Davi de Souza Vital

Josias Freire

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

Ensino de História e Ferramentas Digitais para Aparelhos Celulares

49

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa em desenvolvimento acerca dos usos de tecnologias desenvolvidas para aparelhos de celular e o ensino de História. Atualmente, reconhece-se que as experiências de ensinar e aprender História na sala de aula necessariamente precisa dialogar com a experiência dos estudantes, que hoje, mais do que nunca, está associada à experiências e experimentações associadas às tecnologias. Os aparelhos de celular cumprem um papel importante nesse contexto, haja vista a relativa disponibilidade e desenvolvimento tecnológico desses dispositivos. Sendo assim, a aprendizagem histórica pode ter como aliado um dispositivo cada vez mais presente na vida da maioria das pessoas: o aparelho celular. Busca-se, particularmente, uma análise das ferramentas de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) e seus potenciais de usos para o ensino e aprendizado de História. Com características semelhantes, essas duas tecnologias tiveram expressivo desenvolvimento tecnológico nos últimos anos, e possuem grande potencial educacional. Em estágio inicial de desenvolvimento, a proposta ora apresentada se desenvolverá a partir de um levantamento bibliográfico, uma análise dos referenciais teórico-conceituais reunidos, bem como o acompanhamento de experiências acerca das possibilidades das tecnologias de RV e de RA para celulares no ensino de História. Compreende-se que ferramentas de RA e RV que hoje são relativamente acessíveis em ferramentas mobile (graças à melhoria de hardwares e conectividade, bem como softwares menos dependentes de infraestruturas complexas), podem contribuir com a produção de conhecimento histórico em ambiente escolar, estimulando o exercício de consciência histórica que perpassa, mas não se limita ao acúmulo de informações históricas.

Palavras-chave: TDICs, Aprendizado de História, Conhecimento histórico.