Rafael Ferreira dos Santos

Gustavo Lopes Ferreira

Daniela Inácio Junqueira

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

A Experiência na Construção dos Saberes Docentes: uma narrativa sobre a vivência na residência pedagógica

06

Resumo: O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa educacional implementada no Brasil com o objetivo de aprimorar a formação de futuros professores por meio de uma abordagem prática e imersiva no ambiente escolar, promovendo a interdisciplinaridade e o diálogo entre as instituições de ensino superior (IES) e as escolas de educação básica. A participação ativa na escola desempenha um papel crucial na licenciatura, ao oferecer oportunidades práticas que permitem a compreensão da profissão e a aplicação das teorias pedagógicas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de formação docente de um estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. O RP foi desenvolvido junto a estudantes do primeiro ano do ensino médio integrado, com idades entre 14 e 16 anos. Durante o estágio na escola-campo, foram vivenciadas as etapas de diagnóstico/ambientação, observação e regência, além do desenvolvimento de ações práticas, como projetos de intervenção, oficinas, envolvimento em eventos científicos e participação em processos formativos, voltados ao delineamento da práxis pedagógica. A partir deste contato com a escola e com a prática docente cotidiana, foi possível produzir uma reflexão crítica sobre a prática docente, colocando em pauta os desafios reais do contexto educacional, bem como a influência que a relação professor-aluno e o método pedagógico empregado exercem no direcionamento cognitivo dos jovens durante as aulas, aprimorando as habilidades como futuro educador. Verifica-se, dessa forma, que o PRP viabiliza uma formação mais sólida e alinhada com as necessidades do cenário educacional contemporâneo das escolas públicas brasileiras.

Palavras-chave: Formação docente. Licenciatura. Práxis pedagógica.