Sara Cassimira Borba Siqueira
saracassimiro@discente.ufg.br

Camila Lins Vital
vital.camila@discente.ufg.br

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

A Atuação Docente por meio da Residência Pedagógica

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Resumo: O presente trabalho se trata de um relato de experiência de uma intervenção desenvolvida pelas autoras no âmbito do Programa Residência Pedagógica, ofertado pelo curso de Letras, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás. A ação foi desenvolvida no dia 23 de março de 2023 nas turmas A e B do Primeiro Ano do Ensino Médio, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), sob a orientação da professora supervisora de Língua Portuguesa, Dra. Ilma Socorro Gonçalves Vieira. A experiência se desenvolveu a partir da organização e mediação de uma roda de conversa sobre um dos livros literários que havia sido escolhido previamente pela professora em exercício e que foi disponibilizado para os estudantes de maneira gratuita. A discussão teve como base as temáticas presentes no livro literário "Angola Janga", de Marcelo D'Salete, obra que traz fatos e também ficcionaliza o surgimento e derrocada do Quilombo dos Palmares. Tal atividade foi realizada com o intuito de proporcionar às bolsistas uma experiência pedagógica prática, a qual buscasse relacionar os conceitos da graduação com a atuação profissional, compreender o papel da literatura na fomentação de discussões em sala de aula, contribuir para suas formações profissionais e possibilitar a experimentação da prática docente. Além disso, visava proporcionar aos estudantes da educação básica um rico debate sobre a escravidão e suas consequências no Brasil, o qual contribuísse criticamente em suas formações enquanto estudantes e cidadãos brasileiros. Ao longo dos comentários na dinâmica, alguns alunos apresentaram posicionamentos críticos bastante pertinentes aos temas abordados no material literário em questão e ao contexto atual que estão inseridos, como por exemplos os efeitos da escravidão, desigualdade de classe, práticas de torturas daquela época, etc. A atividade também se mostrou bem sucedida quando associada ao posicionamento profissional das residentes, uma vez que vivenciaram todas as etapas para a realização da atividade em sala e conseguiram atuar como professoras regentes nas aulas das duas turmas.

Palavras-chave: Residência Pedagógica, literatura, formação docente.

Notas

1.Estudante do Curso de Licenciatura em Letras pela Faculdade de Letras da UFG.

2.Graduada no Curso de Licenciatura em Letras Português pela Faculdade de Letras da UFG.