Projeto Interdisciplinar Linguagens/Línguas Adicionais do PIBID/UFG: experiências com o desenvolvimento de oficinas interculturais
85Resumo: O presente trabalho traz um relato de atividades práticas (oficinas) realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFG), mais especificamente no Projeto Interdisciplinar Linguagens: línguas adicionais. A partir do início das atividades no projeto, os pibidianos são inseridos no contexto escolar para que vivenciem as diferentes dimensões do trabalho pedagógico, as diferentes propostas de ensino utilizadas em sala de aula, as possibilidades de desenvolvimento de atividades interdisciplinares e da aprendizagem baseada em projetos. Além disso, são desenvolvidas leituras e discussões sobre textos acadêmicos que abordam o ensino de línguas adicionais visando à formação inicial dos bolsistas. Como sabemos, o ensino de línguas adicionais proporciona um espaço amplo para a seleção de temáticas e problemáticas atuais que podem ser discutidas em sala de aula, com estudantes de educação básica. Entendemos que não há uma receita de ensino e que cada grupo de estudantes apresenta diferentes interesses e necessidades formativas. Porém, acreditamos que as atividades didáticas planejadas e desenvolvidas em línguas adicionais devem proporcionar um espaço de intercâmbio e socialização de conhecimentos, fato que justifica a importância das atividades desenvolvidas neste projeto. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é socializar as experiências formativas com oficinas temáticas de língua espanhola realizadas na educação básica. As três oficinas aqui apresentadas, aconteceram durante o primeiro e o segundo semestre letivo de 2023, com os seguintes eixos temáticos: gastronomia, festa típica de origem mexicana e estratégias de leitura. Foram realizadas com estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Goiânia/GO. Ao desenvolver as oficinas, percebemos que os estudantes se sentiram mais motivados e participativos, não tiveram vergonha de interagir com os colegas, contaram suas experiências, levantaram dúvidas e demonstraram interesse pelas temáticas selecionadas.
Palavras-chave: Pibid. Língua Espanhola. Oficinas.