Sumário
Faça busca por palavra-chave, autor ou título de artigo/resumo.
Para mostrar todos novamente, apague o texto escrito no campo acima.
Relatórios
- 
				
					Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania: diálogos interdisciplinaresArtigo de apresentação, por Profª Welbia Carla DiasEquipe EIPDCCDedicatóriaArtigo de apresentação, por Profª Welbia Carla Dias. Equipe EIPDCC. Dedicatória
- 
				
					Abner Lemuel Rosa de O. G. PereiraPercepção Cultural e Histórica dos Autos Judiciais Findos: a construção de um panorama perante o arquivoDireitos Culturais. Direitos Fundamentais. Cidadania Cultural. Arquivo Judicial.
- 
				
					Aldelena Pereira de OliveiraIluminando Memórias Coletivas de Idosos de Cachoeira Alta – GO: Lamparinas e Fotografias Antigas de seus “Anos Dourados” Como Patrimônio CulturalMemória Coletiva; Identidade; Patrimônio Cultural.
- 
				
					Alex Jones Simões LimaExpressões Culturais das Regiões Administrativas do Distrito Federal: a importância desse processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental da rede pública do Distrito Federaleducação; expressões culturais; cultura dos migrantes (Ceilândia-DF)
- 
				
					Amanda Barbosa GuimarãesEducação patrimonial no Projeto Amar: a formação do turista cidadãoEducação Patrimonial, Turista Cidadão, Patrimônio.
- 
				
					Ana Paula dos Santos FrancoA Importância da Folia de Reis como Manifestação do Patrimônio Cultural do Municipio de Cezarina - GOPatrimônio Imaterial, Folia de Reis, Cultura Popular e Identidade.
- 
				
					Ana Paula Moreira Pinto DuarteAtividades Educativas Centradas no Patrimônio Arqueológico - Uma Alternativa Pedagógica (Relatório 1)Patrimônio Cultural; Patrimônio Arqueológico; Arqueologia; Preservação
- 
				
					Ana Paula Rodrigues de Souza e José Henrique dos Santos BarbosaNos Trilhos da Educação Patrimonial: Diálogos Necessários em Prol da Preservação do Patrimônio Cultural LocalPatrimônio Material; Estação Férrea; Cultura; Identidade; Memória; Legislação.
- 
				
					Ana Rosa de Sá BarretoEu, Contador de Histórias: a Cultura Como Instrumento de Transformação no Sistema SocioeducativoIntervenção Cultural, Socioeducativo, Contação de histórias.
- 
				
					Andresa Maria dos SantosEducação patrimonial em Goiás: nos trilhos da memória na cidade de CatalãoArte. Escola. Patrimônio. Memória. Museu. Cidade.
- 
				
					Andreza Rigo AbrantesProposta de Intervenção Arquitetônica sob o Viés da Acessibilidade - Museu Histórico de AnápolisPatrimônio; Memória; Acessibilidade.
- 
				
					Azenaide Lopes PereiraEncontro de Folia de Reis - GoiâniaFolia de Reis, folclore, manifestação cultural, diversidade cultural, direitos culturais e cidadania.
- 
				
					Beatriz da Silva CastroA Valorização do Artesanato no Município de Mineiros - Goiás (relatório 1)Artesanato; Valorização; Cultura.
- 
				
					Bruna Antunes Lourenço e Thiago Magalhães de SousaUm resgate da identidade cultural de Valparaíso - GO Cora Coralina: uma história bordada em poesiaBordado; Identidade; Cultura; Patrimônio; Cora Coralina.
- 
				
					Cintia Aparecida Pereira da SilvaRegistro das Narrativas Visuais na Cidade de Mineiros do Artista Sinval de CarvalhoCultura; Patrimônio público; imagem.
- 
				
					Cláudio Vinícius Oliveira NazarenoPreservação do patrimônio técnico-científico e cultural sobre o bioma do Cerrado em meio digital: a intervenção na Biblioteca Digital do Cerrado - Jardim Botânico de BrasíliaBiblioteca digital. Patrimônio natural. Patrimônio cultural. Preservação da memória. Bioma do Cerrado.
- 
				
					Cleidiane Pereira GuimarãesO papel da escola na preservação e valorização do patrimônio culturalConscientização. Escola. Patrimônio Cultural. Preservação.
- 
				
					Cléria Garcia Borges FilhaA Fundamentabilidade Constitucional e a Importância da Implantação da Biblioteca Pública como Função Social e Efetivação do Direito Culturalbiblioteca pública; função sociocultural; efetivação de direitos culturais.
- 
				
					Daiane Amélia de OliveiraO Folclore no Município de Cezarina-GO: a Importância da Dança do Castor como Manifestação da Cultura PopularCultura Popular Cezarinense; Dança do Castor; Folclore; Valorização Patrimonial.
- 
				
					Daniela Barra SoaresComunicando a Arte Mural em Goiânia: Mapeamento CulturalArte mural; Comunicação; Mapeamento cultural.
- 
				
					Danilo Gonçalves RodriguesPatrimônio Cultural Imaterial e Povos Indígenas: Cidadania, Identidade e Resistência entre os Kariri de Serra Grande-PIPatrimônio Cultural Imaterial; Identidade e Cidadania; Povos Indígenas do Piauí.
- 
				
					Denylson Douglas de Lima CardosoA Importância dos Pontos Culturais como Resgate da Memória da Cultura Nordestina na Cidade Satélite de Ceilândia-DF a Partir das Discussões Sobre o Documentário A Cidade é uma só?Memória-Identidade Cultural Nordestina-Ceilândia.
- 
				
					Dinalva Agripino de Oliveira e Ramyze Uchôa da SilvaBiblioteca Escolar: Proposta de Implementação em uma Escola Pública Municipal de Águas Lindas - GoiásEscola; Biblioteca; Cultura; Leitura; Desenvolvimento Humano.
- 
				
					Fagner Alves Moreira BrandãoO Resgate Cultural de Brincadeiras e Jogos Infantis Tradicionais na Formação de Professores da Educação BásicaCultura. Infância. Brincadeira. Jogos. Formação de professores. Educação básica.
- 
				
					Fernando Aparecido Lopes LimaFormação para a diversidade cultural: Proteção e salvaguarda do direito à memória e identidade no município de Paranaiguara-Goiás a partir das práticas escolaresCultura. Identidade Cultural. Valorização Cultural.
- 
				
					Francieli Rezende da SilvaCulinária goiana como identidade cultural: uma perspectiva de Mineiros - GoiásTradição. Cultura. Expressão Cultural.
- 
				
					Gabriela Carvalho NunesLiteratura regional como representação da identidade culturalLiteratura Regional. Patrimônio Cultural. Representação Identitária.
- 
				
					Gilson de Sousa AndradePrograma Trampolim: jovens artistas no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, democratização exibitiva, estímulo e produção em artes visuaisJovens Artistas. Arte Contemporânea. Educação. Museu.
- 
				
					Gisela Genaro RodriguesAs lendas jaraguenses e sua importância para a preservação da memória, identidade e patrimônio cultural da cidade de Jaraguá – GOCultura. Lendas. Memória. Patrimônio Cultural.
- 
				
					Glaucia Paloma Duarte dos SantosEducação e cidadania: uma reflexão sobre os direitos culturais na educação públicaEscola. Educação. Cultura. Direitos Culturais.
- 
				
					Grazielle Raiane Mendes da SilvaRoda de conversa sobre o patrimônio cultural do DF: Além das curvas, linhas e elitismoDiálogo. Identidade Cultural. Jornalismo.
- 
				
					Gustavo Fioretto TorresEco-Concerto Lago Azul: experiências de criação e captação de recursos para a cultura na cidade de Três RanchosInvestimento à Cultura. Lei Rouanet. Produção Cultural.
- 
				
					Isac Ferreira de SousaMuseus para o ensino de história: reflexões e apontamentos sobre os museus goianos e a ditadura militar no BrasilMuseus, Ditadura Militar, Direitos Humanos.
- 
				
					Janice de Almeida MatteucciIntervir para preservar – Preservação de uma cultura tradicional – Fiandeiras do Museu da Associação dos Idosos do BrasilMuseu da Associação dos Idosos do Brasil. Patrimônio Imaterial. Fiandeiras. Oficina. Idosos.
- 
				
					Jeferson Carvalho MateusAs cantigas de roda como manifestações do patrimônio cultural: o papel da escola na perpetuação dessa culturaPatrimônio Cultural. Cantigas de Roda. Educação. Crianças. Brincadeira.
- 
				
					Jefferson Campos da CostaMOPORV - Movimento Popular de Rio Verde – Patrimônio Cultural da CidadeMOPORV. Medicina natural. Cultura popular.
- 
				
					Jéssica Carla da CostaSão Simão velho: história, memória e oralidadePatrimônio. Memória. Canal de São Simão.
- 
				
					José Luiz Lopes GarciaAtividades educativas centradas no patrimônio arqueológico - Uma alternativa pedagógica (Relatório 2)Arqueologia. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial.
- 
				
					Jusciene Sílvia Paulino Santana de AraújoFesta da LiberdadeCultura. Festa da Liberdade. Sociedade.
- 
				
					Keila Rosa ProcópioCongada e escola: ponte e espaço para o diálogo, reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileiraCongada. Escola. Patrimônio Cultural.
- 
				
					Layane de Melo Maciel LopesFolia Mirim do Divino Espírito Santo: patrimônio cultural de Formosa/GOFolia do Divino Espírito Santo. Folia Mirim. Formosa. Cultura Popular. Patrimônio Cultural.
- 
				
					Marcos Lopes de MenezesDialogias da interface literatura e cultura na formação do sujeito-autor na aula de português do ensino médioCultura. Discurso. Literatura. Obra literária. Produção de texto. Sujeito-autor. Tertúlia Literária Dialógica (TLD).
- 
				
					Marcos Rogério Val Fernandes Júnior e Paulo Henrique Silva Batista JúniorExposição Fotográfica: Anápolis Focalizada por Francisco GarcêzPatrimônio; Fotografia; História.
- 
				
					Maria Amélia Batista FrancoO Carro de Boi como Manifestação Cultural no município de Cezarina-GOCarro de boi. Patrimônio Cultural. Identidade e Cultura Popular.
- 
				
					Maria das Graças Oliveira RodriguesA Valorização do Artesanato no Município de Mineiros-Goiás (relatório 2)Artesanato; Mineiros-GO; Patrimônio Cultural; Valorização.
- 
				
					Maria Divina de SouzaO Quintal da Casa como Instrumento de AprendizagemEducação Patrimonial, Referências culturais, Plantas do quintal.
- 
				
					Mayke Anderson Lima NascimentoConversa entre GeraçõesCultura, Brincadeiras, Estatuto da Criança e Adolescente.
- 
				
					Osvaldo Lino Alves JúniorTransformando Espaços em Lugares: O graffiti como elemento cultural da paisagem urbana de GoiâniaArte Urbana; Graffiti; Paisagem Urbana; Goiânia.
- 
				
					Paulo Henrique Menezes da SilvaPatrimônio Cultural Afro-brasileiro para a Educação das Relações Étnicos Raciais - A Prática da Capoeira no Programa Mais Educação do Município de Guapimirim - RJEducação Étnico-racial, Patrimônio Cultural Afro-brasileiro, Capoeira.
- 
				
					Rafaela de Almeida Oliveira SantosMemória Coletiva e Cidadania Socioambiental: uma Abordagem sobre o Museu da Limpeza Urbana e o Aprendizado que Vem do LixoMuseu da Limpeza Urbana; Memória Coletiva; Cidadania Socioambiental.
- 
				
					Rileme Soares da Silva CastroBiblioteca em Ação: Revitalização da Biblioteca Pública do Centro de Artes e Esportes Unificados (C E U) do Jd. Alvorada – Anápolis – GOCultura; Biblioteca; Revitalização; Cidadania.
- 
				
					Rômulo Sérgio Ribeiro Pereira e Soraya Neres Pereira GuimarãesDocumentário Coletivo Cultural Noiz nas Ruas: Resgate de Vidas Através da MúsicaCultura; Cidadania; Hip Hop; Arte, Jovens; Identidade Cultural.
- 
				
					Sheila Elias VilelaProjeto Ver o Museu na Melhor Idade: a democratização do museu através da participação cultural do idosoInclusão; Democracia; Idosos; Museu.
- 
				
					Silvia Maria Pereira SousaProposta de Criação de um Centro Histórico e Cultural para o Município de Cezarina - GoiásCentro histórico; Cultura; História.
- 
				
					Suelene Garcia dos Santos MenezesA Arte de Valorizar, Produzir e Usufruir de Brinquedos e Brincadeiras PopularesBrinquedos; Brincadeiras; Memória Coletiva.
- 
				
					Suely de Lima Lopes TeixeiraDe Memórias a Histórias: Relatos de Mulheres Garimpeiras de São Simão-GO 1970/2018História; Memórias; Mulheres; Garimpo; São Simão.
- 
				
					Thiago França RosaEducação Patrimonial: Conhecimento, Memória e Valorização do Patrimônio Cultural GoianoArtes Visuais. Ensino. Patrimônio Cultural.
- 
				
					Vanessa Maria Almeida RufinoAção cultural de conscientização na preservação do patrimônio cultural ambiental no Centro Universitário de Brasília (IESB): em atenção aos objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONUArte Urbana; Graffiti; Paisagem Urbana; Goiânia.
- 
				
					Werydianna P. de Almeida MarquesPreservação da Arte Mural Goiana: as obras dos artistas DJ Oliveira e Confaloni como forma de expressão artística do patrimônio cultural goianoArte Mural; Patrimônio Cultural; DJ Oliveira; Confaloni
- 
				
					Wilderval Sebastião de LimaConhecendo para Valorizar – Patrimônio Cultural de Faina /GOPatrimônio Cultural; Preservação; Direitos Culturais.
				Termo não encontrado. Certifique-se de que você escreveu o termo corretamente.
				
Atente-se à acentuação e ortografia para definir sua busca.
			
Resumos
- 
				
					Aguinaldo Alves de Oliveira e Ana Kleide Luiz EstevesPreservação do Patrimônio Cultural dos Raizeiros no Estado de GoiásPatrimônio; Raizeiros; Legislação; Direitos Humanos; Cultura
- 
				
					Ana Carolina Oliveira EulálioPonto de Cultura Alimentar Iacitatá: resistência e luta pela Amazônia VivaCultura Alimentar, Amazônia, Identidade Cultural
- 
				
					Ana Paula Rodrigues CamposConhecendo a História e o Patrimônio do meu MunicípioEducação Patrimonial; Instituições Culturais; Ituiutaba-MG
- 
				
					Bruna Fernandes de Freitas e Lívia Alessandra de Carvalho TelesContribuições das práticas corporais na formação da cidadania: possíveis diálogos com o desenvolvimento sustentávelPráticas Corporais; Cidadania; Desenvolvimento Sustentável; Preservação; Escola
- 
				
					Cassiane Luisa MewsQueijo Cabacinha: Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Rita do Araguaia (GO)Queijo Cabacinha; Patrimônio Cultural; Registro; Identificação Geográfica
- 
				
					Celma Cintra Vasconcelo Souza MachadoDo Antigo Colégio Santo Agostinho ao Moderno Colégio Deputado José Alves de Assis: Memórias e Patrimônio Cultural Material de MineirosMemórias. Patrimônio Cultural. Colégio Santo Agostinho. Intervenção. Mineiros-GO
- 
				
					Clicia Lilian dos Santos FeitosaUma Proposta De Pré-apresentação do “Eco Concerto Lago Azul”, Junto aos Alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia em Três Ranchos (GO)Música; Concerto; Três Ranchos; Ensino Fundamental
- 
				
					Danila Laiana da Silva MelloO lugar social da modéstia católica: a performance feminina como forma de expressão sociocultural e de afirmação da crençaModéstia Católica; Performance Cultural; Identidade Religiosa; Liberdade de Crença
- 
				
					Dienes Januário de SouzaO Ensino de História: A Idade Média representada em uma Oficina EscolarEnsino de História; Idade Média; Alimentação Medieval; Patrimônio Cultural
- 
				
					Kamilly Cordeiro dos SantosMaduraidentidade: atividades de educação social e cultural com as idosas do Grupo Mais Vida no Núcleo de Assistência Social Santo AfonsoIdentidade; Idosas; Socialização; Empoderamento; Direitos Culturais
- 
				
					Katiene da Silva RibeiroTransformando Realidades: ação voltada para a construção de uma Biblioteca ComunitáriaBiblioteca Comunitária; Direito Cultural; Cidadania
- 
				
					Kelly Santos CarvalhoO Memorial Serra da Mesa: a difusão, divulgação, informação sobre o MemorialMemorial. Serra da Mesa. Instituição Cultural
- 
				
					Kely Silva de CarvalhoEducação Patrimonial no Ensino de Artes: oficina para alunos do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França, com idade de 8 a 10 anos (Relatório 1)Educação Patrimonial; Patrimônio Material e Imaterial; Artes
- 
				
					Keyla Aparecida Araújo Corrêa de OliveiraMemórias Afetivas e Culturais Antes da Construção da Usina Hidreletrica de São Simão-GoiásMemórias, Preservação, Patrimônio, Educação
- 
				
					Lays Sousa AmaralBiblioteca Comunitária como Incentivadora da Leitura: estruturação de uma biblioteca na Cooper Rama –Cooperativa de Material Reciclável Reciclamos e Amamos o Meio AmbienteBiblioteca Comunitária; Cidadania; Educação não-formal
- 
				
					Luciana de Oliveira CunhaA educação musical como instrumento da cidadania (Relatório 1)Cidadania; Cultura; Educação musical
- 
				
					Marcelo Ramos SoutoA educação musical como instrumento da cidadania (Relatório 2)Educação, Música, Cultura, Cidadania
- 
				
					Márcia Beatriz Dias dos SantosFestejos na Comunidade KalungaPovo Kalunga; Preservação Cultural; Festividades; Calendário
- 
				
					Marilda Barbosa FerreiraRepresentações Culturais do Cerrado de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola PúblicaPatrimônio Cultural. Cerrado. Educação Patrimonial
- 
				
					Marlon dos Santos FerreiraMuseu do Bernardo Sayão na Cidade de Ceres – Goiás: visita dos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Domingos Mendes da SilvaVisitação; Memorial; História; Patrimônio Cultural
- 
				
					Mauro Primo VieiraEducação Patrimonial: instrumento de cooperação para uma consciência de respeito e valorização da memória e da identidade cultural de Rio Verde-GoiásConsciência patrimonial; Educação; Conservação
- 
				
					Micheline Katamara de Oliveira LimaOs Desafios da Construção e da Inserção de Atividades Culturais do Centro de Cultura Erisval Gomes de Siqueira de Palmeiras de GoiásCentro Cultural, Ações Culturais, Palmeiras de Goiás
- 
				
					Nágila Maria Gouveia Carvalho FreitasAs fiandeiras de Jataí-GO: tecendo as memóriasFiandeiras; Identidade; Memórias
- 
				
					Nárdia de Castro Coelho BalbyFeira do Cerrado: Histórias e PerspectivasArtesanato. Feira. Cultura. Economia
- 
				
					Paula Roberta Gomes StoppaPatrimônio Cultural do Marco Memorial de Rio VerdeConsciência Cultural, Educação Patrimonial, História, Preservação
- 
				
					Renato Silva AvelarO Jiu–jitsu como Prática Inclusiva Social no Município de GoiandiraJiu-Jitsu; Manifestação Cultural; Inclusão Social; Projeto de Lei
- 
				
					Ricardo Soares VieiraCultura, Cidadania e Ação Social no Abrigo dos IdososCultura; Cidadania; Ação Social
- 
				
					Robson Vieira dos AnjosCarrancas do Corrente: Memórias e Histórias de Rio e GenteCarrancas; Rio Corrente; Identidade Cultural; Patrimônio
- 
				
					Sâmia Macedo Fialho CarvalhoPerspectivas da Educação Patrimonial: uma Abordagem Intervencionista com Alunos de 8 A 10 Anos do Itego em Artes Basileu França (relatório 2)Educação; Cultura; Patrimônio
- 
				
					Talina Simões do Nascimento AlvesEducação Patrimonial: Reconhecimento Histórico Cultural da Cidade Ocidental/GOPatrimônio Histórico; Educação Patrimonial; Cultura
- 
				
					Telma Neris RochaRua do Lazer: Quanto de história e memória há em uma rua?Rua do Lazer. Goiânia. Patrimônio. Memória. Tombamento
- 
				
					Thais Marcelino SantosMinistério Público e Pessoas com Deficiência: uma reflexão sobre acessibilidade culturalCultura, Acessibilidade Cultural, Ministério Público, Pessoa com Deficiência
				Termo não encontrado. Certifique-se de que você escreveu o termo corretamente.
				
Atente-se à acentuação e ortografia para definir sua busca.