Guilherme Limirio de Barros
limirio@discente.ufg.br

Leandro Jorge Coelho
leandrocoelho@ufg.br

EIXO
Estágios, didáticas e didáticas específicas

Tendências da Pesquisa Sobre Didática Da Biologia: caracterização de dissertações defendidas entre 2017 e 2021

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Resumo: Este estudo faz parte do contexto geral de uma investigação que se propõe a discutir princípios didáticos para o ensino de Biologia fundamentado na pedagogia histórico-crítica. O objetivo da pesquisa apresentada neste texto foi analisar dissertações publicadas no período de 2017 a 2021 que investigam questões didáticas relacionadas ao ensino de biologia na educação básica. Trata-se de uma investigação do tipo estado do conhecimento, com o intuito de caracterizar a produção científica recente dentro do recorte estabelecido. A busca pelos trabalhos foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com os descritores: didática ou didático e Biologia ou biológico. Os critérios de inclusão para a seleção dos estudos foram: publicação entre 2017 e 2021, estar relacionado ao ensino de conteúdos biológicos na educação básica, ter como foco de estudo algum aspecto didático do ensino de Biologia (planejamento, definição de objetivos, métodos/estratégias, recursos de ensino e avaliação) e possuir texto disponível online. Para garantir a exequibilidade da pesquisa, foram definidos alguns critérios de exclusão, assim, não foram incluídos na análise: estudos desenvolvidos em mestrados profissionais e trabalhos relacionados ao ensino de outros conteúdos, Inicialmente foram identificadas 864 dissertações, no entanto 780 não foram incluídas na análise, levando em consideração o recorte definido pelos critérios de inclusão e exclusão. Foram analisados os resumos de 84 dissertações, sendo registradas características gerais e específicas em uma ficha de análise, composta por: ano de publicação, Instituição de Ensino, Programa de Pós Graduação, Palavras-Chave, Nível de Ensino, Referencial Teórico, Objetivo da Pesquisa, Metodologia, Tema, Conteúdo Específico e Foco da Análise. Os resultados indicam uma maior quantidade de estudos desenvolvidos em universidades públicas da região sudeste, seguida pelas regiões nordeste e sul. No foco da análise os resultados mostram que o foco é em Sequências Didáticas, geralmente produzindo um novo material didático. Os conteúdos específicos mais trabalhados foram o de educação ambiental e biologia molecular. Para que o processo de ensino e aprendizagem de ciências e biologia avance é necessário estudos que avaliem de forma crítica, refletindo sobre como esse processo se desenvolve nos diferentes ambientes escolares, trabalhando conceitos diversos, ministrados por pessoas com uma bagagem diversificada.

Palavras-chave: Didática. Ensino de Biologia. Produção científica.

Notas

1. Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

2. Orientador, Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista.