Luara Alves de Jesus
luaraalves@discente.ufg.br

Clarice Alves da Silva Medrado
clarice.alves@discente.ufg.br

Thais Silva Santos
thaissilva2@discente.ufg.br

Magno Emerson Barbosa da Silva
magno_geo@hotmail.com

Adriana Olivia Alves
adrianaolivia@ufg.br

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

A Horta na Escola: um relato de experiência pedagógica a partir da educação geográfica

07

Resumo: O projeto da Horta Escolar desenvolvido na Escola Municipal Itamar Martins Ferreira – Goiânia/GO, tem como proposta inicial proporcionar nas aulas de Geografia uma educação geográfica que seja pautada nos princípios da agroecologia e que proporciona aos alunos a prática do mesmo, buscando alternativas para uma alimentação saudável e da problematização sobre os modos de produção do agronegócio. Durante o processo de desenvolvimento da horta, observamos e realizamos trocas mútuas de impressões e percepções, criando uma concepção coletiva do processo. Neste sentido, buscamos evidenciar como atividades extraclasse incentivam a interação entre alunos e professores para além dos conteúdos aplicados em sala de aula. As atividades como preparo do solo, adubação, plantio e colheita, oportunizam aos alunos momentos de diálogos (in)formais e trocas de conhecimentos e saberes que não são compartilhados no cotidiano escolar, propiciando novos métodos de ensino- aprendizagem fora da sala de aula. A horta se materializa em um espaço de aprendizado transdisciplinar, proporcionando aos alunos experiências práticas e reflexões sobre sustentabilidade ambiental, trabalho em equipe e consciência social (discussões de gênero, raça, classe, etc.). A medida em que a horta é desenvolvida, aos poucos revelou- se um ambiente inclusivo, onde os alunos relataram experiências familiar, discutem questões sociais, e compartilham visões sobre trabalho e cidadania, reforçando aspectos de compreensão do espaço geográfico. Essa interação sob supervisão dos professores, abre espaço para que os profissionais docentes estejam mais atentos a realidade dos alunos. É de grande relevância para nós, professores de Geografia ter essa relação com os alunos, podendo assim desenvolver conteúdos geográficos de maneira mais relevante, além de desenvolver reflexões críticas, onde podemos alcançar questionamentos geográficos por parte dos estudantes à luz de sua própria realidade.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Práticas Pedagógicas. Horta

Notas

1.Graduanda em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais – UFG.

2.Graduanda em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais – UFG.

3.Graduanda em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais – UFG.

4.Docente, Doutor em Geografia – UFG, SME – Goiânia/GO.

5.Professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Geografia – Unesp/FCT Presidente Prudente.