Luciana Ferreira dos Santos
ferreira_luciana@discente.ufj.edu.br

Fabiana Barbosa da Silva Ramos
fabianabarbosa@discente.ufj.edu.br

Adriana Aparecida Molina Gomes
adriana.molina@ufms.br

Maria Elidia Teixeira
elidiamt@ufj.edu.br

EIXO
Formação de Professores (Didática, Didáticas Específicas)

UEPEM e o GEPPEMAT: uma possibilidade de parceria entre a universidade e a escola

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Resumo:Resumo: Este trabalho é um recorte de um trabalho de extensão, em desenvolvimento. Tem-se por finalidade estudar, propor, promover e articular ações coletivas voltadas ao ensino e à formação do professor, baseado em reflexões críticas. Para tal, o Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática (GEPPEMat), composto por professores, graduandos e pesquisadores que se reúnem para discutir e elaborar propostas de ensino e de formação inicial e continuada. Uma destas propostas é o evento “UEPEM- Universidade e Escola: uma parceria pelo Ensino de Matemática”, que está em sua sexta edição. Nesse trabalho, far-se-á um recorte nas ações desenvolvidas no UEPEM. Trata de um trabalho cuja abordagem é qualitativa e os instrumentos de coleta de informações foram videogravações dos encontros e questionários. De modo geral, numa análise preliminar, pode-se observar o interesse e participação dos envolvidos, bem como indícios de contribuições para a formação dos mesmos.

Palavras-Chave:Formação de professores. Ensino de matemática. Parceria universidade-escola.

Introdução

O Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Matemática (GEPPEMat) é parte de um projeto de extensão, composto por professores da educação básica da rede pública e privada de ensino, além de graduandos e professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que tem por finalidade estudar, propor, promover e articular ações coletivas voltadas ao ensino e à formação do professor, baseado em reflexões críticas.

Essas ações se fundamentam em estudos teóricos-metodológicos, compartilhamento de experiências e conhecimentos, atividades de formação inicial e continuada, desenvolvimento de pesquisas e produção de materiais acerca de processos educativos que envolvem o conhecimento matemático.

O embasamento teórico que sustenta esse trabalho pauta-se em princípios de coletividade, na parceria universidade-escola e na relação dialética entre teoria e prática.

As atividades realizadas pelos participantes ocorrem através de encontros online e do desenvolvimento de procedimentos e discussões sob orientação das coordenadoras do grupo GEPPEMat.

Em meio a tais procedimentos, estão previstas atividades como a participação nas reuniões do grupo GEPPEMat que ocorrem uma vez ao mês, aos sábados, discussão das necessidades escolares, desenvolvimento de projetos e oficinas que promovam a formação inicial e continuada, bem como a elaboração e o desenvolvimento de atividades em sala de aulas dos professores que participam do grupo.

Além disso, com o objetivo de tornar mais acessível e obter melhor desempenho e alcance, o grupo resolveu retomar o evento intitulado “UEPEM- Universidade e Escola: uma parceria pelo Ensino de Matemática” promovido pelo GEPPEMat, o qual as autoras participam e auxiliam na organização das atividades desenvolvidas ao longo destes.

O UEPEM iniciou em 2010, a partir de um trabalho compartilhado entre professores e graduandos do Curso de Matemática da Regional Jataí, da Universidade Federal de Goiás (atual UFJ), bem como docentes e coordenadores de Matemática das escolas públicas e gestores da Subsecretaria Regional de Educação de Jataí – SRE/Jataí e Secretaria Municipal de Educação de Jataí (SME-Jataí) e a Secretaria Municipal de Educação de Chapadão do Céu (SME-Chapadão do Céu).

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O evento, em 2022, está na sua sexta edição e sua organização se dá em cinco momentos, iniciando em maio e término previsto para novembro, os quais constam na sua programação duas palestras, cinco oficinas e apresentações de trabalhos dos participantes. Sendo que neste ano o evento ocorre de modo on-line.

Nesse sentido, o objetivo, do evento e do grupo GEPPEMat, é solidificar, ampliar e estabelecer parcerias em prol de uma educação de qualidade, proporcionar um espaço para trocas de experiências, estudos, discussões e reflexões sobre teorias e práticas voltadas para o Ensino de Matemática.

Outro objetivo é atender as necessidades das escolas e promover a melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem matemática da região. Assim, o UEPEM e o GEPPEMat, visam uma formação reflexiva cerca da prática docente, a qual permita aos participantes “examinar suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes, realizando um processo constante de autoavaliação que os oriente ao desenvolvimento profissional”. (IMBERNÓN; CAUDURO, 2013, p. 21). Entende-se a prática docente como sendo aquela que se desenvolve no ambiente escolar e pode ser pedagógica (BANDEIRA; IBIAPINA, 2014). Para Franco (2012, p. 173), a prática pedagógica são aquelas "[...] que se organizam intencionalmente para atender a determinadas expectativas educacionais solicitadas/requeridas por uma dada comunidade social". Nesse sentido, o GEPPEMat e o UEPEM visam atender e compreender as necessidades dos professores participantes que ensinam matemática nas escolas.

Para tanto, os trabalhos do grupo e da comissão organizadora do UEPEM buscam estudar os impactos e limites do evento para aqueles que participam do mesmo. Este é um trabalho cuja abordagem é qualitativa. Tem-se como instrumentos de coletas de informações as reuniões videogravadas através do Google Meet e questionários aplicados e devolvidos pelos participantes do UEPEM.

Para a análise, o recorte se dará nos questionários aplicados referentes a palestra de abertura e as oficinas ocorridas até setembro. Destaca-se que este é um trabalho em andamento, visto que sua finalização ocorrerá em novembro deste ano.

Metodologia

O UEPEM é um evento elaborado a partir de um projeto de extensão (GEPPEMat), desenvolvido em parceria com os professores da rede pública e privada, além da Coordenação Regional de Educação de Jataí e da Secretaria Municipal de Educação de Jataí. Esse evento visa contribuir, para com a formação dos professores e futuros professores, no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

O evento teve início, em 16 de maio de 2022, com uma Cerimônia de abertura e uma Palestra com a professora Dra. Rosenilde Nogueira Paniago, do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, nomeada “A pesquisa da prática pedagógica como um saber docente necessário em tempos mutantes”.

Em prosseguimento, houve o desenvolvimento de uma oficina online ministrada pela Dra. Adriana Araújo Cintra, da Universidade Federal de Goiás; esta, intitulada “Aprendendo o Geogebra: aplicativos matemáticos”. A oficina ocorreu em dois dias distintos, sendo um no dia 16 de maio e outro, no dia 06 de junho de 2022. O objetivo da oficina era mostrar a diversidade de ferramentas que o Geogebra disponibiliza para o ensino e a aprendizagem de Matemática.

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Em sequência, nos dias 16 de agosto de 2022 e 01 de setembro de 2022, ocorreu a segunda oficina intitulada de “Plataformas Digitais para o Ensino e Aprendizagem Matemática”, ministrada pelo professor Dr. Esdras Teixeira Costa (UFJ). Tendo por finalidade expor algumas plataformas que podem ser aliadas no ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos da matemática.

Ainda, prevê-se, no dia 1 de novembro de 2022, a realização da oficina “Análise combinatória: teoria e aplicações”, organizada e desenvolvida pela Profa. Ma. Grace Kelly Souza Carmo Goulart (UFJ). Para este dia também está previsto apresentação de trabalhos e uma palestra de encerramento. Observa-se que os dias e horários dos encontros das oficinas e palestras foram discutidos e organizados de acordo com os calendários escolares e acadêmicos das instituições parceiras envolvidas.

Assim, seguir apresentar-se-á o recorte do trabalho em que trar-se-á uma análise preliminar dos questionários aplicados, visto que este é um trabalho em andamento, em fase de desenvolvimento.

Resultados e discussões

As ações realizadas no GEPPEMat e no UEPEM tem trazido indícios de uma maior aproximação entre a universidade e as escolas parceiras envolvidas, bem como um diálogo mais próximo com os profissionais da escola, da universidade e gestores das CRE/Jataí e SME/Jataí.

As reuniões do grupo GEPPEMat tem evidenciado que as trocas de experiências entre professores da rede, graduandos e pesquisadores da universidade tem contribuído para a formação inicial e continuada, bem como na reflexão acerca das práticas de sala de aula.

Em relação ao UEPEM, no que tange a palestra de abertura, pudemos perceber a partir dos questionários aplicados e devolvidos de modo virtual, via Google Formulários, que os participantes consideraram muito relevante o evento.

Sobre a primeira oficina ministrada em maio e junho sobre o aplicativo geogebra, 60 pessoas se inscreveram, já a oficina sobre plataformas digitais que ocorrerá em duas etapas (agosto e setembro) tivemos 59 inscritos e a última oficina em novembro sobre Análise combinatória, 77 inscritos.

Quando analisamos a presença dos professores em relação à primeira oficina, observa-se que 48 indivíduos participaram de pelo menos uma das etapas. Este número representa 80% de presença, o que consideramos positivo ao analisarmos os dados. Sendo que dos questionários devolvidos, foram considerados bom ou muito bom a: Metodologia/Material utilizados, Momentos destinados para discussão e dúvidasTema/conteúdo abordados.

Sobre a segunda oficina, teve-se a participação de aproximadamente 34 participantes no primeiro dia e 24, no segundo dia. Referente aos questionários devolvidos, a oficina foi considerada de modo ótima nos quesitos de Metodologia/Material utilizados, Momentos destinados para discussão e dúvidasTema/conteúdo abordados.

De modo geral, os participantes do evento evidenciaram que este foi relevante e tem os auxiliado no desenvolvimento de suas práticas, tal como destacado por P1.: “me ajudou na prática com alguns aplicativos de tecnologia, também consegui usar métodos apresentados no UEPEM para facilitar as atividades com os aplicativos” (Questionário aplicado em 01 set. 2022).

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No entanto, observa-se que uma dificuldade foi a organização das oficinas, principalmente a questão de adequação das datas e horários que foi organizado de modo a atender as necessidades das escolas e dos professores.

De modo geral, as ações desenvolvidas no UEPEM têm auxiliado no fortalecimento das parcerias entre universidade e as escolas, bem como contribuído para com: a formação acadêmica dos graduandos participantes, a formação continuada dos professores que ensinam matemática e possibilitado uma melhor compreensão das realidades das escolas por parte das pesquisadoras.

Referências

FRANCO. M. A. S. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educacionais. In: LIB NEO, J. C.; ALVEZ, N. (Org.) Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo, SP: Cortez, 2012. p. 169-188.

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

IMBERNÓN. F; CAUDURO. M. A formação como desenvolvimento profissional dos professores de educação física e as políticas públicas. Revista de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen, RS. Frederico Westphalen, RS, v. 14, n. 23, p. 17 –30, 2013. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/1085/1586. Acesso em: 07 set. 2022 às 19h15min.

Notas

1.Licencianda em Matemática e bolsista de extensão, Universidade Federal de Jataí (UFJ).

2.Licencianda em Matemática e bolsista voluntária de extensão, Universidade Federal de Jataí (UFJ).

3.Docente do curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

4.Docente do curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal Jataí (UFJ).

5.Projeto de extensão intitulado “O Processo de Ensino e Aprendizagem Matemática e a Formação de Professores em um Contexto de parceria Universidade-Escola”, código PJ342-2021, sob coordenação da Profa. Dra. Maria Elidia Teixeira, da Universidade Federal de Jataí (UFJ).