SUMÁRIO

Ficha técnica

Apresentação

Vanilton Camilo de Souza
Moema Gomes Moraes
Janice Pereira Lopes

01


EIXO
Arte, Dança, Educação Física, Música e Teatro

Artes integradas no projeto revoada musical

Amanda Rodrigues Lopes
Luiz Roberto Monteiro Neto
Joana Abreu Pereira de Oliveira
Thaís Lobosque Aquino

02

Um olhar sobre a formação de educadores acerca da experiência de docente-aprendiz no projeto PIBID-EMAC/UFG a partir da pedagogia da autonomia

Ana Luiza Fernandes Novaes
Elisa Vitória Mendonça Santos

06


EIXO
Ciências Biológicas e Química

Relato de experiência de uma preceptora sobre a formação docente em gênero e sexualidade na residência pedagógica

Lia Barbosa Teodoro
Leandro Jorge Coelho
Michel Mendes

09


EIXO
Formação de Professores (Didática, Didáticas Específicas)

A rede colaborativa de ensino de cidade e cidadanias (RECCI) na formação de professores de geografia

Josiane Silva de Oliveira
Juliana Abadia do Prado Soares
Juliana Mendes de Morais
Marielly de Souza Miranda

14

Contribuições formativas do projeto matemática básica em perspectiva do programa de educação tutorial da licenciatura em matemática da UFG

Nathalia Felix Frigo
Maria Eduarda Viana Batista
Wellinton Lima Cedro

19

Limites da formação continuada de professores no cenário pandêmico

Bárbara Isabela Soares de Souza
Flávia Ferreira da Costa

23

O estágio supervisionado em tempos de pandemia e a formação docente: relato de experiência

Maria Amélia Cândida Machado

28

Usos e apropriações das tecnologias digitais por docentes da licenciatura em química do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Kethlen Botelho de Sá
Cláudia Helena dos Santos Araújo

32


EIXO
Geografia e História

O cerrado como conteúdo escolar em teses e dissertações na área de ensino e aprendizagem em geografia

Amanda Satil de Oliveira
Eliana Marta Barbosa de Morais

36

Por uma geografia mais significativa na escola: ensinando a cidade com vistas à formação cidadã nos anos finais do ensino fundamental

Mauricélia Cândida de Brito
Wecio Augusto Zani Moura

41

Proposta de formação de professores de geografia para o trabalho docente com conteúdos escolares direcionados para a vida urbana cidadã

Leovan Alves Santos
Lorena Francisco de Souza
Willian Franco Felício

46


EIXO
Matemática e Física

A afetividade nas relações interpessoais no PIBID

Alba Cristhiane Santana
Gabriela de Paula Vieira Justo

54

Produção de vídeos de matemática: vivências de licenciandos e estudantes da educação básica

Luciano Feliciano de Lima
Maria Francisca da Cunha
Eduardo José de Oliveira Estevão
Rinalde Silva Moura

50

Vida e evolução: um caminho para uma melhor relação com a vida

Daiane Alves da Silva
Juselino Pereira
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

57


Mesa redonda

Ensinar e aprender: desafios na sociedade contemporânea

Fabiane Lopes de Oliveira

60

Formação de professores na base nacional comum curricular: conceitos em disputa

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

67

Fórum de licenciatura no contexto universitário: lutas políticas em defesa da formação e valorização docente

Karina de Oliveira Santos Cordeiro
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

79

Pessoas com síndromes raras na escola comum: conhecer, planejar e incluir

Michell Pedruzzi Mendes Araújo
Israel Rocha Dias
Rogério Drago

87

Uma escola acolhedora abre espaço para a educação sexual: alinhamentos com a BNCC

Mary Neide Damico Figueiró

94

Uma escola acolhedora: o bachillerato popular mocha celis na visibilidade das travestis e dos/as transexuais em Buenos Aires/Argentina

Luana Pagano Peres Molina

102

Uma organização da escola, da formação e do ensino para o desenvolvimento humano sustentada na teoria histórico-cultural

Wellington Lima Cedro

110