Tiago Felis Pinheiro
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Juliana Mendes de Morais
julimendesdemorais@outlook.com

Amarolina Ribeiro Silva
marageo1@gmail.com

EIXO
Geografia e História

Proposição de atividades sobre a cidade e o urbano: os erros conceituais e didáticos como obstáculos a serem superados

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Resumo: O presente trabalho, intitulado “Proposição de atividades sobre a cidade e o urbano: os erros conceituais e didáticos como obstáculos a serem superados”, objetiva apresentar resultados parciais de pesquisa realizada por este grupo, que ainda se encontra em andamento, quanto as possibilidades do professor de Geografia do Ensino Médio, identificar possíveis erros nos exercícios dos livros didáticos e utiliza-los no processo de construção do conhecimento. Buscamos ao longo da pesquisa, dialogar com obras de autores que pensam as dimensões de erros, obstáculos epistemológicos, exercícios e ensino de Geografia. Em seguida, analisamos duas coleções utilizadas por professores do Ensino Médio, para identificar estes possíveis obstáculos em exercícios de conteúdos referentes a cidade e ao urbano. A etapa seguinte, ainda em processo de planejamento, será a realização de oficinas, com estes professores, para pensarmos coletivamente, estratégias para potencializar o Ensino de Geografia, superando estes obstáculos na sala de aula. Ao final, pretendemos que o professor possa detectar possíveis erros nos exercícios dos livros didáticos, mas que possa ir além, enxergando nesses erros, obstáculos a serem superados junto aos alunos, como forma de potencializar a construção do pensamento geográfico na escola.

Palavras-Chave: Exercícios. Livro didático de Geografia. Erros conceituais.

Introdução

O trabalho deste grupo de pesquisadores vinculados ao Laboratório de Pesquisa em Educação e Geografia (LEPEG), da Universidade Federal de Goiás, é o desdobramento das ações promovidas por um subgrupo de pesquisa coletiva realizada entre os anos de 2019 e 2021. A pesquisa em questão é intitulada “os erros conceituais e didáticos nos livros de Geografia do Ensino Médio e nas práticas docentes: processos de retificação e mediação didática”, coordenada pelo professor Dr. Vanilton Camilo de Souza. Seu objetivo é analisar os erros conceituais e didáticos que se manifestam nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio e nas práticas de ensino do professor e suas possíveis superações como forma mediar o conhecimento geográfico dos alunos.

Para isso, buscamos fundamentação teórica em autores que contribuíram com reflexões sobre obstáculos epistemológicos, como Bachelard, que defende o princípio de que lidar com os obstáculos epistemológicos no sentido de superá-los, é um caminho para ascender o espírito científico (BACHELARD, 1996).

Dentro da pesquisa, este subgrupo tratou de entender como os possíveis erros didáticos e teóricos, presentes nos exercícios dos livros didáticos de Geografia, do Ensino Médio, podem servir de ferramentas para aprendizagem, quando o processo é conduzido com os devidos cuidados pelo professor.

A literatura voltada para a educação, tem indicado que o olhar positivo para o erro, mesmo que ainda não esteja tão presente na cultura dos professores, representa um importante passo para a construção do conhecimento. Astolfi (2003) destaca que os obstáculos são aspectos positivos ao pensamento e ao exercício mental, portanto ao processo de construção do conhecimento em qualquer nível educacional. Assim sendo, partimos do pressuposto de que, mesmo com as fragilidades detectadas nos exercícios dos livros didáticos, é possível produzir conhecimento geográfico na escola básica.

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Foi necessário fazer um recorte na pesquisa, momento pelo qual optamos pelos conteúdos referentes à cidade e ao urbano. A partir daí, foram analisados os exercícios listados em capítulos que abordam esta temática, a fins de detectar tais obstáculos.

Como próximo passo, a referida pesquisa deverá realizar oficinas, voltadas a professores de Geografia do Ensino Médio, onde poderá ser apresentado coletivamente, como o processo de análise dos exercícios dos livros aconteceram. A partir daí, estará fomentada a discussão sobre como utilizar estes obstáculos, como caminho para pensar geograficamente, a partir dos exercícios. O que se espera é que o professor consiga mediar o processo de construção do pensamento geográfico, apesar dessas adversidades que se manifestam em sua prática docente.

Metodologia

Trazer para a discussão da Geografia Escolar o livro didático de Geografia e o erro como dimensões relevantes para o ensino e a aprendizagem deste componente curricular se configurou como um desafio posto para pensar as práticas pedagógicas e a produção de conhecimentos deste campo de pesquisa. Compreendendo a complexidade do que foi proposto, recorreu-se às proposições de Bardin (2010) quanto à base metodológica necessária para o objetivo então elencado. Se ater a descrição e as classificações dos conteúdos referentes a cidade e urbano, bem como as inferências elaboradas mediante aos dados levantados foram relevantes para a fundamentação da análise aqui em discussão.

Isto posto, empreendeu-se o estudo de atividades propostas em unidades referentes ao tema indicado de duas coleções de livros didáticos da 2º série do Ensino Médio, quais sejam: Contato, dos autores Rogério Martinez e Wanessa Garcia, e Geografia Contextos e Redes, de Angela Côrrea da Silva, Nelson Bacic Olic e Ruy Lozano. Após o estabelecimento da hipótese que norteou a presente pesquisa procedeu-se as seguintes estratégias para a análise:

a) estudo dos manuais de professores no material indicado, visando a identificação da concepção de geografia e de ensino dos autores, e, também a metodologia proposta para o ensino;

b) levantamento dos exercícios e atividades propostas a respeito do tema de cidade e urbano, excetuando-se as questões referentes aos exames e vestibulares;

c) e, por fim, o preenchimento de uma ficha avaliativa dos exercícios identificados considerando: a coerência com a concepção de geografia dos autores; a coerência com a metodologia de ensino; a abordagem de raciocínio geográfico; a abordagem de cidade e urbano; a relação com o cotidiano (próximo ou distante); as dimensões escalares; a presença de possíveis erros; e a adequação da linguagem.

Pensar nos elementos acima como potencialidades para a análise dos materiais didáticos utilizados no ensino se torna um fator relevantes para a prática pedagógica de professores deste componente curricular. Neste sentido, refletir acerca da realização destas etapas e procedimentos foram fundamentais para a identificação dos erros conceituais sobre a temática em discussão resultando, posteriormente, na consideração da potencialidade do erro para o ensino, conforme os referenciais teóricos que embasam as discussões aqui propostas.

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Resultados e discussões

A proposição de uma investigação centrada na retificação de erros presentes em atividades nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio partiu a partir do recorte temático cidade e urbano, de modo a contribuir para proposições didático-pedagógicas para o ensino deste componente na Educação Básica. Assim, reafirma-se a importância e a pertinência desta temática para uma vez que mediante os conceitos trabalhados no processo educativo é fundamental para uma formação cidadã.

A pesquisa já evidenciou que é possível e um bom caminho para o professor de Geografia, considerar aquilo que pode ser apontado como erro nos exercícios dos livros didáticos, apenas um obstáculo a ser superado, junto aos alunos, numa perspectiva de construção do conhecimento na escola.

Espera-se que, com a realização das oficinas, seja oportunizada a discussão sobre como o professor pode identificar estes obstáculos e, coletivamente, construirmos caminhos que conduzam a um direcionamento quanto as estratégias de ensino que possam contribuir com a perspectiva por nós considerada.

Referências

ASTOLFI, Jean Pierre. El “error”, un médio para enseñar. Sevilla: Diada, 2003.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: contraponto, 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2010.

Notas