Introdução
02Esse e-book reúne um conjunto de textos apresentados durante o V Encontro das Licenciaturas e Educação Básica – ELEB, realizado na Universidade Federal de Goiás, entre os dias 05 e 06 de dezembro de 2023, intitulado: A Valorização das licenciaturas e a carreira docente: documentos em reconstrução.
O tema do ELEB foi provocativo em razão de ser necessário retomar pautas que ficaram adormecidas, sobretudo ao tempo vivenciado no Brasil de 2018-2022 no que tange à política educacional brasileira, cujo conservadorismo e autoritarismo pontuaram as agendas governamentais. Por um lado revela um sentimento esperançoso, no sentido Freiriano, que norteou os educadores no sentido de pensar em espaços democráticos de disputas sobre projetos de educação. E por outros, sinaliza a necessidade de refletir sobre os tempos sombrios como experiência para seguir em frente.
Nessa quinta edição, o evento foi um espaço de debates em torno da formação inicial e continuada, englobando diferentes universidades do Estado, a exemplo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal Goiano (IF-Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG), além de outras IES da Região Centro-Oeste, como o Instituto Federal e Tecnológico do Mato Grosso – IFMT –, a Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT – e a Universidade de Brasília (UNB), a Pontifícia Universidade de Goiás (PUC), além das redes Municipal e Estadual de ensino.
Estiveram presentes, desde estudantes da educação básica a universitários, pós-graduandos e docentes em exercício que trouxeram para o debate suas pesquisas em andamento ou já finalizadas. Nessa edição ELEB contou com a participação da Região Centro-Oeste e de outras regiões, bem como docentes que atuam nas redes de ensino em Goiás, que se dispuseram a compartilhar conosco as suas pesquisas e impressões sobre a realidade educacional no país e em Goiás.
Aglutinou pesquisadores que discutiram temas afeitos ao trabalho docente, com pesquisas sobre as modalidades da educação: Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância e Educação do Campo.
03É importante dizer que o ELEB possui no histórico de edições a possibilidade de diálogos nesta área do conhecimento, com a socialização de experiências envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão dessas universidades.
O evento foi composto por pesquisadores que discutiram temas afeitos ao trabalho docente, com pesquisas voltadas às Modalidades da educação, à Educação infantil, Séries iniciais, Ensino Médio, e Educação superior. A finalidade do Simpósio foi trazer para a pauta as licenciaturas no processo de (re) democratização e pluralidade de ideias e a relação entre a formação inicial e o campo de trabalho.
Então, apresentamos aos leitores pistas para que possam refletir sobre as pesquisas realizadas, ou mesmo, iniciarem pela seara do conhecimento tomando como ponto de partida: a educação, a formação de professores e professoras, o financiamento da escola e demais temas que compõem esse acervo acadêmico.
O conhecimento sobre as licenciaturas, a possibilidade de dialogar sobre os cursos que compõem essa área e as reflexões aqui expostas, ajudarão a entender o cenário da educação brasileira, seus avanços e limites. O convite é para que os/as leitores/as deste material se apropriem das temáticas e compartilhem conosco o anseio por uma escola pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.
Goiânia (GO), 22/08/2024.
Amone Inácia Alves
Janice Pereira Lopes
Karine Vasco dos Santos
Ravenna Cardoso e Cruz