SUMÁRIO
Ficha técnica
Apresentação
Moema Gomes Moraes
Neisi Maria da Guia Silva
Cenas em movimento: escolas de educação básica pesquisadas pela RIEC e ADEC
Marilza Vanessa Rosa Suanno
Carlos Cardoso Silva
Emicleia Alves Pinheiro
Marlene Zwierewicz
Adriana Pelens Ranghetti
Debora Petri Fenrich
Tauana Patrícia Bonsenhor
Arleide Rosa da Silva
Elizete Maria de Lima
João Batista de Lima
João Henrique Suanno
Lindalva Pessoni Santos
A importância do olhar individualizado e da educação humanista na produção escrita de alunos da educação básica: um olhar para a prática pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima
Rafael Barrozo de Carvalho
06Práticas de letramento literário e a formação de leitores de literatura na escola
Thyago Madeira França
11Das razões fundamentais às funções trigonométricas: uma experiência utilizando o software geogebra
Juliane da Cruz Oliveira
Kelen Michela Silva Alves
Moema Gomes Moraes
Residência pedagógica na prática
Roselene Candida Barroso Mendonça
Graziela Vanessa Parreira
Cláudia Regina Major
Estágio Curricular Obrigatório: uma experiência no Departamento de Educação Infantil do CEPAE-UFG
Wesley Brito Magalhães
Taynnara Rodrigues de Oliveira
Jaqueline Veloso Portela de Araújo
Atividade Lúdica como Processo Ensino Aprendizagem do Conteúdo “Célula”
Larissa de Mello Evangelista
36Ensino de Bateria no Projeto de Extensão Academia de Música: uma análise da motivação no processo de ensino e aprendizagem em espaço não formal de educação musical.
Leandro Ribeiro Duarte
Flavia Maria Cruvinel
Letícia Ramos de Oliveira
O Estágio Obrigatório no Departamento de Educação Infantil: o plano de ação na teoria histórico-cultural
Wanessa Saran Ribeiro
Kellen Jessika Stalchus
Educação Bilíngue no Município de Boa Vista Rr: aspecto multicultural
Luciane Graziele Bergue Albino
52Uma Experiência com Atividade Investigativa de Prismas em Turma de 6º Ano no CEPAE/UFG
Marco Antônio do Vale Souza
Nathália Maria Teodoro Soares
Luciana Parente Rocha
Processo de Ensino Aprendizagem Musical no Projeto de Ação Social da Paróquia Nossa Senhora da Assunção: análise da experiência no campo de estágio supervisionado em Espaços Alternativos do Curso de Música - Licenciatura da EMAC-UFG
Iogo da Silva Landinho
Flavia Maria Cruvinel
Letícia Ramos de O. G. Ferreira
Vamos Juntos!: notas de um contraturno escolar para (re)significação da Educação Básica
João Paulo Godoy
Wanessa Cristina Manhente Rocha
A Psicologia da Educação na Formação de Professores: reflexões a partir das disciplinas Psicologia da Educação I e II no Curso de Licenciatura em Física
Felipe Freitas Braga
Cynthia Maria Jorge Viana
Relato de Experiência do Projeto de Incentivo às Ações Afirmativas(PIAA) na Série Final do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Severiano de Araújo
Ainoan Viana de Sousa Santos
Oneida Fernandes Pereira
UFG e Prefeitura Municipal De Goiás: educação e valorização das diferenças
Rodrigo Bombonati de Souza Moraes
84Avaliação de Acessibilidade na Biologia Celular – Um Estudo de Caso
Maria Rita de Cássia Campos
Gabriela da Silva Guimarães
Anderson Rodrigo dos Santos Rodovalho
Ciência Itinerante – Possibilidades e Reflexões
Alécia Maria Gonçalves
Adryele da Silva Ferreira
Ana Carolina Peixoto Salgado
Pamella de Melo Damas
Definindo a Pesquisa no Âmbito do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da UFG: o papel da observação de campo e da semi-regência em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do CEPAE
Victor Balbino dos Santos
Júlia Vieira Sousa
Elisabeth Cristina de Faria
Vivências Pedagógicas nos Grupos Lobo-guará e Tatu-bola do Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás
Tatiane Soares dos Santos Mendes
Márcia Santana Santos
Claudia Souza de Queiroz
Produção De Texto: do projeto à reescrita
Lucas Vinicius Carstens
Vânia Carmem Lima
A Cidade Como Espaço Educativo: o uso de localidades do centro de goiania para atividades escolares
Heitor Silva Sabota
116Reflexões Acerca do Ensino do Judô no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
Elida da Silva dos Santos
Ellen Geovana Gonçalves
Cleber de Sousa Carvalho
Breve Relato e Algumas Considerações Acerca das Experiências Educativas como Bolsista do Pibid no Colégio Estadual Damiana da Cunha
Kárita Paul de Melo Pedra
129Desenvolvimento Psicomotor com Crianças em Abrigos: o uso da perspectiva de Laban
Layana Pereira Matos
Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora
Metodologia da Problematização: uma opção didática para trabalhar a disciplina de diversidade, cidadania e direitos
Ana Laura Brasil Peralta
Carla Ramirez Albuquerque Barbosa
Cinema e Diversidade: uma proposta visual e didática contra a violência
Keides Batista Vicente
Wanderson dos Santos Poloniato
Sala de Experiências Multidimensionais para o Ensino de Arte: diálogos transdisciplinares na educação a distância
Lilian Ucker Perotto
Noeli Batista dos Santos
Valéria Fabiane Ferreira Cabral
A Cultura Digital e as Performances E-Arte/Educativas na Escola: O Papel do Professor Enquanto Mediador do Ato Pedagógico Crítico
Rúbio Dorneles de Bessa
156A Interdisciplinaridade na Disciplina de Eletiva: ensino em período integral na Educação Básica
Wanessa Santos Silva
161Mas, Que Colégio é Este? Ensinam Design!
Juan Sebastián Ospina Álvarez
166Produção de Materiais Didáticos para a Educação Física Escolar: um Relato de Experiência do Curso de Licenciatura em Educação Física da FEFD/UFG
Bárbara Isabela Soares de Souza
171Aprendendo com a Pesquisa: uma observação participante no Colégio Estadual Jardim América (CEJA)
Anny Jackeline Rodrigues da Silva
Andréia Ferreira dos Santos
Rita de Cássia Balieiro Rodrigues
Jéssica Lorrayne da Silva
Relatórios Parciais de Observação em Dois Colégios Públicos de Goiânia
Matheus Moura Silva
Dânia Soldera
Desigualdades Educacionais: um estudo bibliográfico
Flávia Martins Vieira
Gina Glaydes Guimarães de Faria
Formação de Professores no Curso de Matemática: uma análise sobre o projeto pedagógico de curso
Devaneide Barbosa de Sousa
Débora Barbosa de Moura Brasil
Kêite Ferreira de Almeida
Renato Antônio Ribeiro
Possibilidades na Formação do Professor de Geografia por Meio de uma Comunidade de Prática
Leovan Alves dos Santos
208Concepções dos Professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia em Educação Inclusiva e suas Influências nas Práticas Pedagógicas
Ana Carolina Cardoso Soares
215Unidades de Educação Infantil de Universidades Federais: contribuições e perspectivas
Jéssica Louza Pereira
225Pesquisa Qualitativa na Educação: um relato de estudos no âmbito da iniciação científica
Joyce Guimarães Rodrigues
Isabella Kethuly Spindola Firmino
Gina Glaydes Guimarães de Faria
O Ensino de Geografia Segundo Élisée Reclus
Rosa Maria da Silva
238Sentido e Significado na Compreensão da Apropriação de Tecnologia pelo Professor
Daniela Rodrigues de Sousa
Denise Cristina Bueno
A Abordagem Dialógica Investigativa e as TIC Como uma Possibilidade para a Formação Inicial de Professores de Matemática
Lilian de Campos Marinho Cruz
Rodrigo Bastos Daude
Crianças e Mídias: a Construção do Objeto de Estudo
Fernanda Caroline Nascimento
Moema Gomes Moraes
Nayara Elias Pinheiro Godoi
Tertúlia Literária Dialógica: a Leitura Literária em Contexto Escolar
Polliany Vieira de Andrade
Selma Martines Peres
Ensino Coletivo de Música na Escola Pública em Pirenópolis, Goiás
Aline Santana Lôbo
Maria Cristina Campos Ribeiro
Professores das Escolas Municipais de Águas Lindas de Goiás-GO: Trabalho e Adoecimento Mental
Céline Tércio Rosa
Maria Luiza Nogueira Rangel
Investigações sobre o Processo de Internalização de Conhecimentos na Educação Infantil a Partir da Organização dos Processos Pedagógicos
Juliana da Silva Santos Machado
Eliane Silva
A Intervenção do Professor Pedagogo no Processo de Ensino-aprendizagem do Educando com o Transtorno do Espectro Autista
Maria Lúcia Alves Teixeira Silva
Mirian Roberta Fernandes Pereira
Medicalização do Trabalho Docente: Saúde Mental e Absenteísmo-doença entre Professores de Goiânia
Diego Braga Melo
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Karinny Gonçalves da Silva
Gisele Toassa
Educação de Jovens e Adultos (EJA): Panorama Histórico e Atual
Karinny Gonçalves da Silva
Lívia Maria Teran Cavalcanti
Gabriella Silveira Carvalho
Denise Silva Araújo
A Potencialidade do Tema Cidade no Ensino de Geografia para os Estudantes da Eaja do Munícipio de Goiânia-GO
Rodrigo Rodrigues Freire Gomes
322Formação Docente Pelas Escritas de Estagiários: Percurso Investigativo
Elzimar Nascimento Pereira Ferraz
331Considerações Teóricas no DC-GO sobre o Ensino de LI para Crianças
Carlete Fátima da Silva Victor
Dllubia Santclair Matias
A Infância em Abril Despedaçado de Walter Salles
Neisi Maria da Guia Silva
347A Dinâmica das Concepções Curriculares Hegemônicas e o Fetiche do Currículo na Educação Física Escolar
Marcos Jerônimo dias Júnior
357Diversidade Sociocultural e Trabalho Docente: a Relação entre Conceitos Científicos e Conceitos Cotidianos Na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Angelina Carlos Costa
José Carlos Libâneo
Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Pedagogia
Aryadne Rodrigues Moreira
Leticia Caroline Ordones Ferraz Fonceca
Um Diálogo entre a Profissionalização e Proletarização no Trabalho Docente
Rodrigo Bastos Daude
Gabrielle Correia Silva dos Santos
O Uso de Matérias Jornalísticas como Instrumentos Pedagógicos para o Ensino de Climatologia Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Goiânia-GO
Vitor Pereira Cruz
Nicali Bleyer Ferreira dos Santos
Diego Tarley Ferreira Nascimento
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Percurso Formativo do Coordenador Pedagógico
Kézia Cláudia da Cruz
Rosemara Perpetua Lopes
Formação Docente em Geografia e a Linguagem Cartográfica na Educação Escolar Quilombola
Laís Rodrigues Campos
411Adolescência é Potência: Costuras de uma Pesquisa em Dança pela Perspectiva do Grupo Corpo Composto
Rousejanny Ferreira
Giovana Consorte
Alfabetizar e Letrar: Processos Indissociáveis na Prática Docente
Sarah Karoline T. de Sousa
426Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás: Mecanismo Pedagógico para Gestão no Cotidiano Escolar?
Maria Soraia Borges
Regina Alves Costa Fernandes
Os Desafios do Ensino de História e as Implicações Curriculares na Contemporaneidade
Carolina do Carmo Castro
436Importância da Disciplina de Docência nos Progamas de Pós-gradução para Atuação no Estágio Docência
Roberta Silva Marques
Ana Paula Rodrigues Feitosa Frazão
Luiz Carlos da Silva Filho
Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Análise Histórico-crítica
Mariana de Cássia Assumpção
Joycelaine Aparecida de Oliveira
Andréa Alves da Silva Souza