Atividades iniciais do projeto interdisciplinar PIBID / UFCAT: observações das aulas de ciências na Escola Campo
74Resumo: Esse trabalho tem por objetivo relatar o acompanhamento das aulas remotas de uma bolsista do subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Catalão (Pibid/UFCAT) na escola campo Instituto de Educação Matilde Margon Vaz. Também tem como objetivo realizar reflexões acerca da importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no âmbito educacional e na formação inicial docente dos bolsistas do programa.
Palavras-Chave: Prática docente; Educação; PIBID.
Introdução
O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. A importância do Pibid na formação docente se faz a partir possibilidade de se estabelecer um contato direto entre o professor em formação e o ambiente escolar, o preparando assim para a prática da educação e também para o reconhecimento da realidade desses espaços no cenário brasileiro.
Além disso, a intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas como parceiras na formação inicial docente, elevando assim a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e disciplinar.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didáticas pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. (BRASIL, 2010).
Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar o acompanhamento das aulas na escola campo do Pibid Interdisciplinar da UFCAT e tecer reflexões sobre este processo inicial.
Metodologia
O subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Catalão (Pibid/Interdisciplinar/UFCAT) reúne os Cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e Educação do Campo, tendo sido contemplado pelo Edital 02/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O subprojeto iniciou suas atividades em outubro de 2020 com a participação de 04 (quatro) bolsistas de iniciação à docência dos Cursos acima citados, 01 (um) professor supervisor, licenciado em Geografia e em Química, 01 (um) coordenador de área e 01 (um) professor colaborador docentes da universidade.
Neste subprojeto as escolas parceiras são: Instituto de Educação Matilde Margon Vaz e Escola Municipal Maria Bárbara Sucena. No início do ano letivo de 2021 (janeiro), os bolsistas de iniciação à docência foram inseridos na realidade escolar de forma remota para observação do processo de ensino e aprendizagem, tendo sido inseridos dessa forma na rotina das escolas.
75Após um período inicial de formação pedagógica, os bolsistas foram inseridos nas escolas campo. A autora deste trabalho é licencianda em Educação do Campo e a escola campo em que acompanhou as aulas foi o Instituto de Educação Matilde Margon Vaz (localizada na Rua 21, n° 135, Setor Universitário, Catalão – GO), uma escola urbana da rede estadual de Educação de Catalão - GO.
Por se tratar de um projeto que ocorreu em tempos de pandemia e necessidade de isolamento físico, o acompanhamento das aulas se deu de forma virtual, através da plataforma Zoom, que é um serviço de videoconferência que pode ser utilizado para se encontrar com outras pessoas de forma virtual. Neste, o projeto se estendeu de março à junho de 2021, toda segunda-feira, no período da manhã, com duração aproximada de 40 minutos cada aula, conforme Figura 1.
Resultados e Discussões
Durante o primeiro semestre letivo de 2020 foram acompanhadas as aulas remotas da disciplina de Química nas turmas do Ensino Médio do Instituto de Educação Matilde Margon Vaz ministradas pelo professor supervisor. Toda metodologia de ensino teve que ser adaptada à nova realidade que os alunos e professores estão enfrentando durante a pandemia. Sendo assim, o professor deixava os alunos bem a vontade para responderem perguntas e sanarem suas dúvidas.
As aulas foram ministradas a partir da plataforma Zoom e para a realização das avaliações foi utilizado o Google Forms, que é um serviço de criação de formulários gratuitos, no qual se pode produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras opções.
Percebeu-se uma maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem durante as aulas remotas, pois a distância física foi um obstáculo na interação professor e alunos. Falando em percepção, nota-se que o professor se dedica bastante em sanar todas as dúvidas colocadas pelos alunos, mas, apesar disso, é perceptível que os alunos ainda encontram dificuldades para participar das aulas online, estando muitas vezes ausentes.
Acredita-se que por meio do contato com as escolas e as aulas remotas, os bolsistas de iniciação à docência tiveram a oportunidade de entrar em contato direto com a escola e os alunos, além de terem a oportunidade de vivenciar este período excepcional de ensino remoto, uma realidade diferente daquela que vivenciaram enquanto alunos do ensino médio.
Sabe-se que esse novo cenário pegou todos os professores e estudantes de surpresa, e é também sabido que, em uma escola pública, há um conjunto de subjetividades que devem ser consideradas na hora de se fazer uma análise. Nem todos os jovens tem as condições necessárias para que o seu aprendizado seja garantido, muitos dos jovens ali presentes não têm nem uma boa estrutura física para tal (como uma conexão de internet razoável e um local para estudos adequado). Além disso, o espaço escolar, para além de um espaço de aprendizado, é também um espaço de interação social (que não deixa de ser um aprendizado também), onde o indivíduo desenvolve a capacidade de se conviver em uma sociedade plural, respeitando as diferenças e subjetividades de cada um, coisa que é prejudicada pela falta desse contato direto dentro do ensino remoto.
76Espera-se desse projeto que os pibidianos continuem entendendo como que se dá a mecânica da docência, considerando sempre as particularidades de cada aluno e aprendendo a identificar os entraves afim de supera-los no seu dia a dia dentro da escola.
Conclusões
A partir do acompanhamento das aulas remotas do professor supervisor pôde-se observar que os desafios da educação são muitos, e que para solucioná-los, o estado deve cumprir com o seu papel e oferecer as condições mínimas para que os professores estejam preparados para exercer o seu papel tanto nos ambientes físicos como nos ambientes virtuais.
Apesar dos obstáculos, houve grande aprendizado e partilha de experiências e conhecimentos que com certeza agregarão muito na formação de professores, que agora com certeza estarão aptos para compreender a complexidade do ensino, que vai muito além do “ensinar e aprender”.
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010.
Agradecimentos: Ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Notas