Maria Gabriela Pereira dos Santos
gabriela_maria@discente.ufcat.edu.br

Marcos Fernandes Amorim
amorim.amorim@discente.ufcat.edu.br

Daniel de Oliveira Almeida
almeida.daniel@discente.ufcat.edu.br

Élida Alves da Silva
elida_alves@ufcat.edu.br

Marta Borges
martaborges@ufcat.edu.br

EIXO 8
Matemática e Física

Atividades no Google Forms Para ensino e avaliação da aprendizagem de matemática

144

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar potencialidades dos formulários Google, ou Google Forms, dentro de uma proposta de sequência didática para ensino e avaliação do conteúdo de frações. O estudo foi realizado por quatro estudantes do curso de Matemática participantes do Pibid durante ações formativas desenvolvidas de forma remota. A construção da sequência didática possibilitou constatar que esse planejamento é uma estratégia promissora para organizar e estruturar as práticas de ensino, por prever a preparação, aplicação e avaliação. Em relação aos formulários on-line, estes se mostraram facilitadores para o ensino e a verificação da aprendizagem, podendo expandir as barreiras das salas de aula presenciais e virtuais, pois permitem momentos de interação síncronos e assíncronos. O trabalho conjunto na realização das atividades possibilitou a troca de conhecimentos e de diversas percepções da prática docente, contribuindo para o percurso formativo dos pibidianos como futuros professores de matemática.

Palavras-chave: Google Forms. Tecnologias digitais. Sequência didática.

Introdução

As Tecnologias Digitais (TD) têm integrado as orientações de documentos oficiais, dentre os quais destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo na competência geral número cinco que o estudante, ao concluir a educação básica, seja capaz de “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) [...]” (BRASIL, 2018, p. 9). Essa orientação vem contribuindo para aumentar o interesse em alternativas de ensino com recursos digitais aliados ao trabalho do professor em favor da aprendizagem, principalmente no decorrer do ano de 2020, com a realidade do ensino remoto instituído emergencialmente em decorrência da pandemia de COVID-19.

Diante desse cenário, as atividades educacionais presenciais foram substituídas por não presenciais, tanto na educação básica quanto na superior, impulsionando a experimentação e a reinvenção profissional por parte de professores e a adaptação de estudantes, pais e toda a comunidade escolar e acadêmica a uma rotina até então impensável. Ressalta-se, porém, que a temática da inclusão digital é ampla, multidimensional, e não foi objeto de estudo deste trabalho.

Nesta perspectiva, este artigo é resultado de ações formativas em modalidade remota dos estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da área de Matemática da Universidade Federal de Catalão, com o objetivo de investigar potencialidades dos formulários Google, ou Google Forms, dentro de uma proposta de Sequência Didática (SD) para ensino e avaliação do conteúdo de frações.

O Google Forms é uma ferramenta digital gratuita que permite a criação de formulários on-line personalizados e compartilhados por e-mail, link, website ou redes sociais (para serem respondidos ou elaborados coletivamente) e a análise dos dados obtidos pode ser realizada via Google Planilhas ou outros recursos. Como ferramenta de ensino e avaliação de matemática, tem se mostrado promissora por possibilitar o imediato feedback para professor e estudantes. O trabalho de Dias et al. (2021, p. 8), desenvolvido em meio à pandemia, concluiu que a utilização desses formulários “facilitou em todos os sentidos as avaliações feitas remotamente” em aulas de matemática, impressões análogas às apresentadas por Sousa (2020), cuja pesquisa com formulários foi realizada em 2018 e 2019.

145

Dentre as vantagens para o professor, observa-se a diminuição do tempo gasto com digitação e formatação, pois possibilita aos editores do documento a utilização do comando copiar e colar, inclusive imagens, gráficos e ilustrações. Além disso, pode facilitar e tornar mais rápida a tomada de decisões e correção de rotas pedagógicas ao serem incluídos questionários na rotina semanal, abordando os conteúdos estudados com base nos descritores educacionais previstos (SOUSA, 2020).

O processo formativo do Pibid inclui promover a vivência dos participantes em atividades que articulem teoria e prática. Sendo assim, as ações pedagógicas descritas a seguir foram desenvolvidas pelos pibidianos para lhes propiciar conhecer possibilidades de utilização de TD tanto para o professor ensinar, quanto para o estudante aprender. Logo, corroboram com a BNCC na perspectiva de que os estudantes devem “saber” e, sobretudo, “saber fazer”, a fim de constituir e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para “resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2018, p. 13).

Metodologia

O estudo foi desenvolvido por quatro estudantes do curso de Matemática bolsistas do Pibid durante as ações remotas de formação realizadas em novembro e dezembro de 2020 e consistiu de três etapas. Inicialmente, realizando estudos teóricos, os estudantes pesquisaram potencialidades de ferramentas colaborativas tecnológicas no ensino da Matemática, em especial recursos do Google Apps. O intuito foi investigar: Que tipo de atividade pode ser explorada pelo recurso? Além de leituras, assistiram vídeos explicativos do YouTube para preparação e experimentação. Após, por uma pesquisa empírica, utilizaram SDs elaboradas previamente e já discutidas em reuniões do grupo de pibidianos sobre o conteúdo de frações para formular, aplicar e analisar problemas matemáticos no Google Forms.

Cada estudante elaborou um formulário contendo de duas a três questões, que foi enviado e respondido pelos colegas. Assim, cada autor recebeu três formulários respondidos e, por sua vez, respondeu três formulários, além de verificar a correção e analisar as respostas recebidas. Os resultados foram compartilhados em reuniões remotas dos integrantes do Pibid e serão mostrados na próxima seção. Por fim, na terceira etapa, os estudantes elaboraram uma SD em que o Google Forms é proposto como recurso para ensino, estudo e avaliação.

Resultados e discussões

Por limitações do número de páginas, a SD a seguir elaborada para a revisão de frações foi resumida (definições, propriedades, exercícios e cálculos foram omitidos).

146

Título: Revisão de frações no ensino remoto.

Estrutura curricular: Público-alvo: 7° Ano - Ensino Fundamental (Anos finais). Unidade temática: Números. Objetos de conhecimento (conteúdos): equivalência de frações, cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações; e interpretar problemas envolvendo frações. Habilidades: (EF06MA09) resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora; e (EF06MA10) resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

Objetivos/Expectativas de Aprendizagem: Utilizar frações em situações do cotidiano e trabalhar com números fracionários.

Conhecimentos prévios: Conceito introdutório de frações, operações com frações, problemas e situações cotidianas envolvendo frações. Estão previstas 4 aulas de 50 minutos cada.

Estratégias de ensino e recursos educacionais: Professor e estudantes precisarão dispor de equipamentos (notebook, celular ou equivalente) conectados à internet para o acesso ao Google Forms e à plataforma virtual de ensino que será utilizada no momento síncrono (a escolha desta ficará a critério do professor). É importante que o professor já saiba criar formulários.

Descrição da Sequência de Atividades

1ª etapa - Relembrando os conteúdos anteriores e apresentando o Google Forms

Nesta primeira aula, o professor utilizará a plataforma Google Meet para o encontro síncrono com os alunos. Iniciará a revisão do conteúdo de frações, abordando os seus principais conceitos. Após, o professor apresentará aos estudantes a plataforma e como ela será empregada nas aulas posteriores.

2ª etapa - Produzindo formulários com os alunos

Por se tratar de um recurso on-line, não há necessidade de instalar o aplicativo. O professor ensinará aos alunos os meios para produzir e como responder o formulário, seguindo o passo a passo para notebook: no navegador “Chrome”, entrar no pacote “Google Apps” e clicar em “Google Forms” ou “Formulários”; em seguida, clicar “em branco” (também há modelos prontos disponíveis). Será permitido ao proprietário editá-lo, adicionando título e questões (há disponíveis diversos tipos de perguntas: resposta curta, múltipla escolha, entre outras). Na elaboração, também é possível reutilizar perguntas de outros formulários já criados e pode-se inserir imagens, alternativas, pontos etc. O professor conduzirá os alunos, apresentando um banco de questões para que possam escolher no máximo duas delas e incluir nos formulários, sem que haja repetição. Durante a criação, o professor os acompanhará, sanando dúvidas, mas sem interferir na criatividade dos alunos. Quando a versão final estiver pronta, os alunos compartilharão os links entre si e responderão o formulário dos colegas da turma como atividades assíncronas.

3ª etapa - Compartilhando a experiência

A terceira aula será o momento de troca de experiências. O intuito é que esta aula sirva de estudo e complementação da revisão feita na primeira etapa.

Avaliação da aprendizagem

Também será pelo Google Forms, com questões selecionadas a critério do professor. Poderá adotar como critério a nota dessa avaliação e a atividade de produção de formulários, observando o desenvolvimento e participação do aluno.

A construção da SD possibilitou constatar que esse planejamento é uma estratégia promissora para organizar e estruturar as práticas de ensino, por prever a preparação, aplicação e avaliação. Para iniciar a construção da SD, foi necessário estudar os conceitos e fazer um planejamento geral, inclusive as estratégias que seriam utilizadas para chegar aos resultados. Por isso foi escolhido o Google Forms, por condizer com a faixa etária do público-alvo e com o ensino remoto. É importante ressaltar que estipular o tempo que seria gasto nas aulas foi desafiador no processo de elaboração da SD, pois nesse contexto podem haver imprevistos que comprometam o andamento das atividades, em especial com os equipamentos.

147

A elaboração dos formulários centrou no conteúdo de frações equivalentes e operações, com questões procurando relacionar situações do cotidiano, como por exemplo as fatias de uma pizza, como mostra a Figura 1 a seguir.

Figura 1. Questão criada por Marcos Amorim Fernandes.

Fonte: Arquivo dos autores, extraída do Google Forms.

O Google Forms disponibiliza uma diversidade de opções, possibilitando que o professor produza a atividade de acordo com suas demandas. Foi possível notar que a funcionalidade de correção e nota automática pode ser útil para um feedback mais rápido para professor e alunos. Assim, a ferramenta se mostrou facilitadora para o ensino e a verificação da aprendizagem, podendo expandir as barreiras das salas de aula presenciais e virtuais, pois permite momentos de interação síncronos e assíncronos.

De fato, segundo Sousa (2020, p. 61), a participação ativa dos estudantes em questionários on-line como forma de estudo e avaliação da aprendizagem em matemática permite “maior ativação dos conhecimentos prévios inerentes aos conteúdos estudados, possibilitando melhores resultados nas avaliações, uma vez que não se trata mais de mera memorização de fórmulas, mas de aquisição de conhecimento de forma significativa”.

Por fim, na atividade de responder ao formulário, percebeu-se a necessidade de maior cuidado ao elaborar uma questão, pois os erros cometidos concentraram na dificuldade de compreender e interpretar o enunciado, de modo que a clareza da redação da questão é essencial.

Considerações finais

Com base na experiência da utilização do Google Forms, os pibidianos pesquisadores puderam constatar a sua praticidade na hora de desenvolver uma lista de exercícios, trabalhos, avaliações ou até mesmo pesquisas. O trabalho conjunto na elaboração da SD, incluindo a produção, aplicação e análise do formulário, possibilitou a troca de conhecimentos e de diversas percepções da prática docente, contribuindo para o percurso formativo destes como futuros professores de matemática.

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEE/MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

DIAS, G. N. et al. A utilização do Formulários Google como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia de Covid-19: Um estudo em uma escola de educação básica. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 4, p. e44910414180, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i4.14180. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14180. Acesso em: 24 jun. 2021.

SOUSA, Francisco Wagner Silva de. O uso do Forms como ferramenta de avaliação no ensino da Matemática. 2020. 90 f, il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39354. Acesso em: 21 jun. 2021.