Ensino de Formação Territorial do Brasil por Meio de Jogos
48Resumo: A experiência de Docência de certa forma é muito complexa, a utilização de abordagens que possua maior êxito para a compreensão do discente, foi pensando justamente nisso que surgiu a necessidade de criar um projeto com a metodologia que atendesse os objetivos esperados. Assim surgiu a criação de um processo para o ensino da formação territorial do Brasil, dinâmicas aulas expositiva e discussões foram peças importantes para que o processo de ensino ocorra de maneira funcional. Idealizado um projeto com o conteúdo pragmático da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a necessidade de ser algo atrativo surge a ideia de criar um jogo abordando a temática da formação territorial para que ocorra um trabalho de análise pelo o estudante. O projeto consiste em um jogo de imagens com uma quantidade definida para cada região, os estudantes tendo que visualizar os diversos aspectos como bioma, urbanização, flora, hidrografia entre outros objetos que possam ser utilizados para o trabalho de identificação de qual região a imagem representa. Além disso, esse projeto possui como objetivo a fixação de aprendizagem dos alunos sobre o tema abordado em sala de aula com uma sequência de aulas expositivas, foi utilizado também como metodologia um texto auxiliar com pequenos trechos de características físicas e culturais de cada região com o intuito de que os alunos fizessem a assimilação juntamente com as imagens escolhidas. Mais um objetivo pensado foi a desconstrução de estereótipos principalmente de regiões e biomas que lhes foram apresentados de forma equivocada, objetivo esse que foi possível alcançar com o auxílio do jogo pensado.
Palavras-chave: Território. Jogo. Brasil