Pronúncia em L2: panorama de pesquisas sobre fonética, fonologia e ensino
86Resumo: O ensino da pronúncia em uma segunda língua (L2) tem ganhado reconhecimento essencial para o desenvolvimento da oralidade em L2 visto que a percepção dos sons da L2 é afetada pelos padrões fonético-fonológicos da L1. Porém, este tópico ainda apresenta controvérsias. Este estudo mapeia pesquisas relacionadas ao ensino de pronúncia, a fim de fornecer um panorama teórico sobre a importância do ensino de fonética e fonologia no desenvolvimento da pronúncia em L2. Objetivos específicos incluem identificar contribuições dessas áreas; analisar abordagens implícitas e explícitas; e investigar aspectos cognitivos no desenvolvimento da pronúncia em L2. A pesquisa abrangeu artigos, dissertações e teses de fontes como Web of Science, Banco de Dissertações e Teses do IBICT e Google Acadêmico. Os resultados enfatizaram a relevância do ensino explícito da pronúncia em L2 e a importância de considerar fatores cognitivos, como memória de trabalho, consciência fonológica e controle inibitório, em intervenções pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino. Pronúncia. Instrução Explícita.