Josiane Silva de Oliveira
josieaveiro5@gmail.com

Juliana Abadia do Prado Soares
jupraso@bol.com.br

Juliana Mendes de Morais
julimendesdemorais@outlook.com

Marielly de Souza Miranda
mariellymiranda@outlook.com

EIXO
Formação de Professores (Didática, Didáticas Específicas)

A rede colaborativa de ensino de cidade e cidadanias (RECCI) na formação de professores de geografia

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Resumo

O presente trabalho busca apresentar o grupo de formação docente Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias – RECCI e seus eixos formativos. Tal grupo tem duas frentes de ação, a primeira está direcionada ao preparo interno dos membros, composto por docentes e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diferentes instituições de Goiás, como, a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Federal de Jataí, a Universidade Estadual de Goiás e as Redes de ensino Estadual, Municipal e Particular do estado. Já a segunda frente de trabalho consiste propriamente na elaboração das propostas e experiências formativas, que tem como foco ações pedagógicas com conteúdos escolares contidos nas orientações curriculares vigentes, direcionados a vida urbana cidadã. Deste modo, trazemos algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo, a saber, a I e II sala de Professores e o curso de formação promovido, ainda em andamento.

Palavras-chave: Formação docente. Ensino de Cidade. Rede colaborativa.

Introdução

Este trabalho versa sobre o grupo de formação docente Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias – RECCI, constituído em 2019. Tal grupo trabalha com o intuito de incentivar a formação continuada e colaborativa de professores de Geografia e é composto por docentes e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diferentes instituições de Goiás, como, a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Federal de Jataí, a Universidade Estadual de Goiás e as Redes de ensino Estadual, Municipal e Particular do estado. Trata-se de um grupo diverso, mas que tem um ponto em comum: ações pedagógicas com conteúdos escolares contidos nas orientações curriculares vigentes, direcionados para a vida urbana cidadã.

A RECCI tem como objetivo realizar experiência de formação do professor de Geografia, de modo colaborativo, para atuar no desenvolvimento de seus alunos, objetivando a vida urbana cidadã a partir de alguns conteúdos escolares geradores. Para isso parte do entendimento de que o trabalho docente consiste em fazer a mediação didática de conteúdos geográficos sistematizados, considerando a experiência imediata e cotidiana dos estudantes. No que se refere à Geografia na escola, defende que seu objetivo é “ensinar, por meio de conteúdos, um modo de pensar a realidade, um pensamento teórico-conceitual sobre essa realidade” (CAVALCANTI, 2019, p. 82).

Os ideais da formação cidadã permeiam todo o processo de formação dentro do grupo. Essa preocupação advém, pelo que se pode inferir, principalmente do fato de que diante de uma “comunidade” de profissionais (professores da escola básica, professores em formação inicial e continuada, professores formadores) são postos desafios cotidianos para a atuação docente para que ela consiga intervir positivamente no percurso do desenvolvimento intelectual, social, afetivo dos alunos, independentemente das interferências externas à dinâmica da escola. Posto isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar aspectos relacionados às experiências e princípios da proposta de formação promovida pela RECCI, com destaque para a construção das bases do conhecimento profissional e do pensamento geográfico, em situações práticas com o ensino voltado para a vida urbana cidadã.

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Aporte teórico

A RECCI, como um grupo de formação docente, traz como fundamento a relevância e a pertinência de fomentar espaços formativos de discussão e troca de experiências entre professores de Geografia, com diferentes tempos de carreira docente, possibilitando o compartilhamento de experiências e a construção coletiva e colaborativa do conhecimento profissional em Geografia. Ao longo do seu desenvolvimento, ainda em andamento, algumas discussões têm sido fundamentais para a constituição teórica e metodológica do grupo, dentre elas as discussões que versam sobre a formação profissional, contínua, sistemática e colaborativa.

Pensar a formação é segundo Garcia (1999) pensar no social e na qualidade do ensino, isso inclui entender que a formação docente é um processo contínuo, sistemático, dinâmico (GARCIA, 1999). Por esse motivo, a RECCI entende que a formação de professores deve valorizar o caráter contextual e organizacional do desenvolvimento docente. Esta abordagem, segundo Garcia (1999) tem o poder de evidenciar uma perspectiva que supera o caráter tipicamente individualista das atividades de aperfeiçoamento docente.

Deste modo, enfatiza-se a importância de propostas de formação que possibilitem aos professores a reflexão sobre a realidade cotidiana, a fim de ressignificar a prática docente. A formação continuada colaborativa se insere nesta perspectiva, sendo concebida enquanto uma formação reflexiva, que fomenta a escuta das necessidades cotidianas do professor, permite a livre expressão de seus conhecimentos, seus medos, suas angústias, proporcionando novas aprendizagens através de momentos de reflexão e de trocas colaborativas e emancipatórias. (BASTOS; HENRIQUE, 2016).

Nesse sentido ela articula-se à formação pedagógica, mas também à formação teórica e conceitual, pois segundo Shulman (2014) o professor só é capaz de ensinar o que aprende. Deste modo, entende-se aqui que o trabalho docente envolve a mediação de conteúdos geográficos que devem ser articulados a vida urbana cidadã, proporcionando que o professor, ao mediar o processo de ensino/aprendizagem possa levar seus alunos a construir um modo de pensar a realidade a partir de bases teórico-conceituais (CAVALCANTI, 2019).

Nesse sentido, a formação docente é um processo de construção constante e complexo, que visa oferecer aparatos para que o professor possa mediar a formação de um modo de pensar geográfico por parte dos alunos, que seja construído articulando conceitos científicos, conteúdos geográficos e a vida urbana cidadã. Para, conforme Shulman (2014) o professor precisa desenvolver, além do conhecimento do conteúdo, o conhecimento pedagógico geral, o conhecimento curricular, o conhecimento pedagógico do conteúdo, o conhecimento dos alunos e de suas características, o conhecimento dos contextos educacionais e o conhecimento dos fins educacionais.

Metodologia

Considerando os fundamentos e objetivos da RECCI, a metodologia do grupo está dividida em duas frentes de ações. A primeira refere-se ao preparo interno dos membros, que acontece por meio de encontros mensais, a partir de leituras voltadas às temáticas como, a formação docente (inicial e continuada), ensino de Geografia, cidadania e educação cidadã, bem como a pesquisa colaborativa.

Sobre a bibliografia utilizada está os autores Garcia (1999); Imbernón (2001); Shulman (2014) que discutem sobre formação docente. Já para a discussão do ensino de Geografia, cidadania e educação cidadã, foram abordados os seguintes teóricos Benevides (1967); Wendel (2010); Lencioni (2015); Cavalcanti (2020); e, por fim, a pesquisa colaborativa embasada nas obras de autores como Bastos e Henrique (2016); Bandeira (2016); Damasceno (2019).

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Juntamente à pesquisa e discussão da bibliografia, foi realizada análise dos documentos curriculares vigentes: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), Documento Curricular para Goiás – Ensino fundamental, anos finais – DC-GO Ampliado (GOIÁS, 2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica – BNCFP (CNE, 2019). A análise desses documentos tem como prioridade os trechos em que é possível identificar com maior clareza conteúdos referentes ao foco da formação.

A análise dos documentos curriculares, tanto quanto o estudo da fundamentação teórica, visam subsidiar as discussões internas e preparatórias da RECCI para a realização dos encontros de formação continuada. Compreende-se que, apesar de os documentos curriculares não constituírem um limitador das discussões propostas, são direcionadores dos processos de formação de professores e não podem ser ignorados sob pena de não atender os anseios dos professores participantes e das instituições parceiras (Redes Estaduais e Municipais de Educação).

A segunda frente de ação do grupo consiste propriamente na elaboração das propostas e experiências formativas, a saber: a 1° e 2° sala de professores de Goiás e o Curso de formação da RECCI ofertado aos docentes de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Senador Canedo – GO, ambos ocorreram de modo on-line em decorrência da pandemia da Covid - 19. No que tange as salas de professores, a 1° teve um total de 98 inscritos e seu desenvolvimento foi realizado a partir de situações geográficas que fomentaram o debate entre os professores. Devido a boa receptividade por parte dos docente foi elaborado a segunda sala de professores, tendo no seu desenvolvimento a mesma estrutura da primeira.

Direcionado ao curso de formação da RECCI intitulado, Curso de formação de professores de Geografia para o trabalho docente com conteúdos escolares direcionados para vida urbana cidadã, ainda em andamento, está sendo utilizado como orientador geral para a proposta de ação pedagógica de cada professor em seu contexto, as seguintes ferramentas: os mapas de conteúdo (Díaz; Porlán; Navarro, 2017) e o percurso didático para mediação didática (Cavalcanti, 2014). Trata-se de ferramentas didáticas para que os professores participantes possam representar seu conjunto de ideias e conceitos sobre a temática formativa (mapa de conteúdo) e a partir dessa representação possam planejar a ação pedagógica (percurso didático) de unidades temáticas específicas a serem experimentadas em suas salas de aula.

O curso tem duração de 40 horas, com atividades síncronas e assíncronas e foi estruturado em quatro módulos que tratam sobre Pensamento geográfico, cidade e cidadania, Identidade sociocultural, Grupos na cidade: culturas juvenis e representações da/na cidade e do/no espaço urbano, Juventudes e práticas espaciais cotidianas, mercado de trabalho e juventude, Mapa de Conteúdo e o Percurso de Mediação Didática. Ambas temáticas, ao serem abordadas levam em consideração a formação colaborativa. Deste modo, esta é a metodologia de trabalho presente na RECCI.

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Resultados e/ou discussões

A RECCI, Rede Colaborativa de Ensino de Cidades e Cidadanias, teve seu primeiro encontro em 10 de maio de 2019 e, a partir de então, se reúne uma vez por mês, com estudos de várias bibliografias que tem por finalidade a preparação interna do grupo. Tal preparação tem por intuito capacitar seus membros para atuar na segunda frente de ação do grupo direcionado aos cursos de formação de professores. No ano de 2020, em decorrência da Covid - 19 que chegou ao Brasil em fevereiro do mesmo ano, o grupo teve que realizar seus encontros de modo virtual, uma vez que, a Organização Mundial da Saúde- OMS determinou como medida de contenção da doença o isolamento social.

Apesar das “anormalidades” conjuntural, o papel e objetivos da RECCI tem sido desenvolvidos, dado que o grupo já realizou duas “Salas de Professores”, possibilitando ouvir os docentes que estão ministrando aulas diariamente por meio do Sistema Remoto Emergencial – ERE. Ambas se configuraram como espaços de fala, na qual os professores puderam apresentar seus anseios, dúvidas, angústias e experiências sobre esse momento do ensino escolar. Após essas duas “Salas de Professores” a primeira turma de formação continuada foi constituída, ainda em formato virtual, com os professores da Rede Pública de Ensino de Senador Canedo (GO) e membros do grupo.

O curso de formação deu início às suas atividades em 27 de maio de 2021 com data para término prevista em 12 de agosto do mesmo ano. Contando com professores do grupo RECCI e pesquisadores/professores convidados, o tema inicial escolhido em comum acordo entre os membros rede colaborativa foi “Identidades socioculturais e a cidade - Representações da cidade e do espaço urbano, grupos na cidade, juventudes”, tema de grande relevância e que se articula com as competências e as habilidades propostas na BNCC.

Defendemos desta forma, que na escola o papel da Geografia é o de proporcionar uma educação geográfica cidadã, que significa possibilitar ao estudante uma compreensão acerca do seu papel no seu lugar de vivência a partir de um conjunto de conceitos que os permitam uma análise crítica de seu cotidiano. A Geografia possibilita essa compreensão ao contribuir para o desenvolvimento amplo do estudante, especificamente para o desenvolvimento do seu pensamento geográfico, o que lhe permitirá analisar o mundo em sua espacialidade.

Referências

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BADEIRA, Hilda Maria Martins. Pesquisa colaborativa: unidade pesquisa-formação. In: IBIAPINA, I. M. L. M. BANDEIRA, H. M. M.. ARAUJO, F. A. Machado. (Orgs.) Pesquisa colaborativa multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Cap. 3, p. 63-74.

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BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e democracia. Lua Nova: Revista e Cultura e Política, n. 33, p. 5-16, 1994.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

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DAMASCENO, Isolina Costa. A colaboração na compreensão das professoras. In: IBIAPINA, I. M. L. M. BANDEIRA, H. M. M.. ARAUJO, F. A. Machado. (Orgs.) Pesquisa colaborativa multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. Cap. 5 p. 91-110.

DÍAZ, Eduardo García; PORLÁN, Rafael. NAVARRO, Elisa. Los fines y los contenidos de enseñanza. In: PORLÁN, Rafael [et. al.] Ensenãnza universitária: como mejorarla. Madrid: Morata, 2017, p. 55-72 GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

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GOIÁS. Documento curricular para Goiás: ensino fundamental, anos finais. Goiânia: Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, v. III, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. (2001). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 4, n. 2, 2014.