Preservação do Patrimônio Cultural dos Raizeiros no Estado de Goiás
Alunos: Aguinaldo Alves de Oliveira e Ana Kleide Luiz Esteves
Polo: Anápolis
Orientador acadêmico: Diogo Jansen Ribeiro
Coordenador de orientação: Rildo Bento de Souza
Resumo
Este trabalho trata-se de um relatório técnico-científico cujo tema refere-se ao ato jurídico de criação de um Pré-Projeto de Lei para a preservação do Direito Patrimonial e Cultural dos raizeiros do Estado de Goiás, sendo este um direito humano, de todo cidadão. A proposta de criação do Projeto de Lei visa preservar o ecossistema botânico do Estado, as práticas da medicina popular por meio de ervas medicinais, raízes, entre outras técnicas terapêuticas naturais, bem como a cultura destes raizeiros. Refere-se ainda aos usos das raízes e das técnicas terapêuticas que sempre estiveram presentes em nossa cultura, trazidos por etnias indígenas e africanas para cura de enfermidades. Assim como o relatório técnico-científico, o Pré-Projeto de Lei foi elaborado por meio de pesquisas textuais, de encontros com associações que defendem tais direitos e de reuniões com gestores públicos. Logo, contendo em seu bojo explanatório a defesa jurídica a este patrimônio, buscando restaurar a dignidade humana por meio da saúde e das técnicas naturistas que sofrem ou sofrerão perdas culturais significativas devido às intervenções da indústria de medicamentos alopáticos de difícil acesso econômico pela população, tal proposta de Pré-projeto de Lei será apresentada a um deputado Estadual eleito no mandato de 2019 objetivando que o mesmo o apresente para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para que, assim, possa fazer parte de uma Lei Estadual para a preservação deste Patrimônio.
Palavras-chave: Patrimônio; Raizeiros; Legislação; Direitos Humanos; Cultura.
Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá: resistência e luta pela Amazônia Viva
Aluna: Ana Carolina Oliveira Eulálio
Polo: Águas Lindas
Orientador acadêmico: Marcelo da Luz Batalha
Coordenadora de orientação: Rosaura de Oliveira Vargas das Virgens
Resumo
Este trabalho, que também tem seu formato em vídeo, registra a trajetória política da causa por uma alimentação mais saudável para as pessoas, por meio da conscientização de como o alimento também é um bem cultural e deve ser encarado como tal. Tem como referência o Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá e a atuação de sua idealizadora e fundadora, Tainá Marajoara, que desde 2015 trabalha em defesa e promoção da cultura alimentar de parte da Amazônia brasileira. O objetivo é que o vídeo seja reproduzido em cineclubes e cinemas alternativos para que se discuta a importância da valorização da comida como cultura.
Palavras-chave: Cultura Alimentar, Amazônia, Identidade Cultural.
Página 642Conhecendo a História e o Patrimônio do meu Município
Aluna: Ana Paula Rodrigues Campos
Polo: São Simão
Orientadora acadêmica: Rosana Schmidt
Coordenadora de orientação: Simone Rosa da Silva
Resumo
Este relatório-técnico científico descreve as ações realizadas em um projeto de intervenção cultural que buscou incentivar os alunos do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Governador Bias Forte, localizada no município de Ituiutaba - MG, a refletirem acerca da importância do patrimônio histórico e cultural de Ituiutaba. Por meio de pesquisas bibliográficas e de estudos de campo pautados nos princípios da pesquisa-ação e da educação patrimonial, o trabalho teve como objetivo compreender como a educação patrimonial pode ser utilizada para contribuir na construção, no reconhecimento e na valorização do patrimônio cultural local, estimulando nos jovens a consciência do valor patrimonial dos bens e o sentimento de pertencimento.
Palavras-chave: Educação Patrimonial; Instituições Culturais; Ituiutaba-MG.
Contribuições das práticas corporais na formação da cidadania: possíveis diálogos com o desenvolvimento sustentável
Alunas: Bruna Fernandes de Freitas e Lívia Alessandra de Carvalho Teles
Polo: Anápolis
Orientador acadêmico: Diogo Jansen Ribeiro
Coordenador de orientação: Yussef Daibert Salomão de Campos
Resumo
O mundo globalizado perpassa por aceleradas e complexas transformações, tendo como consequência um desenvolvimento urbano desordenado e preocupante. Diante disso, alguns países se reuniram para elaborar a Agenda 2030, que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e 169 metas que o mundo deve alcançar até o ano de 2030. Diversos atores sociais estão discutindo estratégias que colaborem com o desenvolvimento sustentável global. Nesse caminho, a escola como lugar importante de formação cidadã e humana também tem como desafio propor ações que levem os estudantes a repensarem sua responsabilidade social nesse contexto. Na Escola Municipal Afonsina Mendes do Carmo, na cidade de Anápolis (GO), o projeto realizado, aqui relatado, objetivou oportunizar vivências de práticas corporais em contato com o meio ambiente que ampliem a formação da cidadania e a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável com 500 alunos, durante o período regular de aula, no período matutino (5º ao 8º ano) e vespertino (1º ao 4º ano). A metodologia utilizada foi participativa, pois buscou transformar a realidade do contexto, já que os estudantes participaram ativamente do processo. Primeiramente foi realizada uma palestra sobre práticas corporais, desenvolvimento sustentável e cidadania. Posteriormente, no “Dia do Estudante”, foram oferecidas práticas corporais, inclusive de aventura, em contato com o meio ambiente em diversos espaços do cenário escolar. A ação interventiva foi positiva, uma vez que as manifestações de alegria, encantamento e expectativas de superação dos desafios propostos foram nítidas pelo comportamento e pelas expressões no rosto dos estudantes. Depoimentos durante a vivência das práticas corporais e os desenhos produzidos por alguns alunos após a experiência confirmaram o êxito da ação.
Palavras-chave: Práticas Corporais; Cidadania; Desenvolvimento Sustentável; Preservação; Escola.
Página 643Queijo Cabacinha: Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Rita do Araguaia (GO)
Aluna: Cassiane Luisa Mews
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Coordenador de orientação: Flávio Pereira Diniz
Resumo
No presente relatório técnico-científico busca-se, por meio dos resultados de uma intervenção cultural e de recursos metodológicos da pesquisa empírica-participante, resgatar as memórias e origens do Queijo Cabacinha no Estado de Goiás, com foco no município de Santa Rita do Araguaia, mostrando a importância de preservar a cultura e resgatar a história desse produto. Em 2011 ocorreu a primeira reunião para discutir sobre os caminhos e trâmites legais e burocráticos necessários para o reconhecimento do Queijo Cabacinha como patrimônio cultural de Santa de Rita do Araguaia, a partir do trabalho iniciado por uma professora do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) em parceria com algumas instituições governamentais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-GO) e a prefeitura de Mineiros. Logo, enquanto assessora de comunicação do município, a autora do presente relatório técnico-científico passou a acompanhar, em 2017, as reuniões ou eventos que eram promovidos pelas instituições governamentais interessadas, com o objetivo de demonstrar a importância do tema, que representa a necessidade do reconhecimento do Queijo Cabacinha como patrimônio histórico e cultural. Afinal, além de uma forma de “ganha pão” de muitas famílias da região, o Queijo Cabacinha é uma identificação cultural daquele povo e ter o título de patrimônio cultural reconhecido resultará em muitos pontos positivos, como a geração de emprego, o fomento para o turismo, a valorização dos municípios atingidos e o desenvolvimento econômico e social da região. Dessa forma, busca-se demonstrar que existe uma legislação que possibilita o reconhecimento do Queijo Cabacinha como patrimônio histórico e cultural que se enquadraria como um patrimônio cultural imaterial e, assim, garantir o direito daquelas pessoas de compartilhar o conhecimento e a técnica que são transmitidos por muitas gerações, dando continuidade à identidade cultural do povo santaritense e, consequentemente, à sua cultura. Portanto, por meio deste trabalho, esperamos, além de promover a divulgação e cobertura dos eventos relacionados ao reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) do Queijo Cabacinha no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), apresentar a problemática que se encontra hoje no processo para o seu reconhecimento e despertar o interesse também de outras pessoas para se engajarem na causa, que é justa e muito importante para a região de Santa Rita do Araguaia.
Palavras-chave: Queijo Cabacinha; Patrimônio Cultural; Registro; Identificação Geográfica.
Do Antigo Colégio Santo Agostinho ao Moderno Colégio Deputado José Alves de Assis: Memórias e Patrimônio Cultural Material de Mineiros
Aluna: Celma Cintra Vasconcelo Souza Machado
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Co-orientadora: Fátima Regina Almeida de Freitas
Coordenadora de orientação: Simone Rosa da Silva
Resumo
Este trabalho descreve e apresenta o desenvolvimento, as discussões e os resultados do projeto de intervenção cultural da Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, realizado com os alunos do 6º ano “C”, do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, de Mineiros-GO. Primeiramente, buscou-se descrever a história do antigo Colégio Santo Agostinho, de Mineiros-GO, pelo prisma do patrimônio, com base nas narrativas históricas. A partir daí, procurou-se desenvolver ações de educação patrimonial como estratégia de garantia de direito à memória e à história, na efetivação de direitos à cidadania e à cultura.
Palavras-chave: Memórias. Patrimônio Cultural. Colégio Santo Agostinho. Intervenção. Mineiros-GO.
Página 644Uma Proposta De Pré-apresentação do “Eco Concerto Lago Azul”, Junto aos Alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia em Três Ranchos (GO)
Aluna: Clicia Lilian dos Santos Feitosa
Polo: Catalão
Orientador acadêmico: José Eduardo Mendonça Umbelino Filho
Co-orientadores: Fátima Regina Almeida de Freitas e Thiago Cazarim da Silva
Coordenadora de orientação: Tainara Jovino dos Santos
Resumo
Este trabalho teve como objetivo introduzir uma pré-apresentação didático-pedagógica do evento “Eco Concerto Lago Azul” (aprovado pelo Ministério da Cultura para realização na cidade de Três-Ranchos – GO) para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, com o intuito de difundir e aproximar a música clássica desse público em específico e refletir sobre a importância desse gênero musical como ferramenta pedagógica. Esta proposta decorre das vivências de trabalho desta autora na realização de eventos culturais e turísticos da cidade de Três Ranchos, enquanto gestora junto ao poder público municipal. Para o desenvolvimento da ação interventiva, no mês de outubro de 2018, foram convidados músicos componentes da Orquestra Jovem de Catalão/GO, do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Labib Faiad, os quais apresentaram, de forma interativa com os alunos, instrumentos e repertórios musicais e apresentaram conceitos e informações acerca da música erudita. Além de proporcionar aos alunos um novo olhar sobre o clássico, as ações realizadas representam uma concepção prática do que a música erudita pode realizar nas crianças, bem como na comunidade em geral.
Palavras-chave: Música; Concerto; Três Ranchos; Ensino Fundamental
O lugar social da modéstia católica: a performance feminina como forma de expressão sociocultural e de afirmação da crença
Aluna: Danila Laiana da Silva Mello
Polo: Cezarina
Orientadora acadêmica: Amélia Cardoso de Almeida
Coordenadora de orientação: Tainara Jovino dos Santos
Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender como se processa, no âmbito interno, a escolha do movimento de mulheres que seguem os preceitos tradicionais do catolicismo apostólico romano por meio da busca da modéstia, bem como depreender, no âmbito externo, como as pessoas de fora percebem a modéstia dessas mulheres. Dessa forma, por meio da aplicação de questionários e da produção de um vídeo disponibilizado no You Tube, a autora do presente relatório técnico-científico propôs investigar algumas questões sobre a compreensão da performance feminina da modéstia católica como forma de expressão sociocultural da crença religiosa assumida por um grupo de mulheres a partir das respostas das participantes da pesquisa. As ações de coleta dos depoimentos foram realizadas em ambiente virtual e contaram com a manifestação espontânea daquelas que se sentiram interessadas em contribuir. Observamos por meio dessa ação cultural intervencionista que as “vestimentas” se encaixam nas discussões acerca da cultura material e imaterial, já que através delas podemos observar onde e como a vestimenta foi feita, por quem, para quem e por quê foi feita, das relações subjetivas existentes naquele modo de fazer, além de outros aspectos socioculturais. Além disso, percebemos que ao longo da história da moda, inúmeras mulheres optaram pela autoapresentação modesta como uso condizente de crença e com os princípios morais que a regem. Nesse sentido, em razão das facilidades atuais de comunicação advindas das redes sociais, o movimento de mulheres católicas modestas tem encontrado mais adeptas, inclusive, jovens solteiras. No entanto, a facilidade de comunicação também tem provocado reações adversas de grupos que caracterizam a escolha da modéstia feminina como retrocesso aos ideais de liberdade e de desvalorização dos ideais de emancipação da mulher.
Palavras-chave: Modéstia Católica; Performance Cultural; Identidade Religiosa; Liberdade de Crença.
Página 645O Ensino de História: A Idade Média representada em uma Oficina Escolar
Aluno: Dienes Januário de Souza
Polo: Catalão
Orientador acadêmico: José Eduardo Mendonça Umbelino Filho
Coordenadora de orientação: Maurides Batista de Macêdo Filha
Resumo
O presente relatório técnico-científico é resultante de uma intervenção cultural como prática de ensino, na qual foi realizada uma oficina de culinária medieval com os alunos do sétimo ano de uma escola privada no interior de Goiás. O objetivo da intervenção foi permitir que os alunos pudessem conhecer os alimentos e a alimentação durante a Idade Média Europeia, bem como a herança dessas práticas alimentares e culturais que chegaram ao Brasil no Período Colonial. A alimentação tem como característica refletir as particularidades culturais de uma sociedade, dessa forma, podemos verificar que durante a Idade Média Europeia, a classe social determinava o tipo de alimentação, logo, a mesma poderia ser baseada em cereais para a classe camponesa e baseada em carnes para a nobreza e o clero. O tema proposto foi escolhido pela deficiência do assunto nos livros de ensino fundamental e médio; desta forma, a intervenção contribuiu de forma significativa para a formação dos alunos. Além da alimentação foram estudados os comportamentos de etiqueta e civilidade, os quais foram elaborados naquele período e estão presentes até os dias atuais, como regras à mesa. A prática de uma oficina que utiliza alguns preceitos da educação patrimonial como metodologia de ensino de História permite a construção coletiva do conhecimento através de uma aprendizagem aberta e dinâmica, na qual há a troca de informações e diálogo entre os envolvidos. A oficina foi dividida em quatro etapas, a primeira etapa foi realizada a partir de análises e discussões de receitas portuguesas medievais, na qual os alunos dividiram-se em oito grupos e cada grupo escolheu uma receita. Na segunda etapa, os alunos fizeram a apresentação das receitas selecionadas, sendo seguida de degustação das mesmas na terceira etapa. E a última etapa consistiu na aplicação de um questionário, o qual teve como finalidade verificar o conhecimento transmitido pela realização da oficina.
Palavras-chave: Ensino de História; Idade Média; Alimentação Medieval; Patrimônio Cultural.
Maduraidentidade: atividades de educação social e cultural com as idosas do Grupo Mais Vida no Núcleo de Assistência Social Santo Afonso
Aluna: Kamilly Cordeiro dos Santos
Polo: Cezarina
Orientadora acadêmica: Amélia Cardoso de Almeida
Coordenadora de orientação: Luciana de Oliveira Dias
Resumo
Este relatório técnico-científico visa descrever as ações culturais e os resultados dos encontros com o grupo de idosos Mais Vida nos dias 07 a 21 de dezembro de 2017 e nos dias 04 de janeiro a 26 de julho de 2018, nas quintas-feiras, no Núcleo de Assistência Social Santo Afonso, Unidade atrelada ao Centro de Referência de Assistência Social Vila Canaã. Nestes encontros foram feitas intervenções de educação social e cultural, com o objetivo de abrir espaço para o protagonismo dos idosos, mas, com um olhar mais curioso intelectualmente e desejoso de cuidado com as mulheres que compõem o grupo que, por meio de escuta qualificada, mostravam vulnerabilidades e gravames sociais próprios do gênero. A partir dos estudos sobre gênero, cidadania e direitos culturais apreendidos durante a Pós-graduação a qual este trabalho foi submetido, tivemos a intenção de fazer intervenções por meio de ações socioculturais que abram espaço para as narrativas das mulheres maduras, constelar um lócus político de ressignificação, tessitura coletiva de diálogo e partilha. O objetivo maior da ação de intervenção proposta com o grupo Mais Vida foi abrir um espaço de socialização das idosas, interação com a equipe interdisciplinar, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e divertimento. Logo, este relatório foi o local de descrição desta pesquisa-ação, que se constelou por meio da articulação do conhecimento técnico sobre a identidade das mulheres maduras, vista pela luz dos processos de socialização, da colheita da interação de narrativas do grupo e das ações de educação social e cultural que foram feitas nos encontros citados, buscando intervir, trazendo informações sobre autocuidado enquanto um aspecto da cidadania e do direito cultural desses idosos e, especialmente, das idosas.
Palavras-chave: Identidade; Idosas; Socialização; Empoderamento; Direitos Culturais.
Página 646Transformando Realidades: ação voltada para a construção de uma Biblioteca Comunitária
Aluna: Katiene da Silva Ribeiro
Polo: São Simão
Orientadora acadêmica: Rosana Schmidt
Coordenadora de orientação: Fátima Regina Almeida de Freitas
Resumo
O presente relatório técnico-científico de final de curso, descreve uma ação cultural realizada na cidade de Goiatuba-GO com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da criação de uma biblioteca comunitária para o município. A problematização para tal intervenção partiu do princípio de que o município não possui uma biblioteca pública para o uso da população. Logo, a ação aqui proposta é um compromisso social e cultural que propõe desenvolver o senso crítico da população através da leitura, em um espaço que seja utilizado por alunos, professores, comunidade em geral e estudantes que estejam se preparando para o vestibular, o Enem ou outros concursos. As etapas da intervenção foram divididas em três momentos: no primeiro momento foi realizada a divulgação de tal ação; no segundo momento, foi incentivada a mobilização da população para a doação de livros e, por fim, no terceiro momento, foi proposta a criação da biblioteca. Para a concretização deste terceiro momento o espaço físico foi negociado com o poder público local. Além disso, a participação do Colégio Estadual Orcalino Fernandes Evangelista, em especial de alguns professores e da turma do 9º ano, foi fundamental para a arrecadação dos livros. Concluímos que é importante a realização de ações culturais que conscientizem a população, que informem que a Cultura é um direito de todos e está prevista na lei, na Constituição Federal de 1988, especificamente no artigo 215 e que é dever do Estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais.
Palavras-chave: Biblioteca Comunitária; Direito Cultural; Cidadania.
O Memorial Serra da Mesa: a difusão, divulgação, informação sobre o Memorial
Aluna: Kelly Santos Carvalho
Polo: Anápolis
Orientadora acadêmica: Fernanda Rodrigues Pires de Moraes
Co-orientadora: Fátima Regina Almeida de Freitas
Coordenador de orientação: Gabriel Barroso Fortes
Resumo
Este trabalho tem como finalidade a difusão e divulgação do Memorial Serra da Mesa a fim de informar ao leitor sobre essa instituição cultural construída na Região Norte de Goiás, precisamente no município de Uruaçu, às margens do Lago de Serra da Mesa. O local abriga um cenário rico em memória, cultura e diversidade cultural, mas a consequência histórica, política e econômica própria e inerente ao processo de globalização demonstra algumas carências e necessidades, entre elas a adoção de políticas públicas voltadas para a revitalização e manutenção desse espaço cultural. Dessa forma, além de possibilitar sua divulgação, espera-se impulsionar a prática de preservação dessa estrutura rica em possibilidades acadêmicas, sociais e culturais no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. Um espaço de natureza científica, cultural e educativa que dispõe de estrutura composta de abrigo pré-histórico, sítio arqueológico, quilombo, museu e uma imensa diversidade cultural, constituindo-se em um complexo com grande potencial institucional, no campo do patrimônio, cidadania e direitos culturais. Para tal, foi elaborado um folder e um banner, objetos de divulgação do Memorial, os quais foram encaminhados à fundação administradora do complexo para que seja apresentada para a sociedade, para a Região Norte de Goiás, assim como para todo o Estado.
Palavras-chave: Memorial. Serra da Mesa. Instituição Cultural.
Página 647Educação Patrimonial no Ensino de Artes: oficina para alunos do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França, com idade de 8 a 10 anos (Relatório 1)
Aluna: Kely Silva de Carvalho
Polo: Mineiros
Orientadora acadêmica: Fernanda Rodrigues Pires de Moraes
Co-orientadora: Welbia Carla Dias
Coordenador de orientação: Rildo Bento de Souza
Resumo
Desenvolvida no contexto do ensino de arte educação do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes, Basileu França, esta intervenção cultural e pedagógica propôs a realização de uma oficina voltada para alunos da instituição, com idade entre 8 e 10 anos. A ação, desenvolvida em dupla com a colega de especialização, Sâmia Macedo, teve como premissa a necessidade de se despertar a relevância da educação voltada para o patrimônio no contexto do ensino de artes, com o intuito de fazer com que essas crianças despertassem para a consciência de sua identidade e cidadania, conhecendo-se e reconhecendo-se no espaço de sua cultura local.
Palavras-chave: Educação Patrimonial; Patrimônio Material e Imaterial; Artes.
Memórias Afetivas e Culturais Antes da Construção da Usina Hidreletrica de São Simão-Goiás
Aluna: Keyla Aparecida Araújo Corrêa de Oliveira
Polo: São Simão
Orientadora acadêmica: Rosana Schmidt
Co-orientadora: Fátima Regina Almeida de Freitas
Coordenadora de orientação: Welbia Carla Dias
Resumo
Este trabalho objetivou desenvolver nos envolvidos uma retrospectiva histórica, engajada na participação de membros da comunidade nas discussões sobre o período anterior à construção da Usina Hidrelétrica de São Simão-GO, a partir de suas memórias afetivas e culturais. O tema foi desenvolvido com a elaboração de um web documentário contendo depoimentos de alguns antigos moradores da cidade, o qual está disponibilizado online no You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=-RGT42Mq1tQ) e serviu como referência histórica para discussões posteriores em sala de aula com alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual de São Simão, voltadas para o patrimônio cultural do município. Ocasiões em que foram destacadas as memórias afetivas e culturais da antiga cidade, hoje submersa, com a exposição do web documentário e de vídeos de educação patrimonial que serviram de base para a realização de uma oficina acerca da memória, em que foram discutidos a importância do patrimônio, de sua preservação e seu valor, a fim de que os alunos o reconhecessem e compreendessem que esse patrimônio faz parte da sua memória e da sua identidade cultural.
Palavras-chave: Memórias, Preservação, Patrimônio, Educação
Página 648Biblioteca Comunitária como Incentivadora da Leitura: estruturação de uma biblioteca na Cooper Rama –Cooperativa de Material Reciclável Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente
Aluna: Lays Sousa Amaral
Polo: Catalão
Orientador acadêmico: José Eduardo Mendonça Umbelino Filho
Co-orientadora: Welbia Carla Dias
Coordenadora de orientação: Ivanilda Andrade Junqueira
Resumo
Este relatório técnico-científico aborda a intervenção cultural realizada na Cooper Rama – Cooperativa de Material Reciclável: Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente, localizada no Jardim Curitiba III, em Goiânia-GO, na qual se estruturou uma biblioteca comunitária por meio dos livros que os cooperados encontravam nos resíduos sólidos que são encaminhados para triagem na cooperativa. A estruturação desta biblioteca se deu devido a percepção de como a leitura poderia levar novos conhecimentos para os catadores de materiais recicláveis e ser um dos instrumentos que propicie a estes conhecer seus direitos e exercer a cada dia sua cidadania. A economia solidária e o cooperativismo fez com que os catadores que antes realizavam as coletas de forma individual se juntassem fazendo parte de uma comunidade de catadores, tendo, assim, uma referência cultural e um trabalho de sustentabilidade mais valorizado por meio de sua profissão. A separação dos livros foi realizada por parte dos catadores e guardados pela diretoria da cooperativa. Dos 60 livros separados apenas 30 puderam fazer parte do acervo da biblioteca, pois continham conteúdos mais atualizados.
Palavras-chave: Biblioteca Comunitária; Cidadania; Educação não-formal.
A educação musical como instrumento da cidadania (Relatório 1)
Aluna: Luciana de Oliveira Cunha
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Coordenadora de orientação: Tainara Jovino dos Santos
Resumo
A cidadania é um elemento essencial na vida do ser humano. É através dela que o indivíduo promove o exercício de aquisição dos seus direitos, agindo com consciência ao cumprimento de seus deveres. E, levando em consideração que a música é uma das linguagens da arte e, como tal, permite uma cidadania cultural, onde ocorre a socialização e integração entre várias culturas, engrandecendo a arte e enriquecendo o cenário musical, propomos a realização dessa intervenção cultural, pois, partimos do princípio de que a educação musical permite a formação dos valores humanos, desenvolvendo as habilidades musicais e possibilitando o acesso à cultura e ao fortalecimento da mesma. Logo, no dia 13 de julho de 2018, às 10 horas da manhã na sala onde acontece o projeto Vitrine Cultural, no Ipê Shopping em Mineiros/GO, foi realizada uma intervenção cultural musical com o objetivo de mostrar a música e seus valores culturais e simbólicos à população mineirense. Tal espaço foi cedido para as atividades da intervenção, realizada em dupla com o colega de especialização Marcelo Ramos Souto, já que a ação desenvolvida representa e contribui para o cenário cultural da cidade de Mineiros. A ação promoveu o encontro e reencontro de apreciadores da música clássica e regional, demonstrando a importância desta arte no município, agregando valor à cultura e tornando-a, cada vez mais, um instrumento da cidadania.
Palavras-chave: Cidadania; Cultura; Educação musical.
Página 649A educação musical como instrumento da cidadania (Relatório 2)
Aluno: Marcelo Ramos Souto
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Co-orientadora: Fátima Regina Almeida de Freitas
Coordenadora de orientação: Tainara Jovino dos Santos
Resumo
Este trabalho, desenvolvido no município de Mineiros, Goiás, tem como premissas a cidadania como elemento essencial na vida do ser humano, a música como um excelente caminho para conduzir o homem ao exercício da cidadania, e a educação musical como um recurso para essa aquisição de novos conhecimentos na busca constante dos valores humanos a partir do desenvolvimento das habilidades musicais, possibilitando, entre outros benefícios, o acesso à cultura e ao fortalecimento da mesma. Nessa perspectiva, este relatório técnico-científico traça um breve histórico da música em Mineiros, a partir de referências bibliográficas e entrevistas com alguns pioneiros da área, apontando como começaram as atividades musicais no município, quem eram seus principais idealizadores, a forma como eles enfrentavam os problemas e obstáculos a fim de proporcionar à comunidade a Cultura e a arte através da música, bem como buscando identificar como estão atualmente as ações e projetos voltados à educação musical no município de Mineiros e Região. Descreve, também, uma ação interventiva desenvolvida em dupla com a colega de especialização Luciana de Oliveira Cunha, com pessoas da comunidade em um shopping local, a qual teve o intuito de apresentar os estudos da música de maneira mais acessível e clara aos participantes, visando desmistificar a ideia de teoria musical como algo inacessível. Para tal, trabalhou-se conteúdo relacionado à escala musical, associando prática e escrita musical, de forma a facilitar a compreensão dos presentes e evidenciar as possibilidades da música como elemento transformador e essencial para a integração dos cidadãos.
Palavras-chave: Educação, Música, Cultura, Cidadania.
Festejos na Comunidade Kalunga
Aluna: Márcia Beatriz Dias dos Santos
Polo: Anápolis
Orientador acadêmico: Diogo Jansen Ribeiro
Coordenadora de orientação: Rosani Moreira Leitão
Resumo
O presente relatório técnico-científico apresenta os resultados da intervenção cultural realizada com a Comunidade Kalunga localizada na Região administrativa nordeste do Estado de Goiás, microrregião da Chapada dos Veadeiros, a 595 km de Goiânia-GO e a 430 de Brasília-DF. Os estudos, realizados entre junho e julho de 2017, tiveram como premissa averiguar o patrimônio cultural kalunga e a sua relação com os festejos que acontecem todos os meses do ano, os quais têm fundamental importância na vida de cada habitante da Comunidade Kalunga. Como produto da ação cultural propomos a criação de um “Calendário Festivo do Povo Kalunga”, com o objetivo de informar aos visitantes e à população em geral sobre as festividades que permeiam anualmente a comunidade, a fim de fomentar o turismo nessas épocas do ano e, consequentemente, estimular a geração de renda. Acreditamos que o Calendário, também, é uma forma divulgar e preservar essa cultura que já vem de muitos anos.
Palavras-chave: Povo Kalunga; Preservação Cultural; Festividades; Calendário.
Página 650Representações Culturais do Cerrado de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Pública
Aluna: Marilda Barbosa Ferreira
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Co-orientadora: Fátima Regina Almeida de Freitas
Coordenador de orientação: Flávio Pereira Diniz
Resumo
Este relatório técnico-científico aborda ações do projeto de intervenção cultural realizado com alunos do 3º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Maria Aparecida de Almeida Paniago de Mineiros/GO. As atividades foram desenvolvidas com práticas orais e lúdicas em sala de aula, no pátio da escola e em uma reserva ambiental próxima, com o objetivo de despertar a sensibilidade, a consciência e a reflexão desses educandos sobre as múltiplas leituras do cerrado, enquanto patrimônio natural, contribuindo para a importância da preservação desse bem cultural. Os alunos puderam, por exemplo, conhecer e identificar plantas e frutos que fazem parte do ambiente externo da escola e desenvolver um trabalho com as texturas das folhas do cerrado, entre outras atividades, que propiciaram desenvolver um sentimento de enriquecimento nesses educandos, não só no conhecimento da importância do cerrado, mas no conhecimento das relações sociais e individuais que cada um tem com essa vegetação.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Cerrado. Educação Patrimonial.
Museu do Bernardo Sayão na Cidade de Ceres – Goiás: visita dos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Domingos Mendes da Silva
Aluno: Marlon dos Santos Ferreira
Polo: Uruana
Orientador acadêmico: Gustavo Henrique Gomes
Co-orientadora: Welbia Carla Dias
Coordenadora de orientação: Fátima Regina Almeida de Freitas
Resumo
Este relatório técnico-científico visa relatar a experiência obtida por meio de uma visita ao Memorial Bernardo Sayão na Cidade de Ceres – Goiás com os alunos do 4º ano dos turnos matutino e vespertino do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Domingos Mendes da Silva. Buscou-se mostrar aos educandos, por meio do acervo museológico, a história do Engenheiro Bernardo Sayão e sua importância na criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), que, hoje, é a Cidade de Ceres. Para as ações, foram utilizados procedimentos metodológicos exploratório-descritivos, subsidiados por pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos disponíveis em sites da internet, bem como uma anterior abordagem do conteúdo em sala de aula. Por meio da visita ao museu foi possível estimular no público participante o reconhecimento e a valorização cultural do seu acervo histórico como parte do ensino curricular, bem como despertar no aluno o senso crítico de perceber a cultura como fator integrante do seu cotidiano.
Palavras-chave: Visitação; Memorial; História; Patrimônio Cultural.
Página 651Educação Patrimonial: instrumento de cooperação para uma consciência de respeito e valorização da memória e da identidade cultural de Rio Verde-Goiás
Aluno: Mauro Primo Vieira
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Coordenadora de orientação: Ivanilda Aparecida Andrade Junqueira
Resumo
O presente relatório técnico-científico traz o resultado da intervenção cultural realizada durante o curso de especialização em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, promovido pela Universidade Federal de Goiás. Este trabalho teve como motivação a necessidade de se trabalhar na educação formal a importância do conhecimento e da valorização dos patrimônios edificados da cidade de Rio Verde-Goiás que trazem, em si mesmos, a memória e a história dos antigos habitantes, seus hábitos e suas motivações para lidar com a vida. Dentro desta perspectiva, procuramos interagir com uma turma de estudantes do quinto ano do ensino fundamental da escola Municipal Maria Brígida, a partir de imagens e visitas às edificações, preservadas e restauradas, no Centro antigo da cidade de Rio Verde. A metodologia empregada procurou envolver os alunos no processo de observação, registro, pesquisa e análise do objeto estudado. Foram três aulas compreendendo, então, três etapas. Na primeira, foi feita uma exposição de fotos sobre os patrimônios culturais e históricos da cidade, seguido de uma explanação sobre cada item apresentado. A próxima etapa, um passeio com os alunos a alguns prédios antigos no centro da cidade. Neste momento, dividimos a turma em três grupos e foi solicitado aos alunos que escolhessem um prédio a fim de observarem e registrarem através de fotos e pesquisas informações sobre o patrimônio edificado escolhido. A última etapa, em sala de aula, foi de apresentação das pesquisas feitas pelos grupos, compartilhadas com a turma. A intervenção pedagógica-cultural procurou acentuar, neste processo, a educação patrimonial como um instrumento eficaz e como veículo de conhecimento e de conscientização do patrimônio cultural.
Palavras-chave: Consciência patrimonial; Educação; Conservação.
Os Desafios da Construção e da Inserção de Atividades Culturais do Centro de Cultura Erisval Gomes de Siqueira de Palmeiras de Goiás
Aluna: Micheline Katamara de Oliveira Lima
Polo: Cezarina
Orientadora acadêmica: Amélia Cardoso de Almeida
Coordenadora de orientação: Rosaura de Oliveira Vargas das Virgens
Resumo
Este relatório de intervenção aborda os desafios enfrentados para viabilizar a elaboração de projeto e aquisição de fundos para a construção de um espaço cultural em um município do Estado de Goiás. E, principalmente, demonstra que, após a execução da parte física, há desafios ainda maiores, no que se refere à estruturação e implementação das atividades e cursos e ao envolvimento da população nesses projetos. Neste caso, em específico, nos referimos ao Centro de Cultura e Convenções Erisval Gomes de Siqueira ”Valico”, de Palmeiras de Goiás, inaugurado oficialmente no ano de 2016. A principal proposta deste trabalho foi viabilizar ações que propiciassem a difusão do Centro, seus cursos e suas atividades, buscando o consequente envolvimento da população, da classe política e de influenciadores sociais e um melhor aproveitamento das potencialidades oferecidas por aquele espaço. Para tal, foram realizadas ações culturais, educacionais e comunicacionais que dessem visibilidade ao Centro e estimulassem uma maior aproximação com a comunidade, divulgando os cursos e atividades oferecidos, por meio de recursos comunicativos e de apresentações artísticas, que levassem as pessoas a conhecer o local e a usufruir do que ele oferece. Tais ações, pelos resultados obtidos, demonstraram ser uma boa estratégia para o fim proposto e, ao mesmo tempo, evidenciaram a necessidade de serem continuadas e aperfeiçoadas constantemente, a fim de destacar e consolidar o importante papel da cultura para o desenvolvimento local.
Palavras-chave: Centro Cultural, Ações Culturais, Palmeiras de Goiás.
Página 652As fiandeiras de Jataí-GO: tecendo as memórias
Aluna: Nágila Maria Gouveia Carvalho Freitas
Polo: Mineiros
Orientador acadêmico: Alex Mateus Santos de Oliveira
Co-orientadora: Fátima Regina Almeida de Freitas
Coordenadora de orientação: Welbia Carla Dias
Resumo
Trabalho realizado em parceria com as fiandeiras de Jatai-GO, registra as práticas e memórias dessas artesãs, com um intuito educativo e construtivo que visa contribuir para a preservação e divulgação das práticas do tecer e fiar, assim como evidenciar as memórias presentes neste processo, incentivando o conhecimento desta cultura e o seu total reconhecimento. O objetivo em questão foi conhecer a cultura do fiar e tecer a partir das atividades do Museu Histórico Francisco Honório Campos, de Jataí-Goiás. Espaço onde as fiandeiras, mulheres responsáveis por dar vida e alegria ao referido lugar, se reúnem, e onde fui recebida por elas. Nesses encontros, buscou-se compreender os segredos das técnicas e, sobretudo, as memórias por elas construídas, com diálogos e questionamentos registrados através da narrativa oral, usando como recursos colaboradores as imagens, as percepções visuais e os relatos dos visitantes. Com os resultados obtidos espera-se difundir ainda mais para a sociedade os valores despercebidos que existem por trás desta e de outras culturas.
Palavras-chave: Fiandeiras; Identidade; Memórias.
Feira do Cerrado: Histórias e Perspectivas
Aluna: Nárdia de Castro Coelho Balby
Polo: Anápolis
Orientadora acadêmica: Fernanda Rodrigues Pires de Moraes
Coordenadora de orientação: Tainara Jovino dos Santos
Resumo
Este trabalho pretendeu apresentar a historicidade da Feira do Cerrado, sua importância no cenário cultural da cidade de Goiânia e as perspectivas reveladas pela pesquisa realizada junto aos expositores, frequentadores e mercado imobiliário para a existência e permanência da Feira no Parque da Criança. Neste contexto, planejou-se demonstrar que as transformações pelas quais a Feira do Cerrado passou ao longo dos quinze anos de sua existência não afetaram sua identidade no que tange a manifestação da cultura em seus diversos aspectos, além da preservação do artesanato autêntico que a difere de outras feiras da cidade, denominadas “Feiras de Artesanato” onde são, em geral, expostos e comercializados produtos industrializados. Ainda serão abordados aspectos da economia, da cultura, dada a importância que esta feira tem impactado no cenário cultural, artístico, econômico e turístico de Goiânia.
Palavras-chave: Artesanato. Feira. Cultura. Economia.
Página 653Patrimônio Cultural do Marco Memorial de Rio Verde
Aluna: Paula Roberta Gomes Stoppa
Polo: São Simão
Orientadora acadêmica: Rosana Schmidt
Coordenadora de orientação: Rosaura de Oliveira Vargas das Virgens
Resumo
O presente relatório é fruto do Projeto de Intervenção Cultural realizado juntamente com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino no Município de Rio Verde, no campo do ensino da História da Cidade. O objetivo foi aproximar os alunos do 5ºano do ensino fundamental da história do município de Rio Verde, mostrando-lhes aspectos relativos ao patrimônio existente na cidade, com ênfase no Marco Memorial, especificando a importância da valorização da história contida no patrimônio edificado enquanto um conjunto de bens culturais que une a história cultural da cidade no passado e no presente. Desta forma, espera-se contribuir para a formação de adultos com consciência de valor patrimonial e sentimento de pertencimento. A metodologia usada foi a análise de materiais referentes à história do patrimônio do município, que forneceram base teórica e conceitual importante para a elaboração dos recursos pedagógicos utilizados com os alunos em sala de aula e nas visitas aos espaços patrimoniais.
Palavras-chave: Consciência Cultural, Educação Patrimonial, História, Preservação.
O Jiu–jitsu como Prática Inclusiva Social no Município de Goiandira
Aluno: Renato Silva Avelar
Polo: Catalão
Orientador acadêmico: José Eduardo Mendonça Umbelino Filho
Coordenadora de orientação: Fátima Regina Almeida de Freitas
Resumo
Compreendendo o esporte como uma das formas de manifestação cultural e de inclusão social, este trabalho aborda o Jiu-Jitsu como um instrumento de exercício de cidadania no município de Goiandira, Goiás. Para tal, foram propostas ações que resultaram em aulas e seminários ligados a esta modalidade esportiva no espaço da equipe Ubirajara Jiu –Jitsu (da qual sou aluno), academia de artes marciais localizada em uma sala de aula do Colégio Santa Maria Goretti, de propriedade da Igreja Católica. No projeto, foram atendidos públicos diversificados, de níveis sociais diferenciados, com observações cotidianas sobre os alunos praticantes deste esporte. A discussão do projeto de intervenção se iniciou em fevereiro de 2017, posteriormente foram organizados aulas e seminários, nas quais contamos com a equipe de Judô da Universidade Federal de Goiás (Campus Catalão), com aplicabilidade no mês de maio de 2017. E, como ação final, foi apresentado um Projeto de Lei de minha autoria à Câmara de Vereadores de Goiandira, o qual solicitava instituir o Jiu-Jitsu como um dos esportes do quadro municipal, além de fixar a data do dia 05 de maio como “dia municipal do Jiu –Jitsu”.
Palavras-chave: Jiu-Jitsu; Manifestação Cultural; Inclusão Social; Projeto de Lei.
Página 654Cultura, Cidadania e Ação Social no Abrigo dos Idosos
Aluno: Ricardo Soares Vieira
Polo: São Simão
Orientadora acadêmica: Rosana Schmidt
Coordenador de orientação: Gabriel Barroso Fortes
Resumo
Este relatório técnico-científico relata as ações de intervenção cultural no abrigo dos idosos “Dispensário Espírita Adolpho Bezerra de Menezes”, localizado no Setor Central da cidade de São Simão-GO. A realização da intervenção teve como objetivo promover e/ou disseminar a cultura e a cidadania entre os idosos dessa instituição, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida desse público tão carente de ações ou atividades culturais no município. Adotamos como procedimentos metodológicos uma análise inicial das necessidades dos residentes do abrigo dos idosos, bem como no que diz respeito ao entendimento que possuíam sobre os conceitos de cultura e cidadania e, após essa análise, delineamos a proposta de intervenção cultural da seguinte forma: 1) Realização de uma Mini Palestra sobre os conceitos de Cidade Educadora, Cidadania e Cultura; 2) Cine Cultura, exibição e discussões a partir de um filme que mostrava a vida no sertão de um jeito envolvente e engraçado, abrangendo a cultura de nosso Estado (Filme: Imbilino, a Lua e o Dente) e, por fim, 3) A realização de uma roda de conversa que possibilitou aos participantes interagir e discutir os temas abordados. Os resultados nos mostraram que a ação de intervenção cultural foi positiva e significativa para os residentes do abrigo dos idosos, pois, propiciou a eles um dia de aprendizagens novas que, normalmente, não são inseridas em suas rotinas no abrigo.
Palavras-chave: Cultura; Cidadania; Ação Social.
Carrancas do Corrente: Memórias e Histórias de Rio e Gente
Aluno: Robson Vieira dos Anjos
Polo: Cezarina
Orientadora acadêmica: Amélia Cardoso de Almeida
Coordenadora de orientação: Rosani Moreira Leitão
Resumo
Esse trabalho dá continuidade a ações iniciadas em 2011 com o objetivo de abordar a relação das carrancas com a identidade cultural da Bacia do Rio Corrente, tomando como referência as memórias e histórias do povo ribeirinho, de forma a acionar discussões acerca do repertório patrimonial da região. O texto, subsidiado por entrevistas e levantamentos documentais, contempla um histórico sobre a presença da carranca e a atuação dos carranqueiros, em especial o Mestre Guarany - referência na arte de confecção das carrancas. Traz também uma descrição das ações já realizadas com a população local e regional em anos anteriores, visando sensibilizar e mobilizar em relação ao tema, dada a sua importância como bem cultural para a região. E, por fim, detém-se na ação interventiva específica desenvolvida como projeto cultural nesta Especialização, a qual consistiu em uma sessão exibitiva e discussões sobre o vídeo documentário Cara de Carranca, ainda não lançado oficialmente ao público, para um grupo composto pelos próprios entrevistados e participantes do filme e pessoas que, de alguma forma, vêm discutindo a temática e se conectam ao quadro colaborativo, que visa o reconhecimento e registro das carrancas junto aos órgãos do patrimônio no nível federal, estadual e local. O encontro contribuiu com novas reflexões que favorecem um debate sistêmico e possibilitam traçar alguns direcionamentos para esse projeto amplo e continuado, entre eles a composição de um inventário digital e coletivo, com a criação de um site e de perfis em redes sociais (já elaborados, mas ainda não disponibilizados ao público), enquanto ferramentas que se agregam visando à construção do inventário patrimonial das carrancas do corrente.
Palavras-chave: Carrancas; Rio Corrente; Identidade Cultural; Patrimônio.
Página 655Perspectivas da Educação Patrimonial: uma Abordagem Intervencionista com Alunos de 8 A 10 Anos do Itego em Artes Basileu França (relatório 2)
Aluna: Sâmia Macedo Fialho Carvalho
Polo: Anápolis
Orientadora acadêmica: Fernanda Rodrigues Pires de Moraes
Co-orientadora: Welbia Carla Dias
Coordenador de orientação: Rildo Bento de Souza
Resumo
Este relatório técnico-científico foi produzido a partir de uma ação de intervenção com crianças da turma de Arte Educação no Instituto em Artes Basileu França, no segundo semestre de 2018, na cidade de Goiânia-GO, desenvolvida em dupla com a colega de especialização, Kely Silva. A partir da realização de uma oficina de educação patrimonial buscou-se contribuir e complementar o conhecimento e o aprendizado de tais crianças na área de educação patrimonial, cultura e direitos culturais. Através de um encontro com a aplicação de um questionário, seguido de uma aula expositiva e debate, almejamos fazer com que os alunos percebessem, de alguma maneira, a importância da valorização do patrimônio cultural ao seu redor. O trabalho desenvolvido com as crianças nos fez refletir sobre como ainda é escasso e deficitário o acesso à informação no nosso defasado sistema de ensino, mesmo quando o enfoque é a Educação Patrimonial numa instituição que tem o compromisso de difundir a cultura e a arte em geral. Os resultados obtidos foram satisfatórios por oferecer àquele grupo a oportunidade de apresentar elementos relevantes da nossa cultura que estes alunos não classificariam como tal e, logo mais, perceber a assimilação, durante a aula expositiva, de elementos característicos da variedade cultural regional do nosso país.
Palavras-chave: Educação; Cultura; Patrimônio.
Educação Patrimonial: Reconhecimento Histórico Cultural da Cidade Ocidental/GO
Aluna: Talina Simões do Nascimento Alves
Polo: Águas Lindas
Orientador acadêmico: Marcelo da Luz Batalha
Coordenadora de orientação: Welbia Carla Dias
Resumo
Neste trabalho buscou-se identificar o patrimônio histórico-cultural do município de Cidade Ocidental/GO a partir das ações desenvolvidas junto aos estudantes do 6º ano da Escola Municipal Nova Friburgo. Os procedimentos metodológicos utilizados consistiram em apresentar à comunidade escolar a história do município a partir dos relatos narrados pelos pais e vizinhos dos próprios estudantes, a apresentação de fatos históricos e folclóricos e, ainda, por meio de pesquisas oficiais em bibliografias sobre a localidade. A motivação inicial para a intervenção cultural era conhecer e registrar academicamente o que o município oferece com relação à arte e cultura, mas seu desenvolvimento nos possibilitou ir além, com a catalogação de alguns espaços históricos e culturais da cidade, o conhecimento sobre as histórias da fundação do município e a compreensão sobre a importância de preservar o Patrimônio Histórico Cultural local e nacional.
Palavras-chave: Patrimônio Histórico; Educação Patrimonial; Cultura.
Página 656Rua do Lazer: Quanto de história e memória há em uma rua?
Aluna: Telma Neris Rocha
Polo: Águas Lindas
Orientadora acadêmica: Fernanda Rodrigues Pires de Moraes
Coordenador de orientação: José Eduardo Ribeiro Macedo
Resumo
O presente relatório técnico científico descreve as ações de levantamento histórico-cultural, de resgate da memória e de divulgação da Rua do Lazer, situada no setor Central, em Goiânia-GO, visando seu (re)conhecimento como bem patrimonial e a elaboração de proposta de tombamento daquele espaço cultural. Tendo em vista a importância histórica do local, que foi palco de muitos eventos e, ainda, endereço de tradicionais lojas populares e do primeiro cinema da cidade de Goiânia, buscou-se resgatar junto aos moradores e comerciantes da Rua do Lazer as memórias traçadas pela vivência, pelo conhecimento e pela valorização das histórias e das manifestações culturais existentes ali. Desta forma, promovendo diálogos e reflexões sobre o patrimônio ali constituído e analisando os significados do que já foi vivido e está na memória de cada um, bem como a ressignificação que o espaço possui na vida atual, foi possível identificar como a comunidade se apropria do patrimônio local. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados recursos investigativos como observação in loco, conversas informais com frequentadores e comerciantes pioneiros do local, pesquisa documental e levantamento de informações sobre elaboração e tramitação de processos de tombamento. Também foram utilizados recursos digitais para o processo de divulgação daquele espaço nas redes sociais. O protocolamento do requerimento de tombamento e um dossiê da Rua do Lazer foram feitos em junho de 2018, junto ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. O parecer inicial, datado de agosto de 2018, foi favorável ao tombamento, cujo processo já foi iniciado.
Palavras-chave: Rua do Lazer. Goiânia. Patrimônio. Memória. Tombamento.
Ministério Público e Pessoas com Deficiência: uma reflexão sobre acessibilidade cultural
Aluna: Thais Marcelino Santos
Polo: Uruana
Orientador acadêmico: Gustavo Henrique Gomes
Coordenador de orientação: Gabriel Barroso Fortes
Resumo
A presente intervenção cultural objetivou informar à comunidade as atribuições do Ministério Público de judiciar em prol dos interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis da pessoa com deficiência, com enfoque nas questões ligadas à acessibilidade cultural. Buscou, ainda, apontar o papel institucional do MP de defender o meio ambiente, o consumidor, os bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, tendo como premissa a compreensão de que os Direitos Culturais integram os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos e seu exercício deve ser garantido a todos. O levantamento bibliográfico e documental, a observação direta e os questionamentos nos órgãos competentes sobre a situação patrimonial dos bens culturais no município de Aparecida de Goiânia, bem como a aplicação de questionário estruturado junto à comunidade via rede social, subsidiaram parte das informações e culminaram na realização de uma palestra aberta a todos os interessados no assunto, onde a acessibilidade aos espaços e bens culturais foi o principal tema de discussão pelos participantes. A interação do público, por meio de suas falas, franqueou a percepção de que naquele momento estava sendo construída uma nova visão sobre a cultura, ao passo que passaram a entender a importância da preservação do patrimônio histórico, compreenderam melhor o que pessoas com limitação física, mental, intelectual ou sensorial passam, e conheceram a forma adequada de fazerem valer os direitos dessas pessoas.
Palavras-chave: Cultura, Acessibilidade Cultural, Ministério Público, Pessoa com Deficiência.