Thais Angela Cavalheiro de Azevedo Morandini
thais.deazevedo@hotmail.com

Andrea Coelho Lastória
lastoria@ffclrp.usp.br

Rafael Alberto Moretto
rmoretto@usp.br

EIXO
Formação de Professores (Didática, Didáticas Específicas)

Atividades integradoras de metodologia de ensino de história, geografia e ciências do curso de pedagogia: interdisciplinaridade e localidade

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Resumo: Neste trabalho, apresentamos e analisamos “Atividades Integradoras” desenvolvidas no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública do Estado de São Paulo. Tais ações foram pautadas a fim de desenvolver uma prática formativa contextualizada e interdisciplinar no âmbito da formação inicial de professores. Os objetivos subjacentes dizem respeito à colaboração para que os estudantes se envolvam com ações educativas voltadas para a localidade e o cotidiano dos estudantes e, também, analisar práticas educacionais inovadoras, bem como suas possibilidades formativas. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, focalizando o procedimento de observação participativa. Apresentamos como resultados, os relatos de quatro “Atividades Integradoras”, seus desdobramentos e atividades adjacentes. Apontamos potencialidades vinculadas à formação interdisciplinar e voltadas para a localidade dos estudantes. Estas estão pautadas ao longo do trabalho.

Palavras-Chave: Formação de professores. Ensino remoto emergencial. Práticas educativas inovadoras.

Introdução

Ao longo do primeiro semestre do ano de 2021, os componentes curriculares de Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologia do Ensino de Ciências foram desenvolvidos de maneira integrada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. Em caráter excepcional, os componentes curriculares foram desenvolvidos na modalidade de ensino remoto emergencial, tendo em vista o contexto de isolamento social, vivenciado em decorrência da Pandemia da COVID – 19.

Neste texto, versamos sobre o desenvolvimento dos referidos componentes curriculares e, especialmente, focamos as denominadas “Atividades Integradoras”. Essas ações educativas foram planejadas e desenvolvidas pela equipe responsável pelas disciplinas. Como objetivo central do presente trabalho, buscou-se desenvolver uma prática formativa contextualizada e interdisciplinar no curso de Licenciatura em Pedagogia. Como objetivos subjacentes, tais práticas visam colaborar para que os estudantes se envolvam com ações educativas pautadas na localidade e no cotidiano dos estudantes, além de experenciar práticas educacionais inovadoras e suas possibilidades formativas.

As “Atividades Integradoras” são um eixo formativo que une os componentes curriculares de Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologia do Ensino de Ciências há vários anos. Entretanto, em meio à pandemia da COVID – 19, que impôs a condição de distanciamento social e o ensino remoto emergencial, tais atividades ganharam novos contornos e destaques, tendo em vista a oportunidade de desenvolver uma formação inicial de pedagogos interdisciplinar, voltada para o cotidiano e a localidade.

Ao longo do texto, as ações educativas realizadas serão conectadas com os pressupostos de interdisciplinaridade e localidade. Para isso, é necessário explicitarmos quais são os subsídios teóricos que sustentam os tais propósitos. A interdisciplinaridade pode ser compreendida como “a ousadia, a inovação, a articulação pedagógica entre os docentes e discentes, o planejamento interdisciplinar, organizando o planejamento metodológico dentro da ligação de disciplinas, com o objetivo de envolvê-las através de suas estratégias pedagógicas, metodologia, resultados e discussões referências.”.(SILVA; BIANCHEZZI, p. 408, 2017).

Ou seja, buscou-se refletir com os estudantes a respeito das possibilidades proporcionadas pela articulação pedagógica e como tal mobilização educacional pode contribuir para que as práticas educativas se tornem mais contextualizadas.

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Ao avançar nos estudos que envolvem o desenvolvimento de práticas educativas centradas nos estudantes, que sejam significativas e contextualizadas, destaca-se a importância de contemplarmos o cotidiano e a localidade dos estudantes. Tal relevância está pautada na obras de diversos autores que reforçam a importância do estudante construir seus conhecimentos a partir das suas vivencias e da elaboração da sua própria identidade e pertencimento (DE-ALBA-FERNÁNDEZ; GARCÍA-PÉREZ; SANTISTEBAN FERNÁNDEZ, 2012; LASTÓRIA; FERNANDES, 2012).

Com isso, afirma-se que o desenvolvimento dos componentes curriculares de Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologia do Ensino de Ciências foi subsidiado pelas premissas que sustentam a formação docente enquanto processo variado de construção de saberes. Nesse sentido, as “Atividades Integradoras” que serão apresentadas e analisadas neste texto, valorizam o trabalho interdisciplinar e voltado para a localidade do estudante.

Metodologia

Os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia se reuniram semanalmente, em tempos distintos, com os respectivos docentes para o desenvolvimento dos componentes curriculares de Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologia do Ensino de Ciências. Entretanto, além desse encontro semanal, no qual foram desenvolvidos conteúdos das didáticas específicas, os estudantes tiveram a oportunidades de vivenciarem as “Atividades Integradoras”.

Neste trabalho, descrevemos e analisamos tais atividades, a partir da observação participante. Com tal explicitação, esclarecemos que este texto pauta-se na abordagem qualitativa de investigação. Segundo Lüdke e André (1986, p. 35), para que a observação “se torne um instrumento válido e fidedigno de investigação científica, a observação precisa ser, antes de tudo, controlada e sistemática. Isso implica a existência de um planejamento cuidadoso do trabalho e uma preparação rigorosa do observador”.

O planejamento das “Atividades Integradoras” foi realizado no começo do semestre, especialmente quando os cronogramas das disciplinas foram elaborados e divulgados aos estudantes. As ações educativas foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2021, em duas segundas-feiras, dia da semana destinado originalmente à disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, e em três quartas-feiras, dia da semana destinado à disciplina de Metodologia do ensino de História e Geografia.

Conforme mencionado anteriormente, os encontros foram realizados de maneira online, devido à condição do isolamento social. Com isso, para que as turmas das duas disciplinas pudessem se unir em um encontro, os docentes unificaram a reunião de acesso à disciplina, utilizando a plataforma Google Meet, ou seja, na semana em que ocorreram atividades integradas, os estudantes se reuniram num encontro síncrono que contou com a participação dos dois docentes responsáveis pelas disciplinas e dos respectivos monitores, unidos para o desenvolvimento e para o aprofundamento das temáticas.

Para que a observação pudesse ser explorada, a equipe de ambas as disciplinas desenvolveu uma sistemática de contato via grupo de conversas por aplicativos, para que tais encontros pudessem ser organizados e para que as informações e dados posteriores as ações pudessem ser partilhados.

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Resultados e Discussões

Desenvolvemos e analisamos quatro “Atividades Integradoras”. A primeira atividade desenvolvida teve como temática central a “contextualização no ensino de Ciências, História e Geografia”. A partir desse encontro, os estudantes foram convidados a produzir materiais que refutassem Fake News. Essa foi uma atividade que teve grande repercussão e adesão dos estudantes, pois a busca por informações falsas que deveriam ser questionadas e respondidas por meio de informações confiáveis motivou os alunos a produz materiais riquíssimos, os quais foram divulgados em uma página de rede social criada especificamente para a atividade, mostrando também a importância da divulgação científica.

A segunda ação educativa de formação dos licenciando em Pedagogia foi o denominado “Cine Fórum”. Neste encontro, os estudantes e docentes assistiram ao curta-metragem intitulado “Ribeirão Preto: A terra do café”. Este curta foi criado, ilustrado e desenvolvido por estudantes e professores do Ensino Básico da rede pública de ensino. O material conta com rica informações sobre a localidade. Após a exposição do vídeo, uma roda de conversa foi instaurada e os professores em formação inicial, juntamente com convidados, trouxeram à tona reflexões sobre a temática e sobre as possibilidades do uso de curtas no ensino de História, Geografia e Ciências.

A linguagem cinematográfica pode proporcionar um momento de intenso debate e exposição de proposições. Uma das reflexões explorou a vestimenta do personagem, outra colocou em debate os lugares frequentados pelo personagem e as posições sociais dos espaços urbanos. Podemos afirmar que houve um grande envolvimento dos estudantes nesta atividade e ela disparou a construção de uma lista com sugestões de obras cinematográficas que podem fomentar encontros e ações educativas.

A atividade que realizada no terceiro momento envolveu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse encontro, os vários debates foram explorados, destacamos o que emerge das possibilidades do desenvolvimento de práticas voltadas para a localidade, tendo em vista os currículos educacionais generalistas desenvolvidos, tendo como aporte a BNCC. A atividade consistiu na produção de um texto coletivo de autoria dos alunos das disciplinas, discutindo criticamente a BNCC e o ensino de História, Geografia e Ciências.

A quarta “Atividade Integradora” envolveu a temática das práticas educativas voltadas para a Geografia, História e Ciências em espaços não formais de ensino. Abordou-se os conceitos de educação formal, não formal e informal (GOHN, 2017). Foi apresentado o material elaborado pelo Grupo de Estudos da Localidade (ELO/FFCLRP/USP), o Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto - SP (LASTÓRIA; ROSA; ASSOLINI, 2019).

O desenvolvimento de práticas educativas em contextos não formais de ensino pode colaborar para que o estudante amplie os contextos de discussão para além dos muros da sala de aula. Como atividade desse encontro, foi proposto que os alunos formulassem, em grupos, roteiros para visitas on-line em espaços não formais de ensino, explorando as potencialidades pedagógicas dos espaços não formais e possíveis temáticas relacionadas ao ensino de História, Geografia e Ciências que poderiam ser trabalhadas.

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Considerações Finais

Com a realização das práticas educativas denominadas “Atividades Integradoras”, consideramos que os estudantes tiveram a oportunidade de avançar nas reflexões que envolvem os âmbitos da interdisciplinaridade e a relevância do trabalho docente com a localidade do estudante.

Notamos que com esses encontros voltados para as “Atividades Integradoras”, os componentes curriculares de Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologia do Ensino de Ciências se desenvolveram de maneira mais unida e fizeram com que os estudantes do curso de Pedagogia trouxessem em suas falas e observações de sala de aula aspectos que interrelacionaram os diversos campos específicos envolvidos.

Consideramos que as “Atividades Integradoras” puderam colaborar significativamente para o desenvolvimento da formação inicial dos professores. As ações educativas realizadas em tais encontros e os desdobramentos dessas atividades colaboraram para que, mesmo em um contexto de ensino remoto, os estudantes pudessem trabalhar de forma interdisciplinar, articulando as diversas áreas do conhecimento e se aproximando enquanto grupo de profissionais em formação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

DE-ALBA-FERNÁNDEZ, Nicolás; GARCÍA-PÉREZ, Francisco F.; SANTISTEBAN FERNÁNDEZ, Antoni. Educar para una ciudadańıa democrática y participativa: una investigación con un grupo de 4o de ESO. [S.l: s.n.], 2012. Disponível em: .

GOHN, Maria Da Glória. Educação Não Formal Nas Instituições Sociais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 59, 2017.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa. A Geografia e a Linguagem Cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino Em Re-Vista, v. v. 19, n., 2012.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; ROSA, Antonio Vitor; ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva. Almanaque de espaços não formais de ensino da região de Ribeirão Preto - SP. E-book ed. Ribeirão Preto: [s.n.], 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, p. 25–44, 1986. Disponível em: .

SILVA, Rozinilza; BIANCHEZZI, Clarice. Livros didáticos de história: análise do uso nos anos iniciais do ensino fundamental. RELEM – Revista Eletrônica Mutações, v. jan-jul, 2017.

Notas