SUMÁRIO
Ficha técnica
Apresentação
Vanilton Camilo de Souza
Moema Gomes Moraes
Janice Pereira Lopes
Aplicação de jogos teatrais e dramático na sala de aula
Eliane da Silva Lima
Grazielly Katarinni Gomes Lemos
As possibilidades artísticas adaptadas ao ensino remoto
Anna Clara Campos Lopes
Isabela de Oliveira Caetano
Experiências vivenciadas por uma preceptora ao longo das regências do programa de residência pedagógica
Flaviane Ribeiro dos Santos
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes
A popularização da ciência em ações extensionistas vinculadas ao Fórum de Licenciatura da UFG: em foco a pandemia da COVID-19
Cayo Henrique Ferreira de Alcântara
Alice de Jesus Freitas
Júlia Cavasin Oliveira
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
A residência pedagógica no desenvolvimento de uma disciplina eletiva no CEPAE/UFG
Larissa de Mello Evangelista
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes
Debatendo sexualidade e gênero na escola: um relato de experiência na residência pedagógica
Isabela Dall’Ara Guimarães Ribeiro
Igor Ivan Oliveira Borges
Lia Barbosa Teodoro
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes
Desenvolvimento de jogos digitais para o ensino de química: relato de experiência na formação inicial de professores
Chelry Fernanda Alves de Jesus
28Experiências do ensino investigativo sobre fenômenos químicos em tempos de pandemia
Maria Imaculada Silva
Juliana Alves de Araújo Bottechia
Os episódios históricos no livro didático de biologia: uma discussão espaço-temporal
Gabryela Pereira Saraiva
Joyce Caroline Freire
Simone Sendin M. Guimarães
A organização do trabalho pedagógico em perspectivas inclusivas
Carla Salomé Margarida de Souza
Lilian Cristina dos Santos
Dificuldades técnicas e pedagógicas no uso de videoaulas durante o regime especial de aulas não presenciais em Goiás
Fábio Rezende Coimbra
Rosemara Lopes
Ensino médio integrado: revisitando a politecnia, omnilateralidade e o trabalho como princípio educativo
Jéssica da Silva Duarte de Andrade
Leonardo Carlos de Andrade
Priscilla de Andrade Silva Ximenes
Estudos interdisciplinares de iniciação à pesquisa científica na educação básica
Giovanna Aparecida Schittini dos Santos
Izabella Peracini Bento
Rita de Cássia de Oliveira Reis
Formação de professores e educação para a diversidade – práticas culturais dos indígenas Karajá da aldeia Buridina, Aruanã-GO
Jadiel Labre de Menezes
José Luís Solazzi
Formação e semiformação: elementos para pensar a educação à luz das contribuições de Theodor W. Adorno
Mirian Rodrigues de Souza
Cynthia Maria Jorge Viana
Acompanhamento das aulas no subprojeto interdisciplinar na escola do campo: reflexões sobre o ensino remoto
Marilia Aparecida Marques
Reinalto Ferreira
Simara Maria Tavares Nunes
A formação docente e o ensino da matemática na educação infantil
Mariana Bento de Oliveira Freitas
Milenna Ketlin da Fonseca Pires
Marília Rita dos Santos
Priscilla de Andrade Silva Ximenes
Atividades iniciais do projeto interdisciplinar PIBID / UFCAT: observações das aulas de ciências na Escola Campo
Francisca Ferreira da Rocha
Reinalto Ferreira
Simara Maria Tavares Nunes
Atividades integradoras de metodologia de ensino de história, geografia e ciências do curso de pedagogia: interdisciplinaridade e localidade
Thais Angela Cavalheiro de Azevedo Morandini
Andrea Coelho Lastória
Rafael Alberto Moretto
É possível produzir conhecimento na educação básica? a pesquisa como método e como percurso didático
José Joaquim Gomes Neto
Ludmyla Rayanne De Sousa Gomes
Formação continuada de professores: a construção de espaços de aprendizagens
Valéria Márcia Queiroz
Victor Alves Santos
Marilene Marzari
Jorge Rodrigues Ataides Junior
O empoderamento sobre as competências socioemocionais na rede estadual de educaçao básica de Goiás
Grazielly Katarinni Gomes Lemos
Danusa de Lima Mesquita Souza
Valmir Gomes da Silva
O uso do YouTube pelos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Barra do Garças
Lincey Elias Sousa
Cláudia Helena dos Santos Araújo
Os desafios do ensino remoto emergencial: um relato de experiência
Joycelaine Aparecida de Oliveira
Mariana de Cássia Assumpção
Sala de professores como espaço colaborativo: conversas sobre formação continuada, cidade e cidadania
Wellington Gabriel de Borba
Débora da Silva Pereira
Enoque Gomes de Morais
Clara Lúcia Francisca de Souza
102A colaboração enquanto processo formativo: o relato de experiências a partir de grupos de pesquisa
Maria Eduarda Andrade de Faria
Kamila Santos de Paula Rabelo
Francisco Tomaz de Moura Júnior
A contribuição do ensino de história para a formação de identidades individuais e coletivas
Maria Fernanda Medeiros Soares
110As contribuições do ensino de geografia na formação do cidadão
Danusa de Lima Mesquita Souza
Grazielly Katarinni Gomes Lemos
Valmir Gomes da Silva
As oficinas pedagógicas para o ensino de geografia: representação horizontal para abordagem do componente físico-natural relevo
Stephani da Cruz Faria
118Proposição de atividades sobre a cidade e o urbano: os erros conceituais e didáticos como obstáculos a serem superados
Tiago Felis Pinheiro
Juliana Mendes de Morais
Amarolina Ribeiro Silva
A arte de argumentar: um relato de prática no ensino médio
Ludmyla Rayanne de Sousa Gomes
125Estudo construcional de ter que e ter de
Jacqueline De Jesus Silva Fernandes
129Mediação pedagógica e afetividade no ensino de línguas estrangeiras
Lorrainy de Jesus Souza
Andressa Correia Batista de Moura
Alba Cristhiane Santana da Mata
O ensino de francês (FLE) na educação básica
Sirlene T. de Oliveira
139Atividades no Google Forms Para ensino e avaliação da aprendizagem de matemática
Maria Gabriela Pereira dos Santos
Marcos Fernandes Amorim
Daniel de Oliveira Almeida
Élida Alves da Silva
Marta Borges
Construção do pensamento matemático elementar e avançado na educação básica
Eduarda Dias Cabral
João Victor Araújo Costa
Selma Alves Costa
Karly Barbosa Alvarenga
Ensino e aprendizagem do conceito de ângulo com auxílio de um jogo digital educacional
Dhâmarys Alves Bizerra
Daiany Gonçalves Silva de Oliveira
Élida Alves da Silva
Marta Borges
Formação continuada: resolução de problema, xadrez uma metodologia alternativa para o ensino de matemática
Valdenilton Rodrigues Valadão
Adriana Aparecida Molina Gomes
Introdução de noções espaciais na educação infantil
Rivelino Silva de Souza
Marília Rita dos Santos
Priscilla de Andrade Silva Ximenes
A política de distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas e o acesso ao ensino: análise comparada e os reflexos na formação docente no Brasil
Kenny Stephanny Souza Oliveira
Jade Ventura Giordano Gomes