Ludmyla Rayanne de Sousa Gomes
ludmyla.rayanne@gmail.com

EIXO
Letras – Espanhol, Francês, Inglês, Português e Libras

A arte de argumentar: um relato de prática no ensino médio

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Resumo

O presente trabalho é um relato de prática de um trabalho com disciplina Eletiva de Produção de Texto em uma escola estadual de Goiânia – CEPI Professor Pedro Gomes. As eletivas são disciplinas escolhidas pelos estudantes no início de cada semestre letivo, para que possam desenvolver suas habilidades. Assim, a disciplina “A arte de argumentar” surgiu para auxiliar os estudantes do Ensino Médio a desenvolverem a escrita de textos dissertativo-argumentativos, preparando-os para o Exame Nacional do Ensino Médio. Trabalhando a estrutura textual, elaboração de tese, uso de mecanismos linguísticos e, sobretudo, tipos de argumentos, as aulas têm sido bastante motivadoras, tanto para os alunos quanto para a professora, apresentando resultados satisfatórios na escrita desses estudantes e elevando a nota dos egressos na Redação do ENEM.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Dissertativo-argumentativo. ENEM.

Introdução

As disciplinas eletivas pertencem ao Núcleo Diversificado dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás. Numa tentativa de trazer ao aluno oportunidades de conhecer melhor sua comunidade e desenvolver competências, as eletivas são ofertadas a fim de alimentar o núcleo comum e elevar o desempenho dos alunos da rede estadual de Goiás.

Sendo assim, cada estudante se inscreve na disciplina eletiva que mais lhe interessar, sendo grande a diversidade oferecida pelas escolas estaduais. No CEPI Professor Pedro Gomes, há sempre uma gama de eletivas, relacionadas a todas as áreas do conhecimento, procurando dar ao jovem a oportunidade de se conhecer melhor e de adquirir conhecimento em diferentes âmbitos. Em Língua Portuguesa, a eletiva que envolve Produção de Texto nem sempre foi a mais almejada, mas esse quadro vem mudando ao longo do tempo.

Os estudantes do Ensino Médio preparam-se, sobretudo no último ano escolar, para o processo seletivo mais importante da vida deles até então, o Exame Nacional do Ensino Médio. Garantir uma boa nota no ENEM é sinônimo de ingressar em um curso superior de forma gratuita, seja pelo SISU (instituições públicas) ou pelo PROUNI (instituições particulares).

A eletiva “A arte de argumentar” surgiu, assim, para aprimorar a argumentação dos jovens escritores, mostrando-lhes que um ponto de vista bem defendido pode valer mais que uma verdade sem defesas concretas. Argumentar é de extrema importância, tanto na escrita quanto na fala, e desenvolver essa arte é uma necessidade humana. Além disso, ensinar o aluno a refletir é parte fundamental do trabalho do professor, de acordo com os 4 pilares da educação – Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser (DELORS, 2001).

Dessa forma, o principal objetivo da disciplina é estimular a redigir textos dissertativo-argumentativos com grau crescente de clareza e coesão, segundo o padrão culto da Língua Portuguesa, aguçando a percepção, a linguagem, a memória e a reflexão, observando as conexões com textos e conceitos filosóficos. Como objetivo final e não menos importante, a disciplina procura elevar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e ENEM no que se refere à leitura, interpretação e, principalmente, na produção textual. Seguindo sempre as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC (1997).

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Com isso, estudantes de todo o Ensino Médio, sobretudo aqueles que estão finalizando essa etapa, tem a oportunidade de aprimorar seus textos, de consolidar uma boa argumentação escrita, estabelecendo o processo de autoria. Sobre a autoria, POSSENTI (2002, p. 121) afirma:

Há indícios de autoria quando diversos recursos da língua são agenciados mais ou menos pessoalmente – o que poderia dar a entender que se trata de um saber pessoal posto a funcionar segundo um critério de gosto. Mas, simultaneamente, o apelo a tais recursos só produz efeitos de autoria quando agenciados a partir de condicionamentos históricos, pois só então fazem sentido.

Metodologia

Ao início de um semestre letivo, cada estudante do Ensino Médio escolhe uma disciplina eletiva para cursar. Para que essa escolha seja feita, todos os professores apresentam suas ideias aos estudantes e a coordenação faz a inscrição do aluno na disciplina que ele escolheu. A disciplina “A arte de argumentar” é uma das disciplinas eletivas com maior procura na escola, sobretudo pelos estudantes da 3ª série, de forma que muitos pedem para “reservar uma vaga”, tamanha a concorrência para conseguir se inscrever nas aulas. Há sempre o máximo permitido de estudantes inscritos, de forma que outros ficam aguardando por mais um semestre para conseguir se inscrever e acompanhar as aulas.

Feitas as inscrições, as aulas começam com a apresentação das falácias, ou seja, falsos argumentos, muito utilizados na sociedade atual. A falácia é entendida como qualquer erro de raciocínio, seguido de uma argumentação inconsistente. Considerando que um raciocínio pode falhar de inúmeras maneiras, as falácias foram classificadas em formais (tentativa de um raciocínio dedutivo válido, sem o ser) e informais (outro erro qualquer).

Após o estudo das falácias, o conteúdo das aulas passa a ser os tipos de argumento. Tendo por base uma argumentação consistente, são apresentadas formas de demonstrar conhecimento e construir argumentação. Dados estatísticos, citação de uma autoridade no assunto, alusão histórica, exemplificação, uso de senso comum são algumas formas de tornar a argumentação consistente e, ao mesmo tempo, demonstrar o conhecimento adquirido ao longo de toda a vida escolar do estudante. A base teórica para tal conteúdo está presente no livro didático dos estudantes, de CEREJA e MAGALHÃES (2012).

O primeiro passo, quando se fala em tipos de argumentos, é apresentar uma diversidade para os estudantes, conceituando e exemplificando cada um deles. É imprescindível apontar que os dados estatísticos, por exemplo, podem dar consistência à tese do texto, expondo a realidade de acordo com a temática discutida. Argumento de autoridade é usado através de citações ao longo do texto, para comprovar que a opinião de quem está escrevendo não é a única que defende certo ponto de vista. A alusão histórica situa o leitor em fatos históricos ligados ao tema do texto, comparando com os fatos ocorridos na sociedade atual. A exemplificação é importantíssima, uma vez que a vida é feita de metáforas: apresentar notícias de âmbito nacional importantes para o assunto discutido, apontar série ou filme que apresenta uma temática que pode ser relacionada são formas de aproximar o tema da redação do leitor e, ao mesmo tempo, expressar uma diversidade de conhecimentos adquiridos pelo aluno-escritor. Sobre o uso de imagens na produção de texto, ABREU (2016, p. 163) afirma: “Eis aqui um recurso que, se aplicado com moderação e sabedoria, torna qualquer texto interessante, didático e fácil de ser lido.”

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Após apresentados os tipos de argumentos, inicia-se um exercício de fixação desse conteúdo, ao mesmo tempo que ocorre um aprimoramento da escrita do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo: o estudante passa a compreender a necessidade de utilizar esses tipos de argumento, começa a refletir sobre o conhecimento que já possui, despertando-se para a necessidade de buscar ainda mais fontes para enriquecer seu texto, ao passo que aprende a forma correta de utilizar cada artifício desse em seus textos.

Em seguida, as propostas de redação passam a ser entregues quinzenalmente para os estudantes e esses têm uma semana para entregar o texto dissertativo-argumentativo. As propostas são tiradas de possíveis temas de redação ENEM, pesquisados em sites diferentes e com a coletânea montada pela professora. As redações são corrigidas no prazo de uma semana. A devolutiva é feita individualmente, havendo um diálogo sobre o que o estudante produziu, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado dali em diante. Essa devolutiva individual é feita durante as aulas de Eletiva, mas também em outros momentos disponíveis, uma vez que a escola em tempo integral conta com a premissa da Pedagogia da Presença, em que o professor fica disponível para atender os alunos em diferentes momentos, como nas aulas de Estudo Orientado, ou nos horários de Tutoria.

A fim de trabalhar a oralidade, são feitos debates e júri-simulados com temas polêmicos atuais. Os temas são retirados de notícias e reportagens contemporâneas às aulas, de forma que estas são lidas em sala, ressaltando a problemática apresentada e dividindo a sala em pelo menos duas opiniões possíveis, de forma que cada grupo se organize, monte uma boa argumentação e apresente para a turma.

Com a pandemia, desde o 1º semestre de 2020 que a eletiva vem sendo feita virtualmente, com aulas síncronas pelo Meet (2020) e pelo Microsoft Teams (2021), e com acompanhamento em grupo e individual feito pelo Whatsapp. O formato das aulas e atividades continua sendo o mesmo: uso de slides, leitura e discussão de textos, atividades escritas e orais, produções de textos quinzenais, com a participação de grande parte do público-alvo. O maior problema enfrentado com as aulas não-presenciais é a participação de 100% dos estudantes, como acontecia quando estavam todos no ambiente escolar; já que agora alguns não possuem acesso à internet e/ou equipamentos de informática, o que prejudica o acompanhamento não só das aulas de eletiva, mas de toda a base comum e diversificada.

Resultados e Discussões

Toda disciplina Eletiva da rede estadual termina com uma Culminância, momento em que os estudantes apresentam para a comunidade o material que produziram ao longo do semestre, apontando o que foi discutido, o que aprenderam. A ideia da culminância pode ser apresentada pelo professor, ou pode ser sugerida pelos próprios estudantes, público-alvo do trabalho desenvolvido.

Com o contexto da pandemia e, consequentemente com as aulas de forma não-presenciais, a culminância dessa eletiva passou a ser, predominantemente, de forma escrita. Em 2020, as turmas optaram por transformar o aprendizado em textos de diferentes gêneros, com temas atuais e impactantes na sociedade. A turma de 2021-1 optou por produzir mapa mental da estrutura textual, para uma eventual consulta posterior e também para informar acerca do que aprenderam no decorrer das aulas.

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O resultado mais esperado, porém, vem sendo construído ao longo dos anos: uma maior média nas notas de redação da prova do ENEM entre os estudantes egressos do Ensino Médio. Desde que a Eletiva foi criada, ela vem sendo aprimorada para atingir esse objetivo, e vem apresentando resultados melhores a cada edição do Exame. Os estudantes do CEPI Professor Pedro Gomes já obtiveram 920, 940, 960 na redação ENEM. A média na prova de redação é maior que a de todas as outras áreas da prova, sendo a responsável pela aprovação de vários de nossos estudantes em instituições federais de ensino superior. A quantidade de egressos com nota superior a 800 na redação também é maior a cada ano, resultado de um trabalho construído com o apoio da gestão da escola, dos estudantes e de toda a comunidade escolar.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. SPERANÇA-CRISCUOLO, Ana Carolina. Ensino de português e linguística: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016. 176 p.

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. MEC-SEF, 1997.

CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. Ed. Atual.

_____. Interpretação de Textos: Construindo competências e habilidades em leitura. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012.

DELORS, J. Educação – um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI(2001). 10.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:UNESCO, 2006.

POSSENTI, Sírio. Indícios de autoria. Florianópolis: Perspectiva, v.20, n.01, p. 105-124, jan./jun. 2002.