Míriam do Rocio Guadagnini

Elisabeth Cristina de Farias

José Charles Conrado Ribeiro

João Vitor Araujo dos Santos

Milenna Severino Thomaz

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

A Contribuição do Projeto Residência Pedagógica aos Futuros Professores de Matemática: tecendo fazeres e saberes

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Resumo: Apresentamos neste relato uma experiência didático-pedagógica oportunizada pelo Programa Residência Pedagógica-Subprojeto de Matemática. Ao longo de 12 meses (2022 a 2023) os alunos bolsistas atuaram na disciplina de matemática com turmas de terceiros e quintos anos (alunos entre 8 a 11 anos), no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, escola-campo do projeto. Temos por objetivo relatar as atividades desempenhadas pelos bolsistas e as possíveis contribuições à sua formação. Observamos que os bolsistas colaboram diariamente na observação das turmas, gerando informações acerca do comportamento e aprendizagem dos discentes, além disso, contribuem na preparação de material didático, elaboração e desenvolvimento de atividades lúdicas, realização de regência de sala de aula, auxiliam no atendimento das dúvidas dos alunos e dos alunos com dificuldades no contraturno, bem como, vivenciam o atendimento individual aos pais, reuniões com as famílias, reuniões escolares de planejamento e conselhos de classe e de organização das ações na escola. Além disso, participaram do evento anual de Matemática da escola, atuando no desenvolvimento de atividades, oficinas e organização do evento. De acordo com Libâneo (2001, p. 50) “verifica-se uma relação mútua entre aprender a fazer e aprender a conhecer: O conhecimento adquire uma intencionalidade para a práxis”. Neste período, o residente estuda documentos oficiais e textos diversos da área e de formação docente, ganha experiência com a linguagem a ser empregada nas diferentes turmas, com a preparação de material adequado ao ano escolar, com o lúdico e material concreto nas aulas e vivência aulas de laboratório de Matemática. Para além disso, vive a rotina da sala de aula e seus problemas diários como: comportamento, participação, aprendizagem e a convivência com os alunos especiais, o que possibilita uma visão mais ampla da atuação do professor. Durante o projeto o residente também precisa atuar como um professor pesquisador que prepara, colhe dados, analisa-os e comunica, participando de eventos e realizando escritas referente ao seu trabalho. Neste contexto, sublinhamos que o projeto Residência Pedagógica tem possibilitado aos alunos da Licenciatura em Matemática as primeiras experiências didáticas e pedagógicas, reflexões sobre a formação inicial, sobre o ensino das primeiras noções de Matemática e aproximado o trabalho acadêmico da ação escolar, além de permitir maior tempo de vivência e experiência de situações concretas do cotidiano escolar e da profissão de professor.

Palavras-chave: Formação docente. Matemática. Residência Pedagógica.