Marcos Vinícius Santos de Freitas
mar.eh.geo@gmail.com

Gilvia Helena dos Santos
gilviahelena2001@gmail.com

EIXO
Geografia e História

Os conteúdos de climatologia nos anos finais do ensino fundamental

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Resumo:Ao considerar o livro didático como principal ferramenta docente no ambiente escolar e identificar uma carência de estudos atuais sobre os conteúdos de climatologia nestas obras, a pesquisa objetivou encontrar erros conceituais e didáticos nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental, bem como analisar qualitativamente seus conteúdos. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica acerca da temática da climatologia na Geografia escolar, posteriormente, foi realizada uma análise em quatro livros didáticos do PNLD 2020 para obtenção de dados e informações. Os resultados indicaram que apesar dos livros didáticos ainda serem carentes nas elaborações didáticas, atualmente apresentam mudanças significativas, como a relação dos aspectos culturais, sociais e econômicos com fenômenos climáticos, a compreensão da dinamicidade climatológica e utilização de abordagens teórico-metodológicas alternativas para sua compreensão.

Palavras-Chave:Climatologia. Livro didático. Erros didáticos e conceituais.

Introdução

Estudar os conteúdos de climatologia na Geografia escolar do Ensino Fundamental é de grande relevância para a formação do pensamento crítico, espacial e geográfico, uma vez que ao compreender o caráter dos fenômenos climáticos e as questões ambientais correlacionadas, o estudante constrói a capacidade de reconhecer e solucionar adversidades em seu cotidiano.

Os livros didáticos apresentam-se como importante ferramenta docente na busca de um ensino de qualidade e, consequentemente, da aprendizagem substancial dos temas climáticos, entretanto a presença de falhas didáticas e conceituais nestas obras, a depender de suas naturezas, contribuem para problemas no processo de aquisição de conhecimentos pelos estudantes.

Meneguzzo e Meneguzzo (2010) ao analisarem os livros didáticos de Geografia do 6º ano, retrataram uma diversidade de abordagens dos conteúdos de climatologia, apesar disso destacou-se a superficialidade e a falta de criticidade destas perspectivas. Como resultado, produziu-se a questão norteadora deste estudo: os livros didáticos de Geografia aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2020 (BRASIL, 2019) ainda apresentam a mesma deficiência qualitativa em relação aos conteúdos de Climatologia identificada no passado?

Sendo assim, objetivou-se encontrar os erros conceituais e didáticos, como também analisar qualitativamente os conteúdos presentes nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. Para isso, a metodologia caracterizou-se por leituras de textos acerca da Climatologia na Geografia Escolar e análise qualitativa de quatro livros didáticos do PNLD 2020 (BRASIL, 2019).

Metodologia

A Geografia científica e a Geografia escolar possuem suas próprias características, entretanto são interdependentes (RODRÍGUEZ LESTEGÁS, 2012). Na Geografia escolar o conhecimento científico precisa ser escolarizado. Escolarizar significa transformar um determinado conhecimento, conceito, teoria em objeto escolar caracterizando-se como um produto cultural (RODRÍGUEZ LESTEGÁS, 2012).

Destaca-se que durante o processo metamórfico do conhecimento, deve-se levar em consideração o que é definido como objetivo da Geografia escolar (STRAFORINI, 2018) este que, define-se pela reprodução das estruturas e habilidades mentais que permitem os estudantes na educação básica formularem a espacialidade (CAVALCANTI, 2019) dos fenômenos socioambientais.

Na Geografia escolar, os componentes naturais, dos quais a climatologia faz parte, são abrangidos sob a categoria da Natureza (CASTELLAR, 2018; SUERTEGARAY, 2018). O ensino de climatologia compreendido nesta categoria pode ser empreendido por diversas possibilidades, todavia não deve-se negligenciar o pressuposto de que tal compreensão não ocorre de forma isolada, mas contextualizada por meio da sua relação dinâmica com a sociedade.

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Para tanto, carecemos de uma análise dos conteúdos e conceitos da Climatologia nos livros didáticos para verificar seu alinhamento aos pressupostos almejados no processo de ensino e aprendizagem da Geografia.

Para a pesquisa documental dos Livros Didáticos, utilizou-se a metodologia empregada por Sobreira (2002), com o uso dos critérios de análise do MEC; partindo de problemas que se defrontam nas publicações, principalmente ligados aos erros conceituais inseridos, associações indevidas, desatualização de informações e deficiência metodológica. Com base nestes critérios, analisamos as obras aprovadas pelo PNLD 2020 (BRASIL, 2019) do 6º ano de quatro coleções diferentes (Quadro 1).

Resultados e discussões

Como consta nos anos finais do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), os conteúdos de climatologia são voltados em específico apenas para o 6º ano, com as seguintes habilidades propostas:

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos;

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais;

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Quadro 1 - Temas e conteúdos da Climatologia identificados nos livros didáticos
Nome da coleção: Autor(es) e ano Capítulos Tópicos
Geografia Geral e do Brasil
(MOREIRA E SENE, 2018)
  • A dinâmica climática
  • Os climas do mundo
  • Mudanças climáticas
  • A atmosfera e a radiação solar
  • Os elementos do clima
  • Os fatores climáticos
  • Os tipos de clima
  • A interferência humana na dinâmica climática
Geografia: território e sociedade
(BRANCO; LUCCI; FUGII, 2018)
  • Atmosfera, clima e vegetação
  • Tipos de clima
  • A atmosfera
  • O tempo e o clima
  • Problemas ambientais
  • Mudanças climáticas
  • Tipos de clima
  • Clima local
Por dentro da Geografia
(RIBEIRO, 2018)
  • O tempo atmosférico.
  • Aspectos que influenciam o clima.
  • A radiação solar e seus riscos
  • A circulação geral da atmosfera
  • Clima e sociedade
  • Como os tibetanos conseguem viver em grandes altitudes?
  • Por que o tempo muda constantemente?
  • As massas de ar
  • Pressão atmosférica, altitude e temperatura
  • Latitude, altitude e relevo
  • Umidade
  • Correntes marítimas
  • Continentalidade e maritimidade
  • Clima e vegetação
  • Os tipos de clima.
  • Mudanças climáticas e globais
Teláris
(VESENTINI E VLACH, 2018)
  • Camadas da atmosfera
  • Tempo atmosférico e clima
  • Elementos do clima
  • Massas de ar
  • Tipos de clima
  • O clima e a ação humana
  • Temperatura
  • Fatores que influem na temperatura
  • Pressão atmosférica
  • Clima equatorial
  • Clima tropical
  • Clima desértico
  • Climas temperados
  • Clima frio polar e frio de altitude

Fonte: Elaborada pelo autor



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É possível visualizar que, em sua maioria, os livros didáticos analisados trazem uma quantidade significativa de conteúdos de climatologia, mas carecem de aprofundamento qualitativo, uma vez que, não se deve extinguir o debate apenas no conteúdo que o livro possui, mas também, procura-se compreender como este desenvolve-se no decorrer de sua estrutura. Foram identificadas algumas abordagens pouco elaboradas e de linguagem confusa, fato também descrito por Dantas (2016).

.Os erros conceituais referem-se à forma como determinados conceitos da Geografia são abordados na fala docente ou nas materiais pedagógicos utilizados, como por exemplo, apresentando interpretações vagas ou mal elaboradas e carregadas de significados errôneos, no caso da Climatologia, sobre os conceitos de tempo, clima, massas de ar e demais aspectos da área climatológica (SOUZA e CASTELLAR, 2016).

Por outro lado, os erros didáticos, situam-se no contexto dos encaminhamentos didáticos, em suas inconsistências teóricas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina (SOUZA e CASTELLAR, 2016).

Nem sempre os livros didáticos compreenderam os aspectos sociais da análise climática, ainda ocorre a predominância do ensino voltado para os processos dinâmicos espaciais do clima, sem articular as dimensões socioeconômica e socioambiental (PROVENZANO, 2018). Diante dessas concepções e desafios encontrados, aprofundou-se a investigação das obras para o diálogo com as observações trazidas pelos autores desta pesquisa.

Neste sentido, a obra “Geografia Geral e Brasil” (MOREIRA e SENE, 2018), apresentou atividades com baixa elaboração e contextualização prejudicando um bom desenvolvimento do pensamento crítico. No livro “Geografia: Território e Sociedade” (LUCCI, BRANCO e FUGII, 2018) observou-se grande dificuldade de compreensão dos conteúdos de climatologia (se tratando de uma turma do 6º ano) com conceitualizações rasas. Em “Por dentro da Geografia” (RIBEIRO, 2018) os conteúdos de climatologia são poucos e em sua maioria abordados em apenas um capítulo exclusivamente sobre rios; por fim o livro “Teláris” (VESENTINI e VLACH, 2018) possuía ausência de imagens bem interpretativas e explicativas para os determinados fenômenos da climatologia.

Majoritariamente, os erros concentraram-se no campo didático, ao se comparar outros trabalhos como de Meneguzzo e Meneguzzo (2010), os livros apresentaram menor quantidade de erros. Sendo assim, visivelmente não foram encontrados erros conceituais em relação aos conteúdos de climatologia nos livros didáticos, fato associado ao processo de qualificação do PNLD (BRASIL, 2019) e pelos crescentes artigos que discutem a problemática dos erros conceituais. Ao final, pôde-se constatar que, embora apresentem erros didáticos evidentes, é possível perceber uma mudança significativa no tratamento dos conteúdos de climatologia trazidos na grande maioria dos materiais didáticos analisados.

Na superação dos erros encontrados, faz-se indispensável uma relação entre os conteúdos de Climatologia e o pensamento crítico da realidade vivida e das percepções gerais dos alunos em seu cotidiano, partindo de indagações como: De que forma as condições de clima e tempo afetam sua ida à escola? Como influenciam seu vestuário no dia a dia? Situações questionadoras, como estas, são capazes de demonstrar ao estudante a importância do ensino dos fenômenos climáticos e assim, conseguir uma melhor aprendizagem dos conceitos.

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A partir dos resultados obtidos reconheceu-se que o livro didático, ainda carente de elaborações didáticas precisas, atualmente vem mostrando aos poucos mudanças significativas, como a tentativa de relacionar aspectos culturais, sociais e econômicos aos fenômenos climáticos, compreender a dinamicidade destes fenômenos, e utilizar abordagens alternativas para sua compreensão. Para isso, torna-se essencial mais estudos a respeito dos conteúdos de Climatologia e de suas diferentes abordagens teórico-metodológicas.

Referências

BRANCO, Anselmo Lázaro; LUCCI, Elian Alabi; FUGII, William. Geografia: Território e Sociedade. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 232.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: geografia – guia de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2019.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da geografia. Anekumene, v. 1, n. 1, p. 128–139, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17227/anekumene.2011.num1.7097. Acesso em: 08 ago. 2022

CASTELLAR, Sônia. O ensino das temáticas físico-naturais e a formação inicial de professores. In: MORAIS, Eliana; ALVES, Adriana; ASCENÇÃO, Valéria (org.). Contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. p. 13-32. Goiânia: C&a Alfa comunicação, 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A didática e os desafios políticos da atualidade. In: PIMENTA, Selma Garrido et al. (org.). A didática e os desafios políticos da atualidade. Salvador: Edufba, 2019. p. 163–186.

DANTAS, Sulivan Pereira. O Ensino de Climatologia Geográfica: uma abordagem de intervenção sobre os conceitos básicos de Clima e Tempo. REGNE, Vol. 2, n° especial. 2016.

MENEGUZZO, Isonel Sandino; MENEGUZZO, Paula Mariele. Os conteúdos de Climatologia nos livros didáticos de Geografia do 6º ano do ensino fundamental. Revista Didática Sistêmica, Volume 12, p.55. 2010.

PROVENZANO, Geovaní Rodrigues Pires. A climatologia no livro didático: uma análise da coleção didática do livro de geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro – Várzea Grande/MT. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.

RIBEIRO, Vagner Costa. Por dentro da Geografia. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 84.

RODRÍGUEZ LESTEGÁS, Francisco. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. In: MUNHOZ, Gislaine; CASTELLAR, Sônia Vanzella (org.). Conhecimento escolares e caminhos metodológicos. p. 13–27. São Paulo: Editora Xamã, 2012.

SOBREIRA, Paulo Henrique A. Astronomia no ensino de Geografia; Análise crítica nos livros didáticos de Geografia. São Paulo, 2002.

SOUZA, Vanilton Camilo de; CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Erros didáticos e erros conceituais no ensino da Geografia: retificações e mediações à construção do conhecimento. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 264, 2016.

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2018. p. 224.

SUERTEGARAY, Dirce. Geografia Física na Educação Básica ou o que ensinar sobre natureza em Geografia? In: MORAIS, Eliana; ALVES, Adriana; ASCENÇÃO, Valéria (org.). Contribuições da Geografia Física para o ensino de Geografia. p. 13-32. Goiânia: C&a Alfa comunicação, 2018

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 175–195, 2018.

VESENTINI, J. W; VLACH, Vânia. Teláris Geografia. São Paulo: Ática, 2018. p. 284.

Notas

1.Acadêmico em Geografia - Universidade Federal de Goiás

2.Acadêmico em Geografia - Universidade Federal de Goiás