Amanda Satil de Oliveira
satilamanda1@gmail.com

Eliana Marta Barbosa de Morais
elianamarta.ufg@gmail.com

EIXO
Geografia e História

O cerrado como conteúdo escolar em teses e dissertações na área de ensino e aprendizagem em geografia

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Resumo

Objetiva-se no presente trabalho apresentar os resultados da pesquisa intitulada “O Cerrado como conteúdo escolar em teses e dissertações, na área de ensino e aprendizagem nos Programas de Pós Graduação em Geografia no Brasil”, o qual se configura como desdobramento do projeto denominado “Elaboração de material didático sobre o Cerrado”, financiado pelo CNPQ. A pesquisa tem como objetivo o levantamento e a análise de teses e dissertações desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação na área de ensino e aprendizagem em Geografia que tratam de Cerrado. Busca-se, a partir dessa investigação, identificar produções relevantes para a construção do fascículo didático sobre Cerrado. Para subsidiar o desenvolvimento dessas atividades, foram realizados levantamentos de teses e dissertações e análises bibliográficas a partir de reuniões em grupos de estudos, as quais abordaram, referenciais teóricos sobre Geografia, Cerrado e metodologia de pesquisa. Como resultados destaca-se a pequena quantidade de produções sobre Cerrado no campo do ensino de Geografia.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Cerrado. Fascículo.

Introdução

Ao considerar Cavalcanti (2014) entendemos que o objetivo do ensino de Geografia é o desenvolvimento do pensamento autônomo dos estudantes, para que estes construam um modo de pensar e agir que considere a espacialidade das coisas. Nesse sentido, realizamos análises em materiais didáticos e curriculares no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação (REE) de Goiás, no currículo da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de compreender como os componentes físico-naturais estão sendo abordados nesses materiais.

A partir do levantamento temos que a vegetação é o principal tema abordado nos documentos curriculares ao tratar dos componentes físico-naturais, embora a mesma não apareça com a mesma importância nos livros didáticos.

Apesar desse tema estar presente nas diferentes instâncias curriculares, não garante que ele seja abordado em sala de aula, pois se por um lado ele não é tratado no principal material didático utilizado pelos professores – o livro didático -, por outro lado, os cursos de formação inicial de professores de Geografia, nem sempre conseguem trabalhar esse conteúdo e/ou sua abordagem pedagógica.

Esses fatores têm indicado a necessidade da formação continuada do professor, especialmente, aquela concebida a partir do conhecimento didático do conteúdo, conforme pontua Shulman (2005), pois, além do domínio do conteúdo, o professor precisa também saber como ensinar.

Além disso, conhecimento específico e conhecimento didático devem fazer parte dos conhecimentos a serem mobilizados nas aulas de Geografia da Educação Básica (SHULMAN, 2005), para encaminhar o processo de ensino e aprendizagem que trazem como foco problemáticas que envolvem conteúdos relativos aos componentes físico-naturais.

Nesse sentido, buscamos na presente pesquisa contribuir no que diz respeito às abordagens dadas à essa temática a partir do levantamento de teses e dissertações em Programas de Pós-graduação na área de ensino em Geografia que abordem o Cerrado para compreender em medida essas produções podem nos auxiliar na elaboração do material didático temático sobre o Cerrado.

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Metodologia

O presente projeto assenta-se na metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referência a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. A seleção da metodologia qualitativa deveu-se a concepção de que é papel do pesquisador se aproximar da compreensão da realidade, que não está dada, bem como o de realizar análise de dados com maior profundidade e riqueza de detalhes.Quanto ao estado do conhecimento, o intuito foi o de levantar dados sobre o conhecimento produzido a respeito do tema e publicados em um setor específico.

A pesquisa bibliográfica foi realizada em teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil que versem sobre Cerrado, com foco no processo de ensino e aprendizagem. Para o levantamento e análise foram consideradas as investigações disponibilizadas na Plataforma Sucupira da Capes.

Para Romanowski e Ens (2006), dentre os procedimentos metodológicos utilizados para a seleção de trabalhos destacam-se a escolha de descritores; a seleção de bancos de dados; o estabelecimento de critérios para a seleção do material; o levantamento, leitura, organização e análise do material selecionado.

Portanto, a partir das teses e dissertações presentes na Plataforma Sucupira foram adotados os seguintes procedimentos para o desenvolvimento da pesquisa:

Resultados e discussões

A partir do levantamento de teses e dissertações na Plataforma Sucupira foram identificadas quatro dissertações (Tabela 1):

Tabela 1. Investigações que tratam do processo de ensino e aprendizagem com foco no Cerrado. Fonte: Plataforma Sucupira (2020).
Nome da produção Nome do discente Tipo Ano
Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Evandro Alves Dissertação 2014
Estudos das representações sociais do cerrado na visão de alunos do ensino fundamental de escolas rurais em Rio Verde- GO. Franciane Prado Gonçalves Dissertação 2015
Formação do conceito de Cerrado e o Ensino de Geografia: Análise dos conhecimentos geográficos de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Jataí/GO. Suzana Ribeiro Lima Oliveira Dissertação 2012
Epistemologia e Ensino de Biogeografia, análises de livros didáticos e práticas pedagógicas para o estudo e conscientização sobre o Cerrado Brasileiro. Larissa Regina Franca Dissertação 2019
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Os trabalhos investigados trazem em comum a abordagem do Cerrado como conteúdo escolar. Com o objetivo de destacar as contribuições e as dificuldades evidenciadas nesses materiais,foi realizada a análise completa das obras.

Alves (2014), aborda as histórias em quadrinhos como uma importante metodologia para encaminhar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Para esse autor,as histórias em quadrinhos tornam-se bastante oportunas, já que trabalham com o texto e a imagem ao mesmo tempo, além de darem uma dimensão temporal e espacial.

Ao trabalhar o Cerrado a partir das histórias em quadrinhos o autor buscou evidenciar o Cerrado e sua história ambiental, assim como tornar visíveis as diferentes mazelas ambientais e a destruição silenciosa que o Cerrado vem sofrendo (p.164). Além desses aspectos, o autor contribuiu para fortalecer a imbricação “arte/ciência”, no âmbito da Geografia Escolar. Para mais, o autor explicita que as visões negativas apresentadas para o Cerrado colaboram para sua depreciação ao mesmo tempo em que legitima a sua ocupação.

Gonçalves (2015), ao analisar o Cerrado objetivou interpretar o Cerrado goiano a partir das representações sociais dos alunos do Ensino Fundamental II das escolas rurais do município de Rio Verde. Diante das representações dos desenhos, foi possível detectar que eles se apresentam como excelente recurso didático para trabalharmos diversos temas no ensino da Geografia.

Por meio dos desenhos pode-se compreender as diversas representações dos educandos sobre o Cerrado, possibilitando elencar vários elementos que, na escrita, não conseguiram pontuar, além de ser uma maneira pela qual podem expressar seus sentimentos através das cores e formas. (GONÇALVES, 2015).

Além disso, a autora ressalta que, em muitos casos o Cerrado é usado como uma marca para atender a via economista do capital, ao se expressar da seguinte forma:

os desenhos podem ser influenciados por uma gama massificadora de imagens e informações rápidas, expressas nos livros didáticos, nas mídias, que representam o Cerrados apenas como natureza e questões ligadas a uma economia produzida, portanto, não estabelece a relação da sociedade e natureza, ou seja, desconsidera que os educandos fazem parte do Cerrado, não incentivando a importância de valorizar outros elementos que compõem o Cerrado.(GONÇALVES, 2015, p.188).

Entendemos então que o papel da Geografia é o de valorizar questões locais, na perspectivo de que o professor em sala de aula pode relacionar o conteúdo com o lugar de vivência do educando, mobilizando-o para a aprendizagem, o que, por sua vez, possibilita conscientizar e valorizar questões locais e regionais.

Em sua produção, Oliveira (2012) traz como principal contribuição a motivação de novas pesquisas que auxiliem a reflexão dos professores sobre aspectos que envolvem a construção de conceitos. Como objetivo a autora ressalta a compreensão de como o conceito de Cerrado está sendo formado e analisa a influência que o ensino exerce sobre os discentes, que serão agentes do espaço em um futuro próximo.

Nesse sentido, temos como medidas para a mudança do quadro atual a reformulação dos PPPs das unidades de ensino médio em Jataí, de forma que o conceito de Cerrado seja trabalhado com os alunos de forma que eles possam sentir-se pertencentes a ele. Isso porque, como menciona Oliveira (2012), nenhum dos alunos do ensino médio em Jataí se referiram ao Cerrado identificando pessoas.

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Franca (2019) defende que o trabalho com a Geografia por meio da Biogeografia com alunos do Ensino Fundamental possibilita um ensino mais efetivo, ao considerar as propostas feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de modo a fomentar o desenvolvimento crítico e a consciência ambiental nos alunos, como menciona:

Ensinar Geografia por meio da Biogeografia tem um impacto considerável na constituição intelectual dos estudantes do ensino fundamental, visto que as ações de formação desses terá como direcionamento o respeito pela organização da vida em si mesma somada às ações antrópicas de respeito à Natureza, ao mesmo tempo em que tais ações também poderão instituir negatividades, assim, pensar o Cerrado brasileiro pela Biogeografia o faz no cenário reflexivo pelas permanentes articulações entre diferentes escalas e problemas, sendo este o principal objetivo deste trabalho. (FRANCA, 2019, p. 12).

Para além disso trás a abordagem do livro didático como uma ferramenta de apoio de extrema importância para o professor, mas que ainda possuem muitas fragilidades, como mencionado. Nesse sentido, a autora defende que por meio das imagens, textos e atividades apresentadas é possível perceber a necessidade de ir além do que está posto nos livros didáticos, visto que, o conteúdo está sendo abordado de maneira superficial.

A partir desse levantamento, ao produzir o fascículo didático temático sobre o Cerrado, devemos nos atentar às abordagens trazidas pelos autores. Como contribuições para a elaboração do material destacamos: a) exploração de diferentes tipos de linguagens, com destaque para as charges, tirinhas e desenhos; b) superação da abordagem realizada pela ótica capitalista; c) consideração do cotidiano dos alunos. Esses apontamentos chamam a atenção para a compreensão de como dar significado a esse estudo na sala de aula da Educação Básica na perspectiva de mobilizar o cotidiano dos alunos para a construção de conhecimentos.

Referências

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. 2014.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A metrópole no ensino de Geografia: o que/ para que/ para quem ensinar?. In: PAULA, Flávia Maria de Assis; CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo. Ensino de geografia e metrópole. 1 ed. Goiânia, GO, América, 2014.

FRANÇA, Larissa Regina. Epistemologia e ensino de biogeografia, análises de livros didáticos e práticas pedagógicas para o estudo e conscientização sobre o cerrado brasileiro. Universidade Federal de Uberlândia. 2019.

GONÇALVES. Franciane Prado. Estudos das representações sociais do cerrado na visão de alunos do ensino fundamental de escolas rurais em Rio Verde- GO. Universidade Federal de Goiás. Dissertação de Mestrado. 2015.

GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: elconocimiento de la matéria para laenseñanza. Profesorado. Revista de currículum y formaci[ondel professorado. vol. 9 núm. 2, 2005. 24 p. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/567/56790203.pdf. Acesso em: 01 jun, 2021.

OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. Formação do Conceito de Cerrado e o Ensino de Geografia: análise dos conhecimentos geográficos de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Jataí/Goiás. Universidade Federal de Goiás, 2012.

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ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadasdo tipo Estado da Arte em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50,set./dez. 2006. Disponível em: https://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisas-denominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 01 jun, 2021.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de La nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y FormacióndelProfesorado Granada-España, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005a. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 01 jun, 2021.

Notas

1. Graduanda em Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás. Bolsista (PIBIC) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2. Profa. Dra. da Universidade Federal de Goiás, orientadora e coordenadora do projeto “Elaboração de material didático sobre o Cerrado”.