volume. Abarcando elementos da pesquisa participante, um pipetador manual foi adaptado e utilizado em aulas de apoio de Química no contexto do atendimento educacional especializado para DV. A adaptação consiste em um protótipo que foi impresso em impressora 3D, e posteriormente fixado a um pipetador manual, possibilitando o ajuste prévio do volume a ser sugado para que o aluno com DV possa perceber através do tato o momento em que a sucção foi concluída. Com o intuito de preparar os DV para participar de forma independente em aulas experimentais envolvendo preparo de soluções, o pipetador adaptado foi utilizado em aulas envolvendo a transferência de líquidos com a finalidade de familiarizar os DV com o pipetador adaptado. Os resultados foram obtidos através da análise das transcrições das gravações das aulas. Demonstrou que, com a ajuda do pipetador adaptado, que foi utilizado de forma independente, os alunos foram capazes de transferir o volume desejado de líquidos, conforme proposto na atividade. Considerando os resultados, conclui-se que o protótipo alcançou seu propósito, permitindo que os alunos tenham autonomia durante as aulas práticas. Além disso, os resultados do estudo contribuem para a formação docente expandindo os campos de conhecimento relacionados às ferramentas de ensino.
Palavras-chave: Ensino Inclusivo. Ensino de Química. Experimentação.