SUMÁRIO

Ficha técnica

Apresentação

Moema Gomes Moraes
Neisi Maria da Guia Silva

01

Cenas em movimento: escolas de educação básica pesquisadas pela RIEC e ADEC

Marilza Vanessa Rosa Suanno
Carlos Cardoso Silva
Emicleia Alves Pinheiro
Marlene Zwierewicz
Adriana Pelens Ranghetti
Debora Petri Fenrich
Tauana Patrícia Bonsenhor
Arleide Rosa da Silva
Elizete Maria de Lima
João Batista de Lima
João Henrique Suanno
Lindalva Pessoni Santos

02

A importância do olhar individualizado e da educação humanista na produção escrita de alunos da educação básica: um olhar para a prática pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima

Rafael Barrozo de Carvalho

06

Práticas de letramento literário e a formação de leitores de literatura na escola

Thyago Madeira França

11

Das razões fundamentais às funções trigonométricas: uma experiência utilizando o software geogebra

Juliane da Cruz Oliveira
Kelen Michela Silva Alves
Moema Gomes Moraes

18

Residência pedagógica na prática

Roselene Candida Barroso Mendonça
Graziela Vanessa Parreira
Cláudia Regina Major

23

Estágio Curricular Obrigatório: uma experiência no Departamento de Educação Infantil do CEPAE-UFG

Wesley Brito Magalhães
Taynnara Rodrigues de Oliveira
Jaqueline Veloso Portela de Araújo

30

Atividade Lúdica como Processo Ensino Aprendizagem do Conteúdo “Célula”

Larissa de Mello Evangelista

36

Ensino de Bateria no Projeto de Extensão Academia de Música: uma análise da motivação no processo de ensino e aprendizagem em espaço não formal de educação musical.

Leandro Ribeiro Duarte
Flavia Maria Cruvinel
Letícia Ramos de Oliveira

42

O Estágio Obrigatório no Departamento de Educação Infantil: o plano de ação na teoria histórico-cultural

Wanessa Saran Ribeiro
Kellen Jessika Stalchus

48

Educação Bilíngue no Município de Boa Vista Rr: aspecto multicultural

Luciane Graziele Bergue Albino

52

Uma Experiência com Atividade Investigativa de Prismas em Turma de 6º Ano no CEPAE/UFG

Marco Antônio do Vale Souza
Nathália Maria Teodoro Soares
Luciana Parente Rocha

57

Processo de Ensino Aprendizagem Musical no Projeto de Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção: análise da experiência no campo de estágio supervisionado em Espaços Alternativos do Curso de Música - Licenciatura da EMAC-UFG

Iogo da Silva Landinho
Flavia Maria Cruvinel
Letícia Ramos de O. G. Ferreira

64

Vamos Juntos!: notas de um contraturno escolar para (re)significação da Educação Básica

João Paulo Godoy
Wanessa Cristina Manhente Rocha

69

A Psicologia da Educação na Formação de Professores: reflexões a partir das disciplinas Psicologia da Educação I e II no Curso de Licenciatura em Física

Felipe Freitas Braga
Cynthia Maria Jorge Viana

75

Relato de Experiência do Projeto de Incentivo às Ações Afirmativas(PIAA) na Série Final do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Severiano de Araújo

Ainoan Viana de Sousa Santos
Oneida Fernandes Pereira

80

UFG e Prefeitura Municipal De Goiás: educação e valorização das diferenças

Rodrigo Bombonati de Souza Moraes

84

Avaliação de Acessibilidade na Biologia Celular – Um Estudo de Caso

Maria Rita de Cássia Campos
Gabriela da Silva Guimarães
Anderson Rodrigo dos Santos Rodovalho

90

Ciência Itinerante – Possibilidades e Reflexões

Alécia Maria Gonçalves
Adryele da Silva Ferreira
Ana Carolina Peixoto Salgado
Pamella de Melo Damas

93

Definindo a Pesquisa no Âmbito do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da UFG: o papel da observação de campo e da semi-regência em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do CEPAE

Victor Balbino dos Santos
Júlia Vieira Sousa
Elisabeth Cristina de Faria

98

Vivências Pedagógicas nos Grupos Lobo-guará e Tatu-bola do Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás

Tatiane Soares dos Santos Mendes
Márcia Santana Santos
Claudia Souza de Queiroz

104

Produção De Texto: do projeto à reescrita

Lucas Vinicius Carstens
Vânia Carmem Lima

110

A Cidade Como Espaço Educativo: o uso de localidades do centro de goiania para atividades escolares

Heitor Silva Sabota

116

Reflexões Acerca do Ensino do Judô no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades

Elida da Silva dos Santos
Ellen Geovana Gonçalves
Cleber de Sousa Carvalho

123

Breve Relato e Algumas Considerações Acerca das Experiências Educativas como Bolsista do Pibid no Colégio Estadual Damiana da Cunha

Kárita Paul de Melo Pedra

129

Desenvolvimento Psicomotor com Crianças em Abrigos: o uso da perspectiva de Laban

Layana Pereira Matos
Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora

134

Metodologia da Problematização: uma opção didática para trabalhar a disciplina de diversidade, cidadania e direitos

Ana Laura Brasil Peralta
Carla Ramirez Albuquerque Barbosa

141

Cinema e Diversidade: uma proposta visual e didática contra a violência

Keides Batista Vicente
Wanderson dos Santos Poloniato

146

Sala de Experiências Multidimensionais para o Ensino de Arte: diálogos transdisciplinares na educação a distância

Lilian Ucker Perotto
Noeli Batista dos Santos
Valéria Fabiane Ferreira Cabral

150

A Cultura Digital e as Performances E-Arte/Educativas na Escola: O Papel do Professor Enquanto Mediador do Ato Pedagógico Crítico

Rúbio Dorneles de Bessa

156

A Interdisciplinaridade na Disciplina de Eletiva: ensino em período integral na Educação Básica

Wanessa Santos Silva

161

Mas, Que Colégio é Este? Ensinam Design!

Juan Sebastián Ospina Álvarez

166

Produção de Materiais Didáticos para a Educação Física Escolar: um Relato de Experiência do Curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD/UFG

Bárbara Isabela Soares de Souza

171

Aprendendo com a Pesquisa: uma observação participante no Colégio Estadual Jardim América (CEJA)

Anny Jackeline Rodrigues da Silva
Andréia Ferreira dos Santos
Rita de Cássia Balieiro Rodrigues
Jéssica Lorrayne da Silva

177

Relatórios Parciais de Observação em Dois Colégios Públicos de Goiânia

Matheus Moura Silva
Dânia Soldera

183

Desigualdades Educacionais: um estudo bibliográfico

Flávia Martins Vieira
Gina Glaydes Guimarães de Faria

191

Formação de Professores no Curso de Matemática: uma análise sobre o projeto pedagógico de curso

Devaneide Barbosa de Sousa
Débora Barbosa de Moura Brasil
Kêite Ferreira de Almeida
Renato Antônio Ribeiro

200

Possibilidades na Formação do Professor de Geografia por Meio de uma Comunidade de Prática

Leovan Alves dos Santos

208

Concepções dos Professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia em Educação Inclusiva e suas Influências nas Práticas Pedagógicas

Ana Carolina Cardoso Soares

215

Unidades de Educação Infantil de Universidades Federais: contribuições e perspectivas

Jéssica Louza Pereira

225

Pesquisa Qualitativa na Educação: um relato de estudos no âmbito da iniciação científica

Joyce Guimarães Rodrigues
Isabella Kethuly Spindola Firmino
Gina Glaydes Guimarães de Faria

230

O Ensino de Geografia Segundo Élisée Reclus

Rosa Maria da Silva

238

Sentido e Significado na Compreensão da Apropriação de Tecnologia pelo Professor

Daniela Rodrigues de Sousa
Denise Cristina Bueno

244

A Abordagem Dialógica Investigativa e as TIC Como uma Possibilidade para a Formação Inicial de Professores de Matemática

Lilian de Campos Marinho Cruz
Rodrigo Bastos Daude

251

Crianças e Mídias: a Construção do Objeto de Estudo

Fernanda Caroline Nascimento
Moema Gomes Moraes
Nayara Elias Pinheiro Godoi

259

Tertúlia Literária Dialógica: a Leitura Literária em Contexto Escolar

Polliany Vieira de Andrade
Selma Martines Peres

268

Ensino Coletivo de Música na Escola Pública em Pirenópolis, Goiás

Aline Santana Lôbo
Maria Cristina Campos Ribeiro

277

Professores das Escolas Municipais de Águas Lindas de Goiás-GO: Trabalho e Adoecimento Mental

Céline Tércio Rosa
Maria Luiza Nogueira Rangel

386

Investigações sobre o Processo de Internalização de Conhecimentos na Educação Infantil a Partir da Organização dos Processos Pedagógicos

Juliana da Silva Santos Machado
Eliane Silva

293

A Intervenção do Professor Pedagogo no Processo de Ensino-aprendizagem do Educando com o Transtorno do Espectro Autista

Maria Lúcia Alves Teixeira Silva
Mirian Roberta Fernandes Pereira

299

Medicalização do Trabalho Docente: Saúde Mental e Absenteísmo-doença entre Professores de Goiânia

Diego Braga Melo
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Karinny Gonçalves da Silva
Gisele Toassa

305

Educação de Jovens e Adultos (EJA): Panorama Histórico e Atual

Karinny Gonçalves da Silva
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Gabriella Silveira Carvalho
Denise Silva Araújo

313

A Potencialidade do Tema Cidade no Ensino de Geografia para os Estudantes da Eaja do Munícipio de Goiânia-GO

Rodrigo Rodrigues Freire Gomes

322

Formação Docente Pelas Escritas de Estagiários: Percurso Investigativo

Elzimar Nascimento Pereira Ferraz

331

Considerações Teóricas no DC-GO sobre o Ensino de LI para Crianças

Carlete Fátima da Silva Victor
Dllubia Santclair Matias

340

A Infância em Abril Despedaçado de Walter Salles

Neisi Maria da Guia Silva

347

A Dinâmica das Concepções Curriculares Hegemônicas e o Fetiche do Currículo na Educação Física Escolar

Marcos Jerônimo dias Júnior

357

Diversidade Sociocultural e Trabalho Docente: a Relação entre Conceitos Científicos e Conceitos Cotidianos Na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Angelina Carlos Costa
José Carlos Libâneo

368

Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Pedagogia

Aryadne Rodrigues Moreira
Leticia Caroline Ordones Ferraz Fonceca

376

Um Diálogo entre a Profissionalização e Proletarização no Trabalho Docente

Rodrigo Bastos Daude
Gabrielle Correia Silva dos Santos

388

O Uso de Matérias Jornalísticas como Instrumentos Pedagógicos para o Ensino de Climatologia Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Goiânia-GO

Vitor Pereira Cruz
Nicali Bleyer Ferreira dos Santos
Diego Tarley Ferreira Nascimento

396

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Percurso Formativo do Coordenador Pedagógico

Kézia Cláudia da Cruz
Rosemara Perpetua Lopes

403

Formação Docente em Geografia e a Linguagem Cartográfica na Educação Escolar Quilombola

Laís Rodrigues Campos

411

Adolescência é Potência: Costuras de uma Pesquisa em Dança pela Perspectiva do Grupo Corpo Composto

Rousejanny Ferreira
Giovana Consorte

420

Alfabetizar e Letrar: Processos Indissociáveis na Prática Docente

Sarah Karoline T. de Sousa

426

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás: Mecanismo Pedagógico para Gestão no Cotidiano Escolar?

Maria Soraia Borges
Regina Alves Costa Fernandes

430

Os Desafios do Ensino de História e as Implicações Curriculares na Contemporaneidade

Carolina do Carmo Castro

436

Importância da Disciplina de Docência nos Progamas de Pós-gradução para Atuação no Estágio Docência

Roberta Silva Marques
Ana Paula Rodrigues Feitosa Frazão
Luiz Carlos da Silva Filho

442

Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise Histórico-crítica

Mariana de Cássia Assumpção
Joycelaine Aparecida de Oliveira
Andréa Alves da Silva Souza

451