Produção de Sequências Didáticas para Aulas de Espanhol no Ensino Médio: celebrações hispânicas e brasileiras
79Resumo: Nesta investigação, realizada no âmbito do Programa de Bolsas de Licenciatura da UFG (PROLICEN/2022-2023), elaborei Sequências Didáticas (SDs) para o ensino de espanhol a estudantes do Ensino Médio, focando na promoção de uma postura intercultural que valorizasse a equidade e o respeito entre línguas e culturas. Isso foi feito, na comparação crítica de festividades hispânicas e brasileiras. Por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise documental, foram selecionados os documentos (materiais didáticos) a serem usados, como por exemplo, uma canção tradicional do Día de Muertos no México e imagens referentes ao sorteio de Navidad que acontece na Espanha, dentre outros. O estudo incluiu um embasamento teórico de textos relevantes sobre o tema, como o artigo de Iglesias Casal (1999), que aborda as três posturas que temos diante de outras culturas: a etnocentrista, a relativista e a intercultural. O etnocentrismo é o julgamento da cultura alheia como inferior à própria cultura, o relativismo reconhece as diferenças culturais, mas não há disposição para conviver com elas. Já a interculturalidade seria a atitude que parte do respeito a outras culturas e supera as carências do relativismo. Nessa postura, se busca um encontro em condição de igualdade e equidade, sem perder a visão crítica que aceita a outra cultura mesmo podendo desaprovar algumas de suas instituições (Casal, 1999); o texto de García Martínez (2007) sobre a interdependência entre culturas e a importância da interculturalidade no desenvolvimento de valores democráticos e responsabilidade política, e o trabalho de Candau (2008), que defende um ensino intercultural para se exercer cidadania. Foram produzidas três sequências didáticas, mas, nesta comunicação, darei enfoque a duas delas: A do segundo ano (que tem como tema as festividades de fim de ano, entre Brasil e Espanha) e a do terceiro ano (que tem como tema o Día de Muertos e dia de finados, entre México e Brasil).
Palavras-chave: Interculturalidade. Sequências Didáticas. Espanhol.
Notas
1. Estudante de Graduação, Faculdade de Letras, UFG.