Investigação e análise do engajamento e motivação dos discentes através do ensino ativo e da metodologia aprendizado baseado em problemas (PBL)
59Resumo:Neste projeto foi analisada a motivação e engajamento dos alunos nas aulas de matemática através da utilização do ensino ativo, bem como as metodologias ativas, em específico a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Através da aprendizagem ativa conseguimos proporcionar um amplo espaço de inclusão, interação e coletividade, onde os alunos trabalharam em conjunto, e em certos momentos individualmente. Conseguimos, por intermédio da utilização dos testes diagnósticos e problemas contextualizados flexibilizar as maneiras de ensinar e conduzir as aulas, proporcionando diferentes maneiras de averiguarmos o nível de entendimento e as dificuldades apresentadas pelos alunos durante a condução deste trabalho, onde detectamos uma melhor maneira de trabalharmos com esse tipo de ensino. Acreditamos que esse projeto melhorou a interatividade, engajamento, motivação e autonomia dos alunos por meio da utilização do ensino ativo e com a utilização do PBL, atingindo assim uma melhora na qualidade de ensino e desenvolvimento lógico e reflexivo dos alunos.
Palavras-Chave:Aprendizagem Baseada em Problemas. Engajamento. Ensino Ativo.
Introdução
Este trabalho tem como intuito apresentar o projeto desenvolvido nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, com o tema “Investigação e análise do engajamento e motivação dos discentes através da metodologia aprendizagem baseado em problemas (PBL)”, já as atividades foram desenvolvidas em duas turmas do 3° ano do ensino médio em uma escola Estadual da cidade de Jataí-GO.
O principal objetivo desse trabalho era provocar o engajamento e a motivação nas aulas de matemática através do desenvolvimento da metodologia PBL. Com o propósito de alinhar os conteúdos com a grade escolar trabalhamos com os conceitos: moda, média, mediana, variância, desvio padrão e interpretação de gráficos e tabelas e os conciliamos com situações problema, fortalecendo assim o raciocínio lógico, a habilidade de coletar dados, capacidade de trabalhar em equipe e a aplicação dos conteúdos em situações reais, como podemos ver por (RIBEIRO, 2008, p. 18)
O PBL é uma metodologia de ensino e aprendizagem colaborativa, construtivista e contextualizada, na qual situações-problema são utilizadas para iniciar, direcionar e motivar a aprendizagem de conceitos, teorias e o desenvolvimento de habilidades e atitudes no contexto de sala de aula, isto é, sem a necessidade de conceber disciplinas especialmente para este fim.
Fonte: Adaptado por Andrade (2018, p.31) com base em Ribeiro (2008, p. 28-29).
60Como visto na figura acima a metodologia PBL se constitui de algumas etapas para esse desenvolvimento, podemos resumi-la da seguinte forma: apresentação dos problemas, discussão dos mesmos, classificação e definição das questões investigativas, integração dos conhecimentos e por último a avaliação, por este motivo todos os momentos do projeto foram elaborados de modo a preparar os estudantes para a aplicação da metodologia aprendizagem baseada em problemas.
Portanto o PBL é composto de vários etapas, como vemos por Schmidt(1983), os estudantes devem realizar os seguintes sete passos para a análise do problema e durante a coleta de informações:
- Leitura e interpretação do problema, identificação e esclarecimento de conceitos e termos desconhecidos;
- Produzir uma definição exata do problema;
- Análise do problema, bem como a formulação de hipóteses sobre a situação descrita utilizando os conhecimentos previamente adquiridos;
- Resumo das hipóteses e informações adquiridas no passo 3;
- Formulação dos objetivos de aprendizagem, que serão as respostas adquiridas pela fase de análise dos problemas, deste modo, o grupo seleciona objetivos que irão concentrar suas atividades e, se necessário, distribuem as tarefas entre os membros;
- Estudo individual dos assuntos levantados no passo 5;
- Rediscussão e teste das informações recém adquiridas, assim como a troca de informações entre os estudantes dos conhecimentos assimilados no passo 6.
Deste modo, o PBL
Ajudaria a desenvolver a capacidade dos alunos de acessar os conhecimentos na sua memória, a qual depende de sua contextualização. O problema no PBL ainda seria capaz de promover a elaboração de estruturas cognitivas que facilitariam a recuperação de conhecimentos relevantes quando estes viessem a ser necessários para a solução de problemas similares. Ademais, o PBL também estimularia a motivação epistêmica dos alunos, mediante a colocação e discussão em sala de aula de problemas relevantes a seu futuro exercício profissional (RIBEIRO, 2008, p. 18).
Portanto, essa metodologia estimularia o pensamento crítico e vontade em aprender, provocaria o engajamento e motivação dos alunos, bem como o desenvolvimento reflexivo. Por esses motivos resolvemos trabalhar com a metodologia aprendizagem baseada em problemas.
Metodologia
Na disciplina Estágio Supervisionado I observamos as turmas dos 3° ano do ensino médio por meio da plataforma google meet, nesta etapa identificamos os perfis das turmas, e por meio dessas observações em conjunto com as nossas experiências pessoais resolvemos trabalhar com os aspectos de motivação e engajamento dentro de sala de aula. A partir disso desenvolvemos um relatório inicial baseado no tema engajamento e motivação dos alunos através da metodologia ativa PBL
Esse projeto foi desenvolvido em cinco momentos, cada um deles pensado no método do ensino ativo, assim como no engajamento e motivação dos alunos. No primeiro momento nos apresentamos para a turma e fizemos uma dinâmica inicial para conhecermos os estudantes.
61No terceiro momento resolvemos trabalhar com os alunos de maneira individual, propomos uma lista de exercício envolvendo os conteúdos trabalhados no “Quiz”, porém, para incentivarmos o engajamento dos alunos entregamos as perguntas e respostas da lista em um envelope, ou seja, os estudantes resolviam as questões, numa folha A4, e tentavam encontrar a resposta dentro da carta, no entanto, caso eles não conseguissem responder era disponibilizado uma dica da questão.
Por meio dessa dinâmica conseguimos provocar o engajamento e motivação nos estudantes e conseguimos ajudá-los em sala de aula durante as resoluções, vemos também que as folhas de resolução continham informações importantíssimas para a discussão e análise dos resultados, principalmente durante a aplicação dos conceitos estatísticos.
No quarto momento foi realizado leituras e interpretações de problemas retirados da internet em conjunto com os estudantes, explicamos os procedimentos durante a resolução dos problemas e discutimos um problema do mundo real, adaptado de um trabalho da nossa orientadora com a turma. Nessas aulas analisamos as ideias propostas pelos discentes, bem como as discussões que surgiram durante as resoluções, que foram importantes para identificarmos o domínio do conteúdo por parte dos alunos.
No quinto momento a metodologia PBL, com três problemas criados pelos autores deste trabalho. Nesses problaplicamosemas utilizamos como tema a utilização do celular e assuntos relevantes sobre o mesmo, buscando assim envolver o cotidiano dos alunos. Cada problema desenvolvido possuía um nível diferente de complexidade, todas as questões eram abertas e livres para a elaboração de soluções pelos estudantes, porém, do problema 1 até o 3 a quantidade de informações e detalhes iam diminuindo, dificultando a abstração e coleta de dados, tome a figura 02 por exemplo.
Fonte: Elaborada pelos autores.
62
Para o desenvolvimento dos problemas a sala foi dividida em grupos de 4 a 5 alunos, onde cada integrante da equipe possuía uma função, facilitando assim a avaliação e desenvolvimento da atividade. Pudemos analisar o progresso da equipe, aplicação dos conceitos, resultado das discussões através da folha de resolução e também durante a apresentação dos resultados recolhidos pelos grupos, que foi feito na última aula.
Resultados e discussões
Através da análise e discussão dos resultados conseguimos perceber que a metodologia PBL em conjunto com os métodos do ensino ativo foram fundamentais no que se refere ao engajamento e motivação dos alunos, vimos também que o tema abordado na última etapa do projeto influenciou positivamente na percepção dos estudantes sobre o uso dos celulares, assim como a associação deste com o conteúdo estatístico.
Como todos os momentos foram pensados em um ensino ativo nos baseamos em uma sala de aula centrada nos alunos, fazendo com que eles desempenhassem a sua liberdade e autonomia, podemos afirmar que o fato do projeto ter sido desenvolvido desta maneira impactou de maneira positiva no engajamento e motivação dos alunos, pois como diz Berbel (2011, p. 29),
O engajamento do aluno em relação a novas aprendizagens, pela compreensão, pela escolha e pelo interesse, é condição essencial para ampliar suas possibilidades de exercitar a liberdade e a autonomia na tomada de decisões em diferentes momentos do processo que vivencia, preparando-se para o exercício profissional futuro [...].
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun.2011.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. 1. ed. São Carlos, EduUFSCar, 2008.
SCHMIDT H. G. Problem-based learning: rationale and description. Med Educ, 1983; p. 17:11-16.