Intervenção Pedagógica: PIBID e ações afirmativas
52Resumo: O presente trabalho busca descrever a experiência da construção e aplicação de uma intervenção pedagógica, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), voltada para alunos do (3°) ano do ensino médio no Colégio Estadual Jardim América, com a temática: “Ações afirmativas no Brasil”. A concepção da ideia vem da urgência de um conhecimento mais aprofundado sobre as possibilidades de os discentes ingressarem no ensino superior e da busca de atender a lei que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio (10639/03). A intervenção tem como objetivo explicar o conceito de “ação afirmativa”, elucidar a história de luta dos movimentos sociais na conquista desse direito dando centralidade especial ao movimento negro, e desmistificar o sistema de reserva de vagas vigente nas instituições de ensino superior do país, tornando assim mais concretas as possibilidades de ingresso. Através de uma aula expositiva, iniciamos a apresentação com o vídeo intitulado 'ENTENDA a IMPORTÂNCIA das COTAS', que pode ser encontrado no canal Preto. Esse vídeo serve como ponto de partida para a nossa discussão sobre cotas raciais e sociais. Após assistirmos ao vídeo, abrimos espaço para uma conversa aberta, onde buscamos compreender a visão dos alunos a respeito deste tema tão relevante. Durante a exposição, analisamos os argumentos apresentados no vídeo e discutimos os conceitos-chave relacionados às cotas, como equidade, inclusão e reparação histórica. Para aprofundar o entendimento sobre políticas de ação afirmativa, durante a discussão, abordamos tópicos como os tipos de ações afirmativas, a história da lei 12.711 e o conceito de políticas de ação afirmativa. Sempre buscamos criar um ambiente de roda de discussão a partir das experiências dos alunos. Notamos que, apesar de ser um tema de grande relevância, ele ainda é relativamente desconhecido para muitos de nossos estudantes do Colégio Estadual Jardim América. Nosso objetivo é não apenas informar, mas também fomentar uma compreensão mais profunda e crítica das políticas de ação afirmativa. Ao envolver os alunos ativamente nessas discussões e ao conectá-las com suas próprias experiências, esperamos que eles se tornem mais participativos nos seus próprios direitos. Em resumo, nossa aula expositiva e discussão sobre cotas raciais e sociais, ancoradas no vídeo 'ENTENDA a IMPORTÂNCIA das COTAS' e complementadas pela exploração de tópicos relacionados às políticas de ação afirmativa, proporcionaram uma oportunidade valiosa para os alunos do Colégio Estadual Jardim América ampliarem seu conhecimento sobre um tema crucial. Ao promovermos um ambiente de diálogo aberto e inclusivo, incentivamos os alunos a compartilhar suas perspectivas individuais e experiências pessoais. Isso não apenas enriqueceu nossa discussão, mas também destacou que, apesar da importância das cotas e das políticas de ação afirmativa, muitos ainda têm conhecimento limitado sobre o assunto. O objetivo final é que, por meio dessa exploração conjunta, os alunos tenham ganhado uma compreensão mais profunda das políticas de ação afirmativa e se tornem agentes mais conscientes e ativos na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Palavras-chave: Ação afirmativa. PIBID. Inclusão.
Notas
1.Graduando, Ciências Sociais Licenciatura, UFG.
2.Graduando, Ciências Sociais Licenciatura, UFG.
3.Graduando, Ciências Sociais Licenciatura, UFG.