Samuel Vitorino de Sales

Sarah Lagares

Yohana Alves

Guilherme Leonardo F. Silva

Simone Sendin M. Guimarães

EIXO
Programas e Projetos para formação de professores

A “Odisséia Ecológica”: um olhar histórico para conceito de interações

19

Resumo: O trabalho realizado faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Ciências Biológicas da UFG. O projeto foca na criação de um jogo de tabuleiro intitulado “Odisseia Ecológica” para o ensino de relações ecológicas no Ensino Médio, baseado em pesquisa bibliográfica prévia sobre a História da Ecologia. O conceito de interação ecológica foi escolhido por ser fundamental/nuclear para a compreensão da ecologia. O desenvolvimento do jogo levou em consideração o percurso histórico do conceito, que se confunde com o próprio conceito de ecologia. A escolha de um jogo no formato de tabuleiro surgiu por ser esse formato de jogo atemporal, e por fugir do uso de tecnologias como celular ou computador. O jogo é composto por 4 tipos de cartas de perguntas/ respostas: a) questões sobre ecologia geral, b) questões sobre interação ecológica, c) questões sobre história da ecologia, d) cartas “desafios” que servem de auxílio para o jogo; um tabuleiro com diversas “casas”; 6 “peões”, e podem jogar de 2 a 6 pessoas ou grupos. As regras são simples e em cada rodada um jogador reponde uma pergunta correspondente a casa em que o peão está posicionado, se for uma casa mais escura a questão será de história da ecologia, se for uma das casas mais claras a pergunta será de interações. Para dar início ao jogo, os jogadores respondem a uma carta inicial aleatória que possui uma questão de ecologia geral. No tabuleiro ainda, existem casas com imagens de algum desastre natural, e nessa casa o jogador deve responder a uma pergunta desafio, se acertar, ele continua jogando, caso erre, passará 1 rodada sem jogar. Pensamos que o material pode ser utilizado em diversos momentos da aula, mas em especial para realizar uma avaliação final ou uma atividade de síntese do conteúdo. Espera-se que isso permita um ensino que colabore com a mudança da prática social dos estudantes, permitindo aos mesmos compreender a organização e o funcionamento do ambiente, bem como pensar em ações de intervenções socialmente referenciadas

Palavras-chave: Jogo Didático; História da Biologia; Ensino Médio.