Apresentando o “Día De Muertos” como uma das Ações do Projeto de Residência Pedagógica
30Resumo: Atuando como professora em formação inicial, no Programa de Residência Pedagógica (RP) da FL/UFG, subprojeto de Línguas Estrangeiras-Espanhol, busco relatar, neste resumo, a experiência de apresentar o “Día de Muertos” às turmas de Ensino Médio de um Colégio Estadual de Goiás, instituição parceira da RP, nas aulas de espanhol, a partir de uma perspectiva cultural. Por ocasião da proximidade do “Dia de Finados” no Brasil, preparei aulas expositivas dialogadas com o auxílio de slides, mostrando as diferenças e semelhanças existentes entre as duas datas, no Brasil e no México. O primeiro desafio foi desagregar o “Día de Muertos” do “Halloween”, explicando que, embora o México, por sua proximidade geográfica com os Estados Unidos, também comemore essa tradição, a origem e o significado dessas duas festividades são diferentes. A abordagem seguinte foi falar sobre o significado, as referências, costumes e personagens do “Día de Muertos” fazendo uma analogia com o nosso “Dia de Finados” mostrando a essência dessa cultura de culto aos mortos nas perspectivas de brasileiros e mexicanos. Desta forma, o intuito foi apresentar outra cultura (re)conhecendo também um pouco mais de nossas próprias tradições. A culminância desse projeto foi o trabalho dos alunos (já previsto no plano de aula da professora preceptora), o qual eles prepararam cartazes mostrando características do “Día de Muertos”, que foi discorrido nas aulas sobre o tema. Cada grupo de estudantes ficou responsável por um tópico como: “Altar de Muertos”, “La Catrina”, “La Llorona”, “Comidas Típicas” e “Rituales”. Nas duas semanas seguintes, eles apresentaram os cartazes e expuseram o que investigaram sobre o tema, sendo também avaliados pela pronúncia em espanhol para compor a nota do bimestre. O tema foi bem recebido pelos discentes, tanto nas aulas quanto na realização do trabalho, um ponto interessante foi que alguns grupos optaram por fazer seus trabalhos falando sobre a “Ressurreição de Jesus Cristo”, repercutindo a visão cristã do “Dia de Finados”, explícita em nossa cultura. Esses trabalhos também foram aceitos pela professora preceptora por conterem a percepção desses alunos sobre a festividade que também foi abordada nas aulas. Portanto, a intervenção feita com os aprendizes, através do projeto de Residência Pedagógica, foi concluída com pontos positivos como: a apresentação aos alunos de manifestações culturais diferentes, porém, baseadas em tradições semelhantes às nossas como o culto aos mortos; a discussão sobre o respeito a essas diferentes perspectivas; a produção dos alunos revelando seu entendimento e visão sobre o conteúdo desenvolvido. Desta forma, vivenciamos uma experiência de multiculturalismo na sala de aula.
Palavras-chave:Residência Pedagógica, Espanhol, Finados, Día de Muertos, Manifestações culturais.
Notas
1.Discente, Letras-Espanhol, UFG.
2.Professora, Colégio Estadual José Lobo.