SUMÁRIO

Ficha técnica

01

Apresentação

Amone Inácia Alves
Janice Pereira Lopes
Ravenna Cardoso e Cruz

02


EIXO
Educação

As feiras de ciências da UFCAT: uma construção baseada na articulação ensino, pesquisa e extensão?

Leonardo Oliveira Costa
Gabriel Stéfano de Oliveira Marques
Fernanda Welter Adams
Simara Maria Tavares Nunes

03

Educação de surdos no Brasil: uma reflexão acerca da políticas públicas inclusivas que reconhecem a Libras como língua

Cleibianne Rodrigues dos Santos
Claudio Roberto Machado Benite
Roberto Barcelos Souza

07

História e filosofias de ensino dos surdos, mediante aporte de vigotski

Gustavo Fernandes Rodrigues
Lidiane de Lemos Soares Pereira
Anna Maria Canavarro Benite

11

Percepções socioambientais de estudantes do ensino fundamental: o caso do rio Santa Catarina em Vazante/MG

Henrique Mendes da Silva
Wender da Silva Caixeta

15


EIXO
Formação de professores

A coordenação pedagógica como espaço de formação em educação matemática

Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira
Hélio Rodrigues dos Santos
Geraldo Eustáquio Moreira

19

Formação de professores e o ensino da matemática com crianças bem pequenas

Marley Souza de Moraes Lima
Adriana Aparecida Molina Gomes

24

Projeto de extensão @PED: algumas contribuições para a formação docente

Thaylline Rocha Madureira
Janice Pereira Lopes
João Paulo Machado Godoy
Karoline Moraes Sobocinski
Wanessa Cristina Manhente Rocha

28

UEPEM e o GEPPEMAT: uma possibilidade de parceria entre a universidade e a escola

Luciana Ferreira dos Santos
Fabiana Barbosa da Silva Ramos
Adriana Aparecida Molina Gomes
Maria Elidia Teixeira

33


EIXO
Geografia e História

A importância do cinema no ensino de geografia

Kiara Regina Santos Silva
Vanderleia Faustino de Jesus

37

A prática ambiental no ensino de geografia: resíduos sólidos urbanos

Anigleice Aparecida Lopes da Silva
Yasmim Cristine da Cunha Oliveira

42

As redes sociais enquanto recurso didático para o ensino de geografia: a formação do pensamento geográfico nas práticas juvenis

Wellington de Carvalho Arantes
Matheus Henrique Ribeiro Freire
Pedro Arthur Crivello Neves Pereira

47

Os conteúdos de climatologia nos anos finais do ensino fundamental

Marcos Vinícius Santos de Freitas
Gilvia Helena dos Santos

52

Reflexões sobre o ensino de geografia e o direito à cidade

Juliana Gomes da Silva
João Carlos de Lima Neto

56


EIXO
Matemática e física

Investigação e análise do engajamento e motivação dos discentes através do ensino ativo e da metodologia aprendizado baseado em problemas (PBL)

Vilmar Gehlen Filho
Kamila Araújo Policarpo
Camila Caroline Ferreira

59

Modelagem matemática e interdisciplinaridade: possibilidades e desafios na construção de um projeto de hortas em escolas rurais do distrito federal

Andrei Braga da Silva
Elisabeth Cristina de Faria

63


EIXO
Pedagogia e psicologia

A inclusão da criança com síndrome de Prader Willi na escola comum

Valdete Teles Xavier Soares
Michell Pedruzzi Mendes Araújo

67

Educação infantil, tecnologias e o processo de emancipação de classes

Matheus de Oliveira Fagundes
Cláudia Helena dos Santos Araújo

71

Inserção das tecnologias digitais no ensino durante a pandemia e o retorno presencial: investigações dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Élida Ferreira da Silva
Adriele Priscila de Bessa Pereira
Marcos Antonio Gonçalves Júnior

76


EIXO
Políticas educacionais

A origem do livro didático

Geovanna Gonçalves de Sousa

81

Comunicação pública da ciência na pandemia: o contexto das ações extensionistas do fórum de licenciatura da UFG

Cayo Henrique Ferreira de Alcântara
Pamella Lays Jacinto de Oliveira
Júlia Cavasin Oliveira
Felipe Naves e Silva
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

84

Políticas de inserção de tecnologias nas escolas no estado de goiás: um estudo das finalidades educativas

Thayná Nascimento Santos
Regiane Machado de Sousa Pinheiro
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

88