As contribuições do ensino de geografia na formação do cidadão
113Resumo: A sociedade altamente globalizada é marcada por grande diversidade e inúmeros problemas que envolvem todos os aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais. Diante disso, a sociedade em sua totalidade clama por mudanças de atitudes, pois, a maioria desses problemas são resultados das ações do homem. Nesta perspectiva a formação de cidadania é um dos desafios da educação atual. Em meio a isso, este artigo tem por objetivo compreender a influência do ensino de geografia na formação do indivíduo. Sendo necessário para isso, apresentar brevemente aspectos históricos e conceituais de geografia; estudar a importância do ensino geográfico na escola; e destacar a geografia como um instrumento de formação do cidadão autônomo na sociedade. Esta pesquisa tem como base a seguinte problemática: Como o ensino de geografia pode contribuir para a formação do cidadão? Para alcançar os objetivos propostos e solucionar esta problemática em questão foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica na qual buscou-se informações, conceitos e enfoques em livros e artigos publicados na Internet, e também, o PCN de geografia. Ao realizar esta pesquisa foi possível entender que a geografia e a educação andam sempre juntas, ambas têm o mesmo foco de formar cidadãos críticos para atuar na sociedade em que faz parte.
Palavras-Chave: Geografia. Escola. Cidadania.
Introdução
A geografia como disciplina da grade curricular nas escolas, tem um papel importante na educação do homem, pois trata de assuntos que envolvem a natureza e a sociedade. Seu ensino é de grande valia, isso porque o cidadão deve ter uma educação significativa que trabalhe com temas que envolvam as relações entre o homem e meio em que vive, para com isso, agir de maneira consciente e racional evitando causar danos tanto para a natureza como também, para a sociedade num todo.
Conforme Mendonça (2001) a geografia como ciência faz um vínculo entre o homem e o ambiente, levando a observação e compreensão da problemática ambiental. Neste sentido, o ensino da geografia é essencial para compreensão da relação sociedade-natureza o que leva o homem a se formar um cidadão crítico-reflexivo e consciente de seu papel social.Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência do ensino de geografia na formação do indivíduo. E tem como objetivos específicos: apresentar brevemente aspectos históricos e conceituais de geografia; estudar a importância do ensino geográfico na escola; e destacar a geografia como um instrumento de formação do cidadão autônomo na sociedade.
Em meio aos problemas que ocorrem na sociedade, muitas vezes, resultantes das práticas indevidas do homem, torna-se necessário solucionar: Como o ensino de geografia pode contribuir para a formação do cidadão?Como qualquer outra disciplina, para a geografia beneficiar a educação do cidadão é fundamental que o educador adote estratégias de ensino que facilite a compreensão e levem os alunos a dialogar e expor ideias, isso certamente, facilitara o ensino e obterá inúmeros benefícios conquistando os objetivos da disciplina em si.
114Metodologia
A metodologia utilizada para realizar este estudo foi a pesquisa bibliográfica, onde foram buscados conceitos, definições, teorias, enfoques e ideias de diferentes autores que tratam do mesmo assunto. Para isso, foram utilizados livros, revistas e artigos publicados na Internet.
Dentre os autores citados principais são: ANDRADE (1992); CAVALCANTI (2002); MOREIRA (2007); OLIVEIRA (2001) e outros.Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica que por sua vez, possibilitou fazer um referencial teórico que contribui bastante para a formulação de ideias e solução da problemática aqui trabalhada.
Para compreender melhor esse tipo de metodologia, Marconi e Lakatos (2007) afirmam que a pesquisa bibliográfica “[...] é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para derscobrir vedades parciais” (p. 15). As autoras aindam levam a compreender que a finalidade da pesquisa bibliográfica consiste em proporcionar o contato direto do pesquisador com o material escrito sobre o assunto tratado, de maneira que auxilie o pesquisador na análise de suas pesquisas e das informações coletadas de diversos autores. Certamente, este método é o primeiro e grande passo de toda pesquisa científica.
Para a confecção e pesquisa foram utilizados como recursos livros e artigos publicados na Internet, utilizou-se também, o PCN – geografia.
Resultados
Em meio a tantos problemas enfrentados na sociedade globalizada, a formação de cidadãos autônomos se torna imprescindível. A educação para a cidadania em si, é um desafio para a educação atual, que por sua vez, tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. As escolas hoje, devem estar sempre voltadas para a formação de cidadãos autônomos e críticos, não devem ver isso somente como uma opção, mas como uma exigência para a transformação da sociedade num todo. Isso porque,
Vivemos numa era marcada pela competição e pela excelência, em que progressos científicos e avanços tecnológicos definem exigências novas para os jovens que ingressarão no mundo do trabalho. Tal demanda impõe uma revisão dos currículos, que orientam o trabalho cotidianamente realizado pelos professores e especialistas em educação do nosso país. (BRASIL, 1998, p. 5)
Além dessa exigência do mercado de trabalho, o Planeta Terra também, clama por mudanças de atitudes que sejam favoráveis para as gerações presentes e principalmente, para as gerações futuras. Outro setor que clama mudanças é o setor político que apresenta tantos problemas que impactam a vida na sociedade.
Segundo Brasil (1998, p. 95):
115Como formar alunos capazes de decidir sobre tudo que os afeta é então o desafio da Geografia no mundo atual. Uma Geografia que busca compreender a sociedade contemporânea, tornando a participação do jovem, essencial numa democracia, uma participação de qualidade, evitando-se manobras e cooptações políticas em cima da ignorância. Como semear a cidadania numa realidade que muitas vezes só é percebida pelas notícias ou nos fatos cotidianos mostrados totalmente fragmentados.
Nesta perspectiva, é necessário aos professores, favorecer aos alunos a tomada de consciência de si e do espaço geográfico em que vive, e saberes necessários para construir e desenvolver novos conhecimentos, de modo que em processo gradativo construa sua própria identidade e autonomia, para com isso, desenvolver plenamente sua cidadania.
A respeito disso, Souza e Chiapetti (2007) afirmam que o ensino de geografia:
[...] pode atuar em todas as capacidades e competências a serem exploradas e consolidadas através da educação. Pode favorecer ao aluno a tomada de consciência de si mesmo e do mundo que o rodeia, e crítica suficiente para ir construindo e desenvolvendo o conhecimento, de modo a adquirir autonomia de pensamento, para um desenvolvimento completo de sua cidadania (SOUZA; CHIAPETTI, 2007, p. 228).
Essa afirmação, leva a pensar a importância de buscar novos meios para a organização dos conteúdos geográficos, proporcionando com isso, uma nova forma de construir conhecimentos.
A prática mostra que os saberes geográficos são imprescindíveis para a cidadania, levam os alunos a terem uma consciência espacial o que possibilitará à eles conhecer, localizar, analisar, sentir e incluir as práticas sociais de forma que pensem sempre no bem comum e social.Certamente, sendo a cidadania um desafio para a escola, é preciso que a geografia como ciência que estuda as relações homem/natureza/sociedade, trabalhar da melhor maneira possível para formar um aluno capaz de diferenciar e compreender o que diz respeito a sua vida, adotando novas posturas positivas para o bem comum de todos, da natureza e da sociedade.
De acordo com Santos (2004, p. 37):
[...] é necessário considerarmos que uma Geografia capaz de contribuir com a formação do cidadão não se distancia de uma ideologia forte e marcante, que delimita verdadeiras “regiões” no campo do saber, pois a própria ideologia é objetiva, dissimulando o real e tentando impor-lhe a sua significação no momento crucial da objetividade da totalidade (SANTOS, 2004, p. 37).
Então, o ensino da geografia deve buscar saberes envolvendo a totalidade do espaço geográfico, não se limitando apenas uma região específica, deve levar os alunos a compreender o ensino de forma global. Com certeza, para haver bons resultados no final do processo de ensino é imprescindível adotar métodos para que esse objetivo seja alcançado. O professor deve explorar os diversos saberes inerentes ao conhecimento geográfico que por sua vez, são essenciais na formação crítico-reflexiva do ser humano.
Conforme as ideias de Straforini (2008) vale afirmar que o ensino da Geografia se constitui num instrumento capaz de mover o mundo, por meio da tomada de consciência, das mudanças de atitudes e das novas ações por meio da realização de novas práticas devidas e adequadas na sociedade.
116Portanto, a geografia contribui bastante para a formação do cidadão, visto que para se tornar um ser autônomo é necessário englobar uma série de saberes sobre a sociedade em que faz parte. A ciência geográfica possibilita saberes essenciais para a prática de cidadania mostrando aos alunos o seu papel enquanto ser social para atuar de maneira correta no espaço em que vive de forma que tenha a consciência de sua realidade, que não se deixe enganar, que seja capaz de reivindicar, lutar por seus direitos fazendo cumprir com seus deveres de bom cidadão moral e ético, provendo o bem estar próprio e todos a sua volta, de maneira especial agindo de maneira correta para promover também, o bem socioambiental.
Discussões
A formação de cidadania é um dos objetivos da educação brasileira. A geografia é uma das disciplinas que integram a grade curricular do ensino fundamental e médio, é vista como uma ciência que estuda as relações entre homem/natureza/sociedade. Seu ensino contribui de forma significativa para a formação de cidadãos autônomos e éticos, pois, possibilita aos alunos refletir, analisar, interpretar, compreender e entender o espaço geográfico em sua totalidade. Além, disso propicia a construção de saberes essenciais para a prática consciente na sociedade na qual faz parte.
Atualmente, o homem se depara com inúmeros problemas sociais, ambientais, culturais e econômicos que clamam a mudança de atitudes do cidadão. A sociedade globalizada pautada de diversidade necessita de uma formação voltada para a cidadania para que os indivíduos reflitam suas ações e ajam de maneira passiva/positiva para o bem comum.
Entretanto, a geografia é uma importante disciplina nas escolas, trabalha com temas voltados à compreensão do espaço em sua dimensão social, leva conhecimentos e explicações aos alunos sobre a natureza e a sociedade, tendo como fundamento inserir no aluno uma postura ética, crítica e comprometida com os seres, recursos naturais e a sociedade, de forma que mudem de atitudes e caminhem rumo a sua transformação e a tão sonhada sustentabilidade.
Pode-se afirmar que os objetivos da educação e da geografia se interligam, pois ambos têm como foco formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
Este estudo é de grande valia para a compreensão da importância do ensino de geografia na escola. Esta disciplina considerada como um instrumento pedagógico capaz de mover o mundo, mostrando o caminho certo para formação de cidadãos críticos.
117Referências
ANDRADE, Manoel C. de. Geografia: Ciência da Sociedade. Uma introdução à análise do Pensamento Geográfico. 2a edição. São Paulo: Atlas. 1992.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MOREIRA, Igor Antônio Gomes. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 1982.
OLIVEIRA. Elvira de. Geografia: O Brasil e o mundo em detalhes. Coleção Fique por dentro. São Paulo: Klick, 2001.
KIMURA, S. Geografia no ensino básico. Questões e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
OLIVEIRA, C. G. S. de.; TRINDADE, G. A. Ensino de Geografia e reflexões acerca da (re)construção do currículo no âmbito da licenciatura. In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, J. N. (orgs). Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SOUZA, M. E. A. de S.; CHIAPETTI, R. J. N. O ensino de Geografia como um caminho para o desenvolvimento de competências. In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, J. N. (orgs). Discutindo Geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.
Notas