Mauricélia Cândida de Brito
mauriceliamcb@gmail.com

Wecio Augusto Zani Moura
weciomoura@discente.ufg.br

EIXO
Geografia e História

Por uma geografia mais significativa na escola: ensinando a cidade com vistas à formação cidadã nos anos finais do ensino fundamental

41

Resumo

O presente trabalho se objetiva a discutir e a propor caminhos para uma maior significação da Geografia na Escola através da formação cidadã dos alunos, evidenciando para isso o ensino da Cidade, pautado na realidade cotidiana dos mesmos e na mediação didática exercida pelo professor. Para fins de confirmação, foi desenvolvida uma atividade juntamente com alunos do 9ºAno do Ensino Fundamental na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, em Goiânia (GO), abordando a temática da Centralidade urbana na Região da 44, importante polo de moda e que se localiza bem próximo à escola. Os resultados provenientes da realização dessa atividade apontaram que, ao relacionarmos os conteúdos geográficos com a realidade dos alunos, de modo específico o espaço urbano, juntamente com a intencionalidade do professor em mediar essa relação, a aprendizagem foi bastante significativa, permitindo os alunos identificar e compreender as dinâmicas existentes da Cidade na qual fazem parte.

Palavras-chave: Geografia Escolar. Formação Cidadã. Mediação Didática.

Introdução

Convictos de que a Geografia permite-nos pensar e analisar, de forma crítica inclusive, o espaço e seus fenômenos e, consequentemente, a realidade na qual vivemos, objetivamos propiciar também à Geografia Escolar essa mesma perspectiva, considerando-a mais do que uma simples disciplina curricular para torna-la, desse modo, mais significativa aos alunos. Mas como proceder para que este propósito seja alcançado? Que caminho específico seguir?

Pautado nessa perspectiva, o presente trabalho, parte do projeto “Ciência Geográfica na Escola: Formação do pensamento geográfico para a formação cidadã”, vinculado à Universidade Federal de Goiás, busca refletir e propor caminhos para um ensino de Geografia mais relevante, tendo como meta a formação cidadã através de uma compreensão crítica do espaço urbano, utilizando como base as vivências cotidianas dos alunos e relacionando-as com os conteúdos abordados.

Desse modo, estando este texto dividido em duas seções principais, buscaremos na primeira sintetizar alguns aspectos teóricos norteadores do trabalho aqui realizado, evidenciando a relevância da cidade para a formação cidadã através do ensino de Geografia, apresentando também percursos didáticos fundamentais para o seu cumprimento. Na segunda parte, exporemos os percursos e os resultados da realização de uma ação pedagógica, executada no segundo semestre de 2020, com alunos do 9ºAno do Ensino Fundamental da Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, em Goiânia/GO.

Ensinando a cidade através da Geografia: aspectos teórico-metodológicos para a formação da cidadania

A discussão por uma maior significação da Geografia na escola não é exclusiva deste trabalho apenas. É justo lembrarmos que muitos autores, há pelo menos duas décadas, se dedicam à reflexão e à elaboração de propostas e percursos didáticos que possibilitem o cumprimento desse propósito. Dessa forma, baseando-nos em alguns desses autores, especificamente em Cavalcanti (2005, 2019), buscaremos aqui demonstrar a cidade como um tema potencialmente relevante para se abordar em sala de aula, bem como o percurso didático mais adequado para tal.

Considerando o espaço urbano um “espaço multicultural, lugar da copresença, da coexistência [...] da diferença, do contato e do conflito” (CAVALCANTI e SOUZA 2014, p.4), e, consequentemente, como local onde a vida cotidiana de grande parte das pessoas ocorre, inclusive dos próprios alunos, sua abordagem em sala de aula necessita seguir uma perspectiva que contribua, além das obrigações escolares, para uma “participação à vida coletiva, incluindo reivindicações de inclusão social, de respeito à diversidade e de direitos mais amplos para melhores condições de vida e de sobrevivência” (Idem, p.5).

42

Dessa forma, para que essa abordagem possa ser efetivada no ambiente escolar, destacamos três aspectos principais, interligados entre si. O primeiro consiste, de acordo com Cavalcanti (2005), em reconhecer os alunos como sujeitos ativos de seu processo formativo, considerando, desse modo, a realidade vivida pelos mesmos como base para a aprendizagem. O segundo aspecto se dá na delimitação do conteúdo a ser abordado e na adaptação do mesmo a essa realidade vivida pelo aluno, ou seja, na definição da perspectiva a ser apresentada e de como a mesma pode ser demonstrada a partir dessa realidade. Já o terceiro aspecto condiz com a mediação didática exercida pelo professor, que na perspectiva da teoria histórico-cultural vigotskiana, “propicia um encontro/confronto entre o aluno e o seu objeto de conhecimento (conteúdo escolar) e, consequentemente, com a realidade (CAVALCANTI 2005, p.14). Para uma melhor compreensão da mediação didática aqui apresentada, segue o quadro abaixo:

Quadro I - Percurso para a mediação didática no ensino da Cidade. Fonte: Cavalcanti (2014)

Procedimentos metodológicos adotados na realização da ação pedagógica na E.E Major Alberto Nóbrega

Como o presente trabalho é parte do projeto “Ciência Geográfica na Escola: formação do pensamento geográfico para atuação cidadã”, formado especificamente por professores da educação básica e discentes do curso de Geografia, além dos professores coordenadores, as atividades realizadas através do mesmo adotam em si uma metodologia de natureza qualitativa, nomeadamente a pesquisa colaborativa, que de acordo com Ibiapina (2008, p.25), se define pela “atividade de co-produção de conhecimentos e de formação em que os pares colaboram entre si com objetivo de resolver conjuntamente problemas que afligem a educação”.

43

Nesse sentido, realizada no segundo semestre de 2020 e de forma remota (via Google Meet) devido a pandemia de COVID-19, a ação pedagógica empregada na Escola Estadual Major Alberto Nóbrega, em Goiânia, com os alunos do 9ºAno do Ensino Fundamental, se objetivou conduzir os mesmos a uma compreensão das dinâmicas do espaço urbano utilizando como temática o conceito de Centralidade, que de acordo com Lefebvre (2006 apud GARBELIM, MARQUES e SOUZA JÚNIOR, 2020), se define pelo “serviço à produção, à regulação e ao consumo de capitais, bens e serviços”.

No entanto, para que os alunos visualizassem em suas realidades tal temática (aspecto fundamental para uma aprendizagem significativa) a abordagem se pautou na “Região da 44”, que além de ser o maior polo de moda do Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil, se localiza bem próxima à escola. Dessa forma, seguindo os aspectos didáticos mencionados anteriormente, demonstraremos a seguir o percurso percorrido para a realização da at

ividade.
Quadro II - Mediação didática na realização da atividade sobre a Região da 44. Fonte: elaboração própria.

Além do percurso didático utilizado na realização dessa ação pedagógica, é de grande importância apresentarmos também os trabalhos finais realizados pelos grupos (quatro no total). Desse modo, como já dito anteriormente, os trabalhos se pautaram nas hipóteses dos alunos e nos temas de segurança, desigualdade nas condições de trabalho (formal e informal) e as aglomerações causadas pela grande circulação de pessoas durante a pandemia. Segue as imagens abaixo:

Figura 1. Trabalho final com a temática de segurança. Fonte: elaboração do grupo 1.
44
Figura 2. Trabalho final com a temática de desigualdade nas condições de trabalho (ambulantes e lojistas). Fonte: elaboração do grupo 2.
Figura 3. Trabalho final com a temática de desigualdade nas condições de trabalho (lojistas e ambulantes da Feira Hippie). Fonte: elaboração do grupo 3.
45
Figura 4. Trabalho final com a temática da aglomeração durante a pandemia (Demonstrada apenas uma parte por se tratar de um vídeo). Fonte: elaboração do grupo 4.

Considerações finais

A partir das discussões presentes neste texto e da realização da atividade com os alunos, afirmamos que é completamente possível tornarmos a Geografia Escolar mais significativa, especificamente através da conexão (mediação didática) entre os seus conteúdos e conceitos e a realidade cotidiana vivida pelos alunos. Desse modo, ao abordarmos a Cidade, aqui de modo específico a “Região da 44” enquanto centralidade de Goiânia, em sala de aula, dentro dos referidos parâmetros, propiciamos aos alunos não apenas um olhar sobre as dinâmicas que a compõem, mas uma capacidade de identificar os conflitos, os impactos e até mesmo soluções para os problemas encontrados, fazendo-lhes compreenderem a si mesmos como sujeitos participativos da cidade na qual vivem e, consequentemente, como cidadãos.

Referências

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. 2014.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A metrópole no ensino de Geografia: o que/ para que/ para quem ensinar?. In: PAULA, Flávia Maria de Assis; CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo. Ensino de geografia e metrópole. 1 ed. Goiânia, GO, América, 2014.

FRANÇA, Larissa Regina. Epistemologia e ensino de biogeografia, análises de livros didáticos e práticas pedagógicas para o estudo e conscientização sobre o cerrado brasileiro. Universidade Federal de Uberlândia. 2019.

GONÇALVES. Franciane Prado. Estudos das representações sociais do cerrado na visão de alunos do ensino fundamental de escolas rurais em Rio Verde- GO. Universidade Federal de Goiás. Dissertação de Mestrado. 2015.

GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Profesores de sustancia: elconocimiento de la matéria para laenseñanza. Profesorado. Revista de currículum y formaci[ondel professorado. vol. 9 núm. 2, 2005. 24 p. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/567/56790203.pdf. Acesso em: 01 jun, 2021.

OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. Formação do Conceito de Cerrado e o Ensino de Geografia: análise dos conhecimentos geográficos de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Jataí/Goiás. Universidade Federal de Goiás, 2012.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadasdo tipo Estado da Arte em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50,set./dez. 2006. Disponível em: https://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisas-denominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 01 jun, 2021.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de La nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y FormacióndelProfesorado Granada-España, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005a. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 01 jun, 2021.

Notas

1. Projeto de pesquisa coordenado pela profª. Lana de Souza Cavalcanti e pelo prof. Vanilton Camilo de Souza.