Processos do Planejamento do Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental
149Resumo: O presente relato de experiência visa apontar os aspectos necessários para desenvolver o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no Centro de Pesquisa Aplicado à Educação (CEPAE). Quando se pensa no ensino de ciências que é realizado nessa instituição, é relevante analisar quais perspectivas perpassam essa prática e analisar que tipo de indivíduo a escola pretende formar. O estudo do referencial teórico que contempla autores que discutem o quê, para quê e o como fazer o processo de ensino-aprendizagem fez-se necessário para a construção do planejamento pedagógico, no intuito de desenvolver aulas com um olhar crítico, buscando a aproximação dos alunos com o objeto que está sendo discutido. A ementa para a disciplina de Biologia da turma do 8º ano diz que o ensino de Ciências deve permitir a integração de conhecimentos em contextos práticos e proporcionar experiências que envolvam o aluno nos desafios essenciais que vão influenciar sua concepção de vida e tomadas de decisões. Assim, com o desenvolvimento semanal dos conteúdos da temática “terra e universo” entre 28 de novembro e 21 de dezembro de 2023, na quarta e final escala do colégio, espera-se construir um olhar com viés científico que possibilita e potencializa esses alunos a transformarem sua realidade de forma ativa e com decisões conscientes, através da integração dos eixos de ciências, tecnologia e sociedade no desenvolvimento das atividades planejadas para a escola-campo, como proposto por Delizoicov (2019).
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Anos finais. Planejamento.
Notas
1. Graduando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas.
2. Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Biológicas.
3. Doutora em Educação pela PUC - Goiás, professora supervisora do CEPAE - UFG.
4. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado, Universidade Federal de Goiás, UFG.
5. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Bolsista Capes.