Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)

Carlos Cardoso Silva (UFG)

Emicleia Alves Pinheiro (EPOK)

Marlene Zwierewicz (UNIARP e UNIARP)

Adriana Pelens Ranghetti (CEI Ivete Spézia Schmitt)

Debora Petri Fenrich (CEI Ivete Spézia Schmitt)

Tauana Patrícia Bonsenhor (FURB e CEI Irmã M. C. Prullage)

Arleide Rosa da Silva (FURB)

Elizete Maria de Lima (Escola Casa Verde)

João Batista de Lima (Escola Casa Verde)

João Henrique Suanno (UEG)

Lindalva Pessoni Santos (UEG)

Cenas em movimento: escolas de educação básica pesquisadas pela RIEC e ADEC

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Resumo

O presente relato fundamentado de experiência educativa visa socializar cinco vídeos de escolas que têm projetos e docentes investigados pela Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC e pela Asociación de Escuelas Creativas - ADEC (Barcelona) sendo eles: a) vídeo ‘Caçadores de Alegria’ da Escola Pluricultural Odé Kayodê - EPOK vinculada ao Espaço Cultural Vila Esperança (Cidade de Goiás/GO); b) vídeo ‘A ecoformação de professoras religando saberes e sentidos num Centro de Educação Infantil’ do Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prullage (Blumenau/SC); c) vídeo ‘Transformando-se ao transformar na vivência com Projetos Criativos Ecoformadores’ do Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt (Massaranduba/SC); d) vídeo da Escola Casa Verde (Aparecida de Goiânia/GO), e) Vídeo ‘Projeto de Ensino Transdisciplinar Maria Grampinho pelas ruas de Goyaz (Cidade De Goiás/GO): desigualdades, indiferenças e protagonismos’ desenvolvido no Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na Escola Municipal João Paulo I (Goiânia/GO).

Palavras-chave: Pesquisa. Escola. Didática.

Introdução/justificativa

Este relato, ao socializar e refletir sobre cinco vídeos desenvolvidos por escolas e pesquisadores vinculados a RIEC/ADEC, tem o intuito de dar visibilidade ao esforço de docentes da educação básica por produzir outros modos de ensinar e aprender que sejam criativos, transformadores e fruto de construção coletiva pauta na valorização da educação democrática, emancipadora e crítica. A presente comunicação pretende também apresentar o processo de constituição e os objetivos da RIEC e da ADEC, que contém pesquisadores da UFG vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - DIDAKTIKÉ (DGP/CNPq).

Desenvolvimento

A Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC foi estruturada e impulsionada a partir da: a) assinatura da Ata de Criação da RIEC durante a sessão de encerramento do IV Fórum Internacional sobre Inovação e criatividade: adversidade e escolas criativas - INCREA, realizado na Universidade de Barcelona, nos dias 27 e 28 de junho de 2012, sob a coordenação do Grupo de Investigação e Assessoramento Didático – GIAD/UB; b) publicação do Instrumento para valorar el desarrollo creativo de las instituciones educativas – VADECRIE (TORRE, 2014); c) validação do instrumento de pesquisa VADECRIE por meio da tese de Doutorado em Educação “Escolas Criativas e Práticas Pedagógicas Transdisciplinares e Ecoformadoras (2013)”, de João Henrique Suanno orientada pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes; d) pesquisas e publicações de Marlene Zwierewicz, Vera Lúcia de Souza e Silva; Marilza Vanessa Rosa Suanno, João Henrique Suanno, Maria José de Pinho, Maria Cândida Moraes, Patrícia Limaverde, Maria Glória Dittrich, Saturnino de la Torre, Maria Antònia Pujol Maura, Francisco Menchén Bellón, Jéssica Cabrera, Juan Miguel González Velasco, Arleide Rosa Silva, Maria Fátima Viegas, Vera Lúcia Simão, Maria Dolores Fortes Alves, dentre tantos outros que estão se incorporando a RIEC e/ou que foram orientados pelos pesquisadores acima citados.

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A RIEC nasce do desejo de possibilitar diálogos e intercâmbios entre instituições educativas, professores, pesquisadores e experiências educativas criativas. A Rede objetiva investigar e reconhecer os potencias das escolas e das universidades que sejam criativas e que desenvolvam projetos e ações que sejam fruto de uma nova consciência com cultura transformadora. Para assim, buscar “criar redes de escolas e instituições que possam intercambiar entre si” (TORRE, 2012, p. 11-12).

A Ata de Criação da RIEC (2012) define escolas criativas como sendo aquelas instituições educativas que vão além de onde partem (transcendem), que dão mais do que possuem e sobrepassam o que delas se espera (recriam), que reconhecem o melhor de seus alunos e professores (valoram), que crescem por dentro e por fora buscando a qualidade e a melhora (transformam).

De acordo com Suanno, Torre e Suanno (2014) escolas criativas são compreendidas como instituições educativas que transcendem, recriam, valorizam/reconhecem e transformam pessoas, conhecimentos, níveis de percepção, níveis de consciência, compromissos planetários e as comunidades nas quais se encontram inseridos. Elaboram processos de ensino aprendizagem a partir da vivência de práticas democráticas, dialógicas e de fruição estética. Valorizam conhecimentos científicos, saberes populares, autonomia, igualdade, justiça social, direitos humanos, liberdade de expressão, solidariedade, ética, convivência harmoniosa, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento da consciência integral.

Durante os eventos simultâneos, VII Congreso Internacional en Creatividad - ASOCREA, IX Fórum Internacional de Escuelas Creativas - RIEC e II Seminario de Resiliencia – AIRE, realizados nos dia 03 a 05 de julho de 2019, na Universidade de Barcelona, deu-se o início da coleta de assinaturas para a Proposta de Acordo de Cooperação Internacional nº 001/2019 para fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação realizadas com o apoio da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC, cujo objetivo é colaborar na identificação, potencialização e difusão de instituições educativas que desenvolvam práticas de ensino, pesquisa e formação criativas, transdisciplinares e ecoformadoras, em âmbito nacional e internacional, visando a valorização de iniciativas que apoiem a religação dos saberes, a formação integral e a consciência planetária.

A Proposta de Acordo de Cooperação Internacional nº 001/2019 visa fortalecer as atividades da Rede Internacional de Escolas Criativas tendo por pares a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Universidade Federal de Goiás - UFG, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Universidade do Vale do Itajaí, - UNIVALI, Universidad Mayor de Sán Andrés – UMSA (Bolívia), Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, Institut de Desenvolupament Professional - IDP-ICE (Universidad de Barcelona – UB), Instituto de Estudos Superiores de Fafe – IESF (Portugal), Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Faculdades Magsul – MAGSUL e a Asociación de Escuelas Creativas - ADEC. Tal documento registra o Comitê Gestor RIEC, os Núcleos RIEC e suas respectivas coordenações.

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RIEC Coordenação
Coordenação Geral Saturnino de la Torre (RIEC/ADEC)
Marlene Zwierewicz (UNIARP)
Vice Coordenação Maria Antònia Pujol Maura (UB)
Francisco Menchén Bellón (RIEC/ADEC)
Coordenação Especial do Brasil Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)
João Henrique Suanno (UEG)
RIEC Barcelona Maria Antònia Pujol Maura (UB)
RIEC UAM Jéssica Cabrera (UNED)
RIEC UMSA Juan Miguel González Velasco (UMSA)
RIEC UFG Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)
RIEC UFT Maria José de Pinho (UFT)
RIEC UEG João Henrique Suanno (UEG)
Lindalva Pessoni Santos (UEG/Inhumas)
RIEC UNIARP Marlene Zwierewicz (UNIARP)
RIEC UNIBAVE Marcia Bianco (UNIBAVE)
RIEC ECOFOR Vera Lúcia de Souza e Silva (UNIARP)
Vera Lúcia Simão (UNIARP)
RIEC FURB Arleide Rosa Silva (FURB)
RIEC IFSC-SJ Paula Alves Aguiar (IFSC – SJ)
Giselia Antunes Pereira (IFSC – SJ)
RIEC MAGSUL Maria Fátima Viegas (MAGSUL)
RIEC UFAL Maria Dolores Fortes Alves (UFAL)
RIEC UNICENTRO Juliana Berg (UNICENTRO)
RIEC IESF - AMARANTE Enrique Vázquez-Justo (IESF)

A Asociación de Escuelas Creativas - ADEC foi constituída como entidade associativa sem fins lucrativos no Registro Nacional de Associações do Ministério do Interior (Madrid, Espanha) em 07 de março de 2018. Tal associação surge dada a necessidade de se dar cobertura e reconhecimento legal as escolas e as instituições educativas que participam da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC que vem funcionando na Espanha e na América Latina desde 2012. A ADEC tem por objetivo: 1) criar uma consciência coletiva de mudança e de melhoria da educação, 2) gerar uma cultura inovadora e criativa nos centros educativos, como estratégia transformadora, baseada em valores humanos, socioambientais e transcendentes, 3) Promover ações investigativas, formativas e polinizadoras das experiências desenvolvidas nas instituições educativas. São membros fundadores da Associação de Escolas Criativas – ADEC os professores/pesquisadores relacionados na sequência.

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Membros Fundadores da Associação De Escolas Criativas – ADEC País Núcleo RIEC
Saturnino de la Torre Espanha UB-Barcelona
Maria Antònia Pujol Maura Espanha UB-Barcelona
Nuria Álvarez Bertrán Espanha UB-Barcelona
Francisco Menchén Bellón Espanha UAM- Madrid
Jeannette Inchauste Zelaya Espanha UB-Barcelona
Jesús Díez Meléndez Espanha UB-Barcelona
Carme Martínez Hoyos Espanha UB-Barcelona
Neus García Soldevilla Espanha UB-Barcelona
Jeanne Hansen Espanha UB-Barcelona
Montse González Espanha UB-Barcelona
Betzabé Lillo Orellana Espanha UB-Barcelona
Jessica Cabrera Cuevas Espanha UAM- Madrid
Georgina Llinares Escofet Espanha UB-Barcelona
Marlene Zwierewicz Brasil UNIBAVE- Orleans e UNIARP-Caçador
Vera Lucia de Souza Silva Brasil FURB - Blumenau
Marilza Vanessa Rosa Suanno Brasil UFG - Goiânia
João Henrique Suanno Brasil UEG - Goiânia
Maria José de Pinho Brasil UFT - Palmas
Paula Alves de Aguiar Brasil IFSC- Câmpus São José
Giselia Antunes Pereira Brasil IFSC- Câmpus São José
Vera Lucia Simão Brasil FURB - Blumenau
Arleide Rosa Silva Brasil FURB - Blumenau
Verónica Violant Holz Brasil UB - Barcelona
Maria Cândida Moraes Brasil UCB - Brasília
Maria Teresa Salinas Perú URP - Lima
Daniel Neira Troncoso Chile

Considerações finais

A exibição dos cinco vídeos das escolas pesquisadas pela Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC e pela Asociación de Escuelas Creativas - ADEC (Barcelona) podem impulsionar intercâmbios e diálogos producente entre profissionais da educação básica e da educação superior. As escolas selecionadas têm projetos interessante a serem socializados e somos gratos pelas contribuições das equipes da Escola Pluricultural Odé Kayodê, do Centro de Educação Infantil Irmã Maria Christa Prullage, do Centro de Educação Infantil Ivete Spézia Schmitt, da Escola Casa Verde, da Escola Municipal João Paulo I e do Estágio do Curso de Pedagogia FE/UFG.

Referências

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la e SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa e SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33 RIEC. Rede Internacional de Escolas Criativas. Disponível em: https://ec.wipick.cat/comite-ejecutivo.html. Acesso em 06/07/2019.

VII Congreso Internacional en Creatividad - ASOCREA, IX Fórum Internacional de Escuelas Creativas - RIEC y II Seminario de Resiliencia – AIRE. Disponível em: https://creatividadpoliniz.wixsite.com/misitio/programa. Acesso em 06/07/2019.

Notas

1.Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona - UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana – UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras – UFT; c) Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (UB/Espanha) e d) Pesquisas e Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadora – PAII/UFAL. Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação – FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas – ADEC (Barcelona/ES). E-mail: marilzasuanno@uol.com.br Currículo: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293