Acompanhamento das aulas no subprojeto interdisciplinar na escola do campo: reflexões sobre o ensino remoto
64Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização da formação inicial docente e tem ainda o objetivo de proporcionar um maior contato dos licenciandos com seu futuro local de trabalho, as escolas de Educação Básica. Assim, o programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. Este trabalho traz os apontamentos iniciais da vivência de uma professora em formação nos primeiros meses como bolsista do Pibid Interdisciplinar da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), sub projeto que agrega os Cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e Educação do Campo. Durante estes primeiros meses no programa, uma das ações dos bolsistas deste subprojeto foi o acompanhamento das aulas do professor supervisor numa das escolas campo do Pibid, uma escola do campo da cidade de Catalão – GO. Com esta experiência, a bolsista, que é licencianda da Educação do Campo, teve a oportunidade de se inserir na realidade do ensino remoto na Educação do Campo na cidade de Catalão – GO, tendo contato com o professor em exercício e com os alunos da Educação do Campo.
Palavras-Chave: Pibid. Escola do Campo. Formação de professores.
Introdução
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado em 2007 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em articulação com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Secretaria de Educação Superior (SESU) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo era promover a formação de professores da educação básica, cooperar com o reconhecimento da carreira docente, promover a relação teoria e prática, aumentar a qualidade da formação dos futuros educadores, entre outros.
Este programa possibilita um contato direto do professor em processo de formação inicial docente com a escola, os alunos, o professor em exercício e todos os aspectos político-pedagógicos que envolvem todo estabelecimento de ensino escolar. De acordo com o Decreto 7.219/2010, o Pibid tem como objetivos, entre outros aspectos, “incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério” (BRASIL, 2010).
Parte-se do pressuposto que o Pibid sustenta vários campos de oportunidades para o amadurecimento da docência ao longo do tempo em que o acadêmico cursa a sua licenciatura e participa do programa. Então, a primeira contribuição acredita-se que seja para os pibidianos. Para a escola em si, é um contato com novas metodologias, atividades diferenciadas, envolvimento com pessoas que vem à escola para acrescentar, compartilhar e trocar experiências, o que é de grande valor para a comunidade escolar e para os pibidianos.
65A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) aprovou um subprojeto Interdisciplinar no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2020 que une os Cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e Educação do Campo. Assim, para este subprojeto, a escola do campo tem uma importância fundamental, além do programa de modo geral. Como a realidade do campo é diferenciada, acredita-se que quando os acadêmicos conseguem entrar em contato com essa realidade em sua formação inicial docente, enriquecem seus conhecimentos, preparam-se melhor para uma abordagem muitas vezes diferenciada.
Melo, Adams e Nunes (2020) afirmam que a Educação do Campo se configura no cenário da educação brasileira como um processo em constante transformação, de forma a considerar as particularidades presentes no campo e, consequentemente, permear o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos do campo. Nesse contexto, a Educação do Campo possui uma grande relevância social, pois surgiu a partir da luta que há décadas vem sendo travada pelos movimentos sociais:
Uma luta que vai além da reforma agrária, porque para a reforma da terra é importante que haja a reforma na educação do e no campo, uma parcela que sempre esteve excluída do ensino público de qualidade: o povo tem direito a ser educado no lugar onde vive; o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada a sua cultura e as suas necessidades humanas e sociais (CALDART, 2002, p. 18).
A partir do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), que apoiou a implementação de cursos regulares de Licenciatura em Educação do Campo nas Instituições de Ensino Superior Públicas de todo o país, foi criado o Curso na Universidade Federal de Goiás Regional Catalão (hoje Universidade Federal de Catalão).
A vivência de uma sala de aula real através do Pibid tem proporcionado um suporte significativo para a formação dos professores em formação e enriquecido a vivência de novas práticas e metodologias didáticas para superar os desafios do ser professor na contemporaneidade. Neste sentido, Silva, Fernandes e Soares (2019) afirmam que a oportunidade de fazerem parte de subprojetos Pibid tem propiciado aos bolsistas experiências no âmbito da escola de educação básica, despertando nos licenciados maior interesse pela docência e os tornando mais preparados para as adversidades da profissão: “As experiências vividas pelos pibidianos, como a interação com o aluno da escola, o desenvolvimento de metodologias diferenciadas e tradicionais funcionais, torna-os mais conscientes de sua escolha profissional e de seu papel social de formador e transformador dos alunos, sujeitos em formação” (pg. 11).
Com o surgimento mundial da pandemia da Covid-19 e o estabelecimento do afastamento físico pelos órgãos de saúde como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus, o ensino remoto foi implantado em todo o país e também no município de Catalão – GO, no contexto das escolas municipais e estaduais e, deste modo, na educação do campo. O calendário escolar, interrompido nos diversos níveis de ensino devido à necessidade de afastamento social, pôde encontrar nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) novos meios de retomar as aulas, desta feita no regime não presencial (remoto). Para isso tem sido utilizadas várias plataformas para as aulas remotas.
66Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência de uma bolsista do subprojeto Interdisciplinar da UFCAT, licencianda em Educação do Campo, no acompanhamento virtual das aulas remotas de Ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2 de uma Escola do Campo do município de Catalão – GO.
Metodologia
Durante o primeiro semestre letivo do ano de 2021 foi desenvolvido um projeto de observação remota das aulas virtuais de ciências do Ensino Fundamental II (sexto ao nono ano) da Escola Municipal Maria Barbara Sucena, localizada na Fazenda Morro Agudo/Cisterna, no município de Catalão – Goiás,. Devido à pandemia do novo Coronavírus e a necessidade do isolamento físico, as aulas aconteceram por meio de “salas de aula virtuais”, que nada mais eram que grupos de whats app formados com os alunos e professores das turmas. Os pibidianos eram adicionadas ao grupo da turma no início de cada aula de ciências e excluídos dos mesmos ao final de cada aula. A observação aconteceu entre os dias 05/02 e 28/06 de 2021.
A instituição pública de educação básica Escola Municipal Maria Barbara Sucena é uma escola do campo e está localizada na Comunidade Morro Agudo Cisterna, em Catalão (GO). A escola da rede municipal de educação oferta desde a Educação infantil, Ensino fundamental I até o Ensino fundamental II (9º ano).
Uma dupla de alunas do subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) acompanharam as aulas do professor supervisor nesta escola do campo durante o ano de 2021 (primeiro semestre letivo). Como dito anteriormente, devido à pandemia à necessidade do distanciamento físico, as aulas aconteceram via whatsApp, via grupos e as vezes por vídeo chamada. O acompanhamento das aulas teve início dia 20/01/2021, seguindo até 28/06/2021, quando se encerraram as aulas síncronas das turmas.
Neste trabalho, buscar-se-á relatar as aulas acompanhadas, bem como tecer reflexões sobre reflexões obre o processo de ensino e aprendizagem observado nas aulas.
Resultados e Discussões
Como citado anteriormente, as bolsistas do subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) (licenciandas em Educação do Campo), acompanharam as aulas remotas da Escola Municipal Maria Barbara Sucena, escola do campo. As aulas acompanhadas foram na disciplina de Ciências no fundamental 2 (do 6º ano ao 9º ano).
O isolamento físico provocado pela pandemia da COVID-19 intensificou o uso de plataformas virtuais e da internet. Sendo assim, as aulas síncronas da escola acompanhada foram realizadas via grupos formados no aplicativo de troca de mensagens whatsapp. A partir deste aplicativo é possível criar uma lista de transmissão para encaminhar áudios, enviar trabalhos para os alunos, vídeos, dentre outros.
Na organização das aulas, o professor compartilhava vídeos com seus alunos, enviava áudios discutindo sobre os conteúdos de Ciências do respectivo período, passava as tarefas e explicava para os alunos, passava as avaliações, bem como as avaliações de recuperação. A escola tem poucos alunos matriculados por sala e sendo assim o professor procurava proporcionar o diálogo com os seus estudantes. Os alunos também tinham espaço para postarem seus trabalhos no grupo, além de suas avaliações.
67Muitos estudantes prestavam atenção e outros não, nem falavam nada. O professor supervisor sempre cobrava a participação dos estudantes, os chamando por áudio e mensagens durante o horário das aulas síncronas. As aulas aconteciam por via de áudios e as vezes por vídeo chamada iniciada pelo professor com todos os alunos presentes. Alguns exemplos de aulas síncronas acompanhadas podem ser vistas na Figura 1.
Figura 1: Print das telas de aulas síncronas via whatsapp da disciplina de Ciências na escola campo. A. Diálogo entre professores e alunos para o encaminhamento de atividades; B. Compartilhamento de vídeo pelo professor regente; C. Postagem de trabalho de avaliação encaminhado pelo professor aos alunos; D. Postagens dos alunos de seus cadernos de atividades; E. Postagem do professor do Livro Didático.Fonte: autores.
Conclusões
O professor supervisor foi sempre presente e atencioso com seus alunos. Sobre as aulas remotas, acredita-se que os alunos aprendem pouco e por muito vezes não participavam, talvez por as vezes ficarem com vergonha.
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010.
CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: Educação do campo: identidade e políticas públicas – Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação Do Campo”, 2002.
MELO, R. J., ADAMS, F. W., NUNES, S. M. T. Concepções da importância do Ensino de Ciências na educação básica por licenciandos de um curso de Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação no Campo, v. 5, p. 1 -21, 2020.
SILVA, J. S., FERNANDES, S. M. A., SOARES, R. R. Importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação dos acadêmicos do curso de ciências biológicas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, pg. 1 – 14, 2019.
Agradecimentos: Ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e aos professores supervisor e coordenador do subprojeto.
Notas