Aula sobre o Día de Muertos: vivências de licenciandos na residência pedagógica
31Resumo: Este resumo tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica do subprojeto de Línguas Estrangeiras, modalidade Espanhol, do programa de Residência Pedagógica, da Faculdade de Letras da UFG, realizada no Colégio Estadual José Lobo, onde desenvolvemos nossas vivências. Desde dezembro de 2022, acompanhamos o trabalho da preceptora, Carina Noronha, professora de espanhol e português, no referido colégio. Lá, temos experienciado a realidade da escola pública e iniciado o exercício da docência, tendo a oportunidade de colocar em prática os nossos aprendizados da graduação. Pensando na festividade do Día de Muertos, celebrada em vários países latino-americanos, mas de forma exponencial no México, pensamos em fazer uma atividade pautada em uma manifestação cultural para que através do estudo dessa data tão importante, pudéssemos fazer comparações com a cultura brasileira (Dia de Finados), já que a visão de morte é bem distinta entre os dois países. Desse modo, fizemos uma apresentação em slide, com as informações sobre o Día de Muertos: quando surgiu, explicando o porquê de eles comemoram esse dia, mostramos os vários tipos de altares que é um dos principais símbolos dessa festividade e explicamos sua importância. Além disso, apresentamos a lenda de La Llorona, questionamos se os discentes conseguiam ver alguma relação entre tal lenda e o Día de Muertos e também apresentamos a música de La Llorona que é bastante conhecida e, por fim, falamos da personagem Catrina que é uma figura tão marcante, que todos ao redor do mundo já viram alguma representação dela, mas nem sempre se conhece o seu significado. Como tarefa de casa, pedimos que os estudantes elaborassem um seminário e cartazes sobre a temática supracitada. Após a realização das atividades e conclusão da aula, verificamos que os discentes haviam se dedicado bastante nos seminários e em compreender a temática. Um dos pontos que mais nos chamou atenção foi que alguns alunos preferiram falar sobre a ressurreição e o nascimento de Cristo, o que evidencia que conseguimos levar os alunos a terem uma visão mais crítica sobre cultura e visão de mundo. Portanto, concluímos que a Residência Pedagógica oferece oportunidades únicas de exercício e reflexão sobre a docência para nós, graduandos, e que através de toda a vivência na escola pública, possamos nos aprimorar para dar o melhor para os nossos futuros alunos.
Palavras-chave: Manifestação cultural. Espanhol. Día de Muertos.