SUMÁRIO

Ficha técnica

Apresentação

Vanilton Camilo de Souza
Moema Gomes Moraes
Janice Pereira Lopes

01


EIXO
Ciências Biológicas e Química

Aplicação de jogos teatrais e dramático na sala de aula

Eliane da Silva Lima
Grazielly Katarinni Gomes Lemos

02


EIXO
Arte, Dança, Educação Física, Música e Teatro

As possibilidades artísticas adaptadas ao ensino remoto

Anna Clara Campos Lopes
Isabela de Oliveira Caetano

06

Experiências vivenciadas por uma preceptora ao longo das regências do programa de residência pedagógica

Flaviane Ribeiro dos Santos
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes

09


EIXO
Ciências Biológicas e Química

A popularização da ciência em ações extensionistas vinculadas ao Fórum de Licenciatura da UFG: em foco a pandemia da COVID-19

Cayo Henrique Ferreira de Alcântara
Alice de Jesus Freitas
Júlia Cavasin Oliveira
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

13

A residência pedagógica no desenvolvimento de uma disciplina eletiva no CEPAE/UFG

Larissa de Mello Evangelista
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes

18

Debatendo sexualidade e gênero na escola: um relato de experiência na residência pedagógica

Isabela Dall’Ara Guimarães Ribeiro
Igor Ivan Oliveira Borges
Lia Barbosa Teodoro
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes

23

Desenvolvimento de jogos digitais para o ensino de química: relato de experiência na formação inicial de professores

Chelry Fernanda Alves de Jesus

28

Experiências do ensino investigativo sobre fenômenos químicos em tempos de pandemia

Maria Imaculada Silva
Juliana Alves de Araújo Bottechia

30

Os episódios históricos no livro didático de biologia: uma discussão espaço-temporal

Gabryela Pereira Saraiva
Joyce Caroline Freire
Simone Sendin M. Guimarães

34


EIXO
Educação (Educação Ambiental / Educação Especial / Educação Intercultural / Educação no Campo / EJA / EAD)

A organização do trabalho pedagógico em perspectivas inclusivas

Carla Salomé Margarida de Souza
Lilian Cristina dos Santos

38

Dificuldades técnicas e pedagógicas no uso de videoaulas durante o regime especial de aulas não presenciais em Goiás

Fábio Rezende Coimbra
Rosemara Lopes

42

Ensino médio integrado: revisitando a politecnia, omnilateralidade e o trabalho como princípio educativo

Jéssica da Silva Duarte de Andrade
Leonardo Carlos de Andrade
Priscilla de Andrade Silva Ximenes

45

Estudos interdisciplinares de iniciação à pesquisa científica na educação básica

Giovanna Aparecida Schittini dos Santos
Izabella Peracini Bento
Rita de Cássia de Oliveira Reis

50

Formação de professores e educação para a diversidade – práticas culturais dos indígenas Karajá da aldeia Buridina, Aruanã-GO

Jadiel Labre de Menezes
José Luís Solazzi

54


EIXO
Filosofia e Sociologia

Formação e semiformação: elementos para pensar a educação à luz das contribuições de Theodor W. Adorno

Mirian Rodrigues de Souza
Cynthia Maria Jorge Viana

59


EIXO
Formação de Professores (Didática, Didáticas Específicas)

Acompanhamento das aulas no subprojeto interdisciplinar na escola do campo: reflexões sobre o ensino remoto

Marilia Aparecida Marques
Reinalto Ferreira
Simara Maria Tavares Nunes

64

A formação docente e o ensino da matemática na educação infantil

Mariana Bento de Oliveira Freitas
Milenna Ketlin da Fonseca Pires
Marília Rita dos Santos
Priscilla de Andrade Silva Ximenes

68

Atividades iniciais do projeto interdisciplinar PIBID / UFCAT: observações das aulas de ciências na Escola Campo

Francisca Ferreira da Rocha
Reinalto Ferreira
Simara Maria Tavares Nunes

74

Atividades integradoras de metodologia de ensino de história, geografia e ciências do curso de pedagogia: interdisciplinaridade e localidade

Thais Angela Cavalheiro de Azevedo Morandini
Andrea Coelho Lastória
Rafael Alberto Moretto

77

É possível produzir conhecimento na educação básica? a pesquisa como método e como percurso didático

José Joaquim Gomes Neto
Ludmyla Rayanne De Sousa Gomes

81

Formação continuada de professores: a construção de espaços de aprendizagens

Valéria Márcia Queiroz
Victor Alves Santos
Marilene Marzari
Jorge Rodrigues Ataides Junior

85

O empoderamento sobre as competências socioemocionais na rede estadual de educaçao básica de Goiás

Grazielly Katarinni Gomes Lemos
Danusa de Lima Mesquita Souza
Valmir Gomes da Silva

89

O uso do YouTube pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Barra do Garças

Lincey Elias Sousa
Cláudia Helena dos Santos Araújo

93

Os desafios do ensino remoto emergencial: um relato de experiência

Joycelaine Aparecida de Oliveira
Mariana de Cássia Assumpção

97

Sala de professores como espaço colaborativo: conversas sobre formação continuada, cidade e cidadania

Wellington Gabriel de Borba

Débora da Silva Pereira

Enoque Gomes de Morais

Clara Lúcia Francisca de Souza

102


EIXO
Geografia e História

A colaboração enquanto processo formativo: o relato de experiências a partir de grupos de pesquisa

Maria Eduarda Andrade de Faria
Kamila Santos de Paula Rabelo
Francisco Tomaz de Moura Júnior

107

A contribuição do ensino de história para a formação de identidades individuais e coletivas

Maria Fernanda Medeiros Soares

110

As contribuições do ensino de geografia na formação do cidadão

Danusa de Lima Mesquita Souza
Grazielly Katarinni Gomes Lemos
Valmir Gomes da Silva

113

As oficinas pedagógicas para o ensino de geografia: representação horizontal para abordagem do componente físico-natural relevo

Stephani da Cruz Faria

118

Proposição de atividades sobre a cidade e o urbano: os erros conceituais e didáticos como obstáculos a serem superados

Tiago Felis Pinheiro
Juliana Mendes de Morais
Amarolina Ribeiro Silva

122


EIXO
Letras – Espanhol, Francês, Inglês, Português e Libras

A arte de argumentar: um relato de prática no ensino médio

Ludmyla Rayanne de Sousa Gomes

125

Estudo construcional de ter que e ter de

Jacqueline De Jesus Silva Fernandes

129

Mediação pedagógica e afetividade no ensino de línguas estrangeiras

Lorrainy de Jesus Souza
Andressa Correia Batista de Moura
Alba Cristhiane Santana da Mata

134

O ensino de francês (FLE) na educação básica

Sirlene T. de Oliveira

139


EIXO
Matemática e Física

Atividades no Google Forms Para ensino e avaliação da aprendizagem de matemática

Maria Gabriela Pereira dos Santos
Marcos Fernandes Amorim
Daniel de Oliveira Almeida
Élida Alves da Silva
Marta Borges

144

Construção do pensamento matemático elementar e avançado na educação básica

Eduarda Dias Cabral
João Victor Araújo Costa
Selma Alves Costa
Karly Barbosa Alvarenga

148

Ensino e aprendizagem do conceito de ângulo com auxílio de um jogo digital educacional

Dhâmarys Alves Bizerra
Daiany Gonçalves Silva de Oliveira
Élida Alves da Silva
Marta Borges

153

Formação continuada: resolução de problema, xadrez uma metodologia alternativa para o ensino de matemática

Valdenilton Rodrigues Valadão
Adriana Aparecida Molina Gomes

158


EIXO
Pedagogia e Psicologia (Educação Infantil, Alfabetização e Anos Iniciais, teorias de aprendizagens

Introdução de noções espaciais na educação infantil

Rivelino Silva de Souza
Marília Rita dos Santos
Priscilla de Andrade Silva Ximenes

162


EIXO
Políticas educacionais, currículo e Livros/materiais Didáticos

A política de distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas e o acesso ao ensino: análise comparada e os reflexos na formação docente no Brasil

Kenny Stephanny Souza Oliveira
Jade Ventura Giordano Gomes

168