Álvaro Antônio Alves da Silva

Bárbara Dezembrina Barros da Silva

Maria Eduarda Alves de Oliveira

Gabriela Alves Santos

Thiago Alecrim de Souza

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - História: dimensões da formação docente

80

Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em História, visa contribuir com a formação profissional do licenciando por meio de sua inserção no seu futuro contexto de atuação enquanto agente de produção de conhecimento e transformador da realidade no cotidiano da escola, a partir de suas práxis enquanto mobilização teórico-prática transformadora, valorizando a escola como espaço de produção de experiências por sujeitos de conhecimento, estreitando os vínculos entre essas duas instituições. Estruturado a partir de pesquisas e intervenções na realidade escolar, o Programa tem nessas etapas seus elementos metodológicos. Inicialmente, se propôs, por meio da inserção de licenciandos vinculados ao Programa em escolas públicas, que estes produzissem conhecimentos sobre a realidade da escola por meio de formulários, entrevistas, e observação e registro para posterior análise. Depois, com base na análise das informações produzidas, foram desenvolvidas intervenções, nos formatos de oficina, produção e proposição de recursos e materiais didáticos. Dentre os materiais produzidos, destacam-se os associados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que figuram contemporaneamente como grande desafio para a atuação docente. Assim, os estudantes atuantes no Pibid puderam vivenciar de maneira significativa o cotidiano da escola pública, acompanhando suas contradições e, sobretudo, as possibilidades ao se compreender a escola como espaço de socialização, produção de conhecimento e transformação de todos os personagens envolvidos - estudantes, licenciandos, professores supervisores.

Palavras-chave: Pibid. Formação. Docência.

1. Introdução

O desenvolvimento do subprojeto da área de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como principais objetivos contribuir com o aperfeiçoamento da formação docente e da melhoria da qualidade da educação básica pública. Portanto, suas metas estruturam a proposta de se realizar a inserção dos licenciandos em História na escola pública, promovendo a transformação recíproca dos sujeitos em formação e da realidade na qual estão inseridos. Para tanto, buscou-se, por meio do desenvolvimento de atividades de pesquisa e intervenção em escolas públicas, aprimorar a formação dos licenciandos vinculados ao Programa (pibidianos),

2. Metodologia

A partir do objetivo central de complementar as aulas de História de escolas da rede pública de ensino a partir do uso de materiais didáticos produzidos pelos pibidianos, a metodologia do PIBID-História partiu, à priori, do objetivo de conhecimento da realidade escolar.

Assim, foram inicialmente realizadas pesquisas acerca da realidade escolar, com a proposição de questionários para os estudantes, bem como o acompanhamento das aulas e registro das atividades desenvolvidas, com intuito de produzir conhecimento sobre as particularidades de cada escola, bem como sobre as possibilidades de atuação do Pibid em seu contexto.

81

Depois, houve o acompanhamento de aulas ministradas pelas professoras regentes das escolas, o acesso e a análise de documentos das respectivas instituições e a produção de levantamentos sobre a relação dos discentes com os conhecimentos históricos.

Na segunda etapa, já no processo de produção desses materiais complementares, houve a pesquisa em bibliografia recente e atualizada, visando a aproximação entre conhecimentos acadêmicos e a sala de aula do ensino básico, com ênfase no trabalho com fontes primárias, enfatizando a sua importância na construção do conhecimento histórico; a exploração de diversos conteúdos digitais, como apresentações de slide, vídeos e imagens, dinamizando o ensino de história; a participação dos pibidianos no auxílio a eventos escolares, em busca do entendimento de como eles se articulam nesse ambiente; a realização de diversas reuniões de orientação tanto com as professoras supervisoras da instituição escolar, quanto com o professor orientador do projeto na faculdade.

Ainda, os estudantes vinculados ao Pibid participaram de oficinas e Grupo de Estudos, a partir do qual puderem problematizar, teórica e praticamente elementos de sua atuação no contexto do programa, e certamente de sua futura atuação docente.

Por fim, destaca-se as experiências acadêmicas de participação em eventos, apresentações de trabalho e produção de textos para publicação, o que também contribui com a formação do estudante de licenciatura, na medida que o insere enquanto pesquisador nos contextos da produção acadêmico-científica, conferindo ao seu processo formativo um incremento relevante, que certamente contribui para sua futura atuação profissional.

3. Resultados e Discussões

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História tem apresentado importantes resultados, tanto nos processos formativos de estudantes e professores envolvidos, quanto nas relações entre escola, comunidade e Universidade, bem como na produção de conhecimentos sobre a realidade escolar, além de favorecer o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o ensino de História.

83

Concernente ao processo formativo de professores e estudantes envolvidos, destaca-se a oportunidade dos docentes das escolas parceiras, que recebem os estudantes do Pibid, terem contato, o contexto do desenvolvimento do Programa, com as discussões e propostas desenvolvidas pelos estudantes do Pibid, o que enfatiza a importância da formação continuada para docentes, bem como a importância do papel do professor pesquisador na realidade da sala de aula. Igualmente, o Pibid contribui com o processo formativo dos estudantes envolvidos, na medida que oportuniza a esses uma aproximação crítica e reflexiva ao seu futuro contexto de atuação, a escola e a sala de aula de História, por meio do acompanhamento das atividades de planejamento e regência do professor supervisor, bem como pela experiência de produzir conhecimentos, materiais e recursos didáticos envolvidos nos processos de ensinar e aprender História.

No que se refere às possibilidades de aproximação entre escola, comunidade e Universidade, destaca-se que a presença dos estudantes da licenciatura acompanhando atividades, desenvolvendo oficinas, realizando intervenções, etc. Na escola, ressalta o papel da Universidade como parceira da escola, bem como enseja conexões interpessoais entre os licenciandos e docentes e estudantes da educação básica, ressignificação do olhar da escola e comunidade sobre a Universidade, bem como sobre seu papel social de produção de conhecimento e intervenção na realidade. Ademais, a presença dos estudantes pibidianos nas escolas possibilitou uma inserção mais significativa dos mesmos na realidade escolar, possibilitando aos mesmos um olhar crítico acerca da realidade da escola pública, seus desafios e potencialidades, enquanto resultado do desenvolvimento do Pibid, relacionada à própria disciplina História e a necessidade de reconstruir reiteradamente sua relação com o mundo da vida. As relações fundamentais do conhecimento histórico com seu contexto vital, na passagem do passado à história, na constituição histórica de sentido, está no centro da concepção teórica da história e da didática da História que fundamentam esse subprojeto.

Portanto, as intervenções propostas pelos discentes do curso de História participantes do Pibid, no contexto da escola campo, figuram como possibilidades de se destacar os fundamentos do conhecimento histórico na práxis vital humana da constituição histórica de sentido, a partir de referenciais e experiências originadas nas reflexões contemporâneas dos campos da educação e da ciẽncia da história.

84

4. Considerações Finais

O Programa tem apresentado grande importância e contribuição não somente para o curso de História, mas para além da universidade. O projeto tem fornecido grande enriquecimento na formação dos participantes do PIBID, tem permitido a fusão entre teoria e prática proporcionadas desde o início, várias experiências proporcionadas nas relações vivenciadas na escola, bem como as discussões nos grupos de estudo que proporcionam amplo conhecimento sobre didática e ensino de História. Dessa forma, percebe-se como o Pibid é indispensável na construção da integração entre a universidade e a educação básica.

5. Referências

Barbier, René.A pesquisa-ação / René Barbier. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli. Linguagens e Tecnologias Nas Aulas de História, Chegamos Lá?. GERMINARI, Geyso; GONÇALVES, Rita de Cássia (orgs.). Ensino e aprendizagem da história e as tecnologias no ambiente escolar. Curitiba: CRV, 2020.

História pública e ensino de história/Organizadores Miriam Hermeto,Rodrigo de Almeida Ferreira.São Paulo, SP: Letra e Voz, 2021.

PIMENTA. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma; GHEDIN, E (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo, 2005.

Pimenta, Selma Garrido.Estágio e docência / Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima; revisão técnica José Cerchi Fusari, - 6. ed - São Paulo: Cortez, 2011. - (Coleção docência em formação. - Série saberes pedagógicos)

Rüsen,Jörn. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico / Jörn Rüsen; tradução de Estevão de Rezende Martins.- Brasília: Editora Universidade.

WANDERLEY, Sônia. Produzindo sentido para o passado: aprender história como caixa de ferramentas para a vida. In: ROCHA; MAGALHÃES (org.). Em defesa do ensino de história: a democracia como valor. Rio de Janeiro : FGV Editora, 2022.