Leovan Alves Santos
leovanalves@yahoo.com.br

Lorena Francisco de Souza
lorena.perolanegra@gmail.com

Willian Franco Felício
willianfrancof@gmail.com

EIXO
Geografia e História

Proposta de formação de professores de geografia para o trabalho docente com conteúdos escolares direcionados para a vida urbana cidadã

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Resumo

O grupo de formação docente Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias – RECCI, sistematiza e apresenta a sua proposta de formação continuada de professores de Geografia, para ações pedagógicas com conteúdos escolares contidos nas orientações curriculares vigentes, direcionados para a vida urbana cidadã. A RECCI tem como objetivo realizar experiência de formação do professor de Geografia, de modo colaborativo, para atuar no desenvolvimento de seus alunos, objetivando a vida urbana cidadã a partir de alguns conteúdos escolares geradores. Parte do entendimento de que o trabalho docente consiste em fazer a mediação didática de conteúdos geográficos sistematizados, considerando a experiência imediata e cotidiana dos estudantes, buscando uma junção entre teoria e prática de forma ativa e reflexiva. Constrói-se assim, uma situação de aprendizagem continuada e de desenvolvimento profissional aberta e dinâmica, que possibilite a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Formação Continuada. Professor de Geografia. Cidadanias.

Introdução

O grupo de formação docente Rede Colaborativa de Ensino de Cidade e Cidadanias – RECCI, constituído em 2019, é composto por formadores de professores de Geografia de diferentes instituições de Goiás, a Universidade Federal de Goiás, em Goiânia e a Universidade Federal de Jataí, em Jataí, a Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Itapuranga; acadêmicos da graduação e pós-graduação dessas instituições e professores de Geografia das Redes Estadual, Municipal e Particular de Goiás. Na presente proposta, a RECCI sistematiza e apresenta a sua proposta de formação continuada de professores de Geografia, para ações pedagógicas com conteúdos escolares contidos nas orientações curriculares vigentes, direcionados para a vida urbana cidadã.

A RECCI tem como objetivo realizar experiência de formação do professor de Geografia, de modo colaborativo, para atuar no desenvolvimento de seus alunos, objetivando a vida urbana cidadã a partir de alguns conteúdos escolares geradores. Parte do entendimento de que o trabalho docente consiste em fazer a mediação didática de conteúdos geográficos sistematizados, considerando a experiência imediata e cotidiana dos estudantes. Essa perspectiva direciona os princípios básicos desta proposta de formação, conforme estão apresentados no quadro a seguir:

A formação do professor deve ser concebida como um processo de desenvolvimento profissional contínuo, e realizada em comunidades colaborativas na escola e em outras instâncias, visando a autonomia e autoria docentes.

A atuação docente é práxis, portanto pressupõe relação de interdependência entre teoria e prática.

A atuação docente deve visar a aprendizagem significativa dos alunos, contribuindo efetivamente para seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.

A Geografia é um componente curricular que contribui significativamente para o desenvolvimento dos alunos, especialmente no que diz respeito à formação cidadã e sua relação com a vida urbana cotidiana.

A atuação docente deve considerar as normativas vigentes, entre elas os documentos curriculares, e, com autonomia, contrastá-la com suas convicções sobre conteúdos e métodos de ensino de Geografia, para tomar decisões sobre modos de encaminhar seu trabalho com os alunos.


Quadro 1 - Princípios básicos orientadores da proposta de formação de Professores RECCI. Org. RECCI (2020).

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A partir do delineamento desses princípios, o objetivo da RECCI é o de compreender as relações que permeiam a vida cotidiana, a formação cidadã e a Geografia, constituindo-se um dos importantes objetivos do ensino desse componente curricular na educação básica. Entre as condições para o alcance desse objetivo está a formação docente consistente e comprometida com as atividades de ensino que resultem em aprendizagens significativas.

Metodologia

O caminho metodológico da proposta de formação RECC está dividida em dois momentos: o primeiro, de caráter preliminar, destina-se à preparação interna dos membros da rede e visa atender a demandas do próprio grupo tendo em vista os encontros de formação.

Para esse primeiro momento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, consistindo numa análise de investigações já produzidas sobre temáticas como formação de professores (inicial e continuada), cidadania e educação cidadã, ensino de Geografia, inovação pedagógica e pesquisa colaborativa. Juntamente à pesquisa e discussão da bibliografia, foi realizada análise dos documentos curriculares vigentes: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), Documento Curricular para Goiás – Ensino fundamental, anos finais – DC-GO Ampliado (GOIÁS, 2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica – BNCFP (CNE, 2019).

O segundo momento da proposta de formação constitui-se da realização propriamente dita da experiência formativa, quando se propõe a trabalhar com grupos de professores de maneira colaborativa. Essa experiência deve ter início com problematizações arquitetadas e com estudo sistemático de temas selecionados, seguindo com a construção de propostas de percurso didático com foco no estudo de cidade e vida urbana, a partir de uma proposta de ensino de Geografia voltada à formação para a cidadania. Nesse momento, são utilizadas, como orientadoras gerais da proposta de ação pedagógica de cada professor em seu contexto, as seguintes ferramentas: os mapas de conteúdo (Díaz; Porlán; Navarro, 2017) e o percurso didático para mediação didática (Cavalcanti, 2014). Trata-se de ferramentas didáticas para que os professores participantes possam representar seu conjunto de ideias e conceitos sobre a temática formativa (mapa de conteúdo) e a partir dessa representação possam planejar a ação pedagógica (percurso didático) de unidades temáticas específicas a serem experimentadas em suas salas de aula.

Resultados e discussões

Essa proposta de formação traz como fundamento a relevância e a pertinência de fomentar espaços formativos de discussão e troca de experiências entre professores de Geografia, com diferentes tempos de carreira docente, possibilitando o compartilhamento de experiências e a construção coletiva e colaborativa do conhecimento profissional. Na proposição de um projeto de formação continuada de professores, faz-se necessário explicitar que se parte do entendimento de que sua formação é um processo contínuo, sistemático, dinâmico, configurando-se como um desenvolvimento profissional que se desenvolve ao longo da carreira profissional, em diversos momentos (IMBERNÓN, 2001; GARCIA, 1999).

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Essas dimensões são consideradas como diretamente ligada ao que se pretende tanto por quem proporciona a formação, quanto por quem a busca, seja em situação de formação inicial e em formação continuada. Nessa experiência formativa ocorre o que Garcia (1999) chama de dupla formação: uma acadêmica e a outra pedagógica. Esse entendimento assemelha-se à proposição de Shulman (2014) de conhecimento pedagógico do conteúdo, referindo-se ao conhecimento do conteúdo e aos conhecimentos pedagógicos tendo em vista a aprendizagem dos estudantes.

Nesse sentido, o foco desta proposta formativa é o de ensinar Geografia para a vida urbana cotidiana voltada para o exercício da cidadania. Essa proposta está ancorada nas formulações de autores especialistas na Didática da Geografia, destacando-se: Cavalcanti (2019) e Fernandéz (2013). O foco na formação voltada à cidadania requer maiores esclarecimentos a respeito do seu entendimento, o que está baseado em autores como Carvalho (2002) e Santos (1987, 1996).

O conceito de cidadania que fundamenta a presente proposta busca superar as concepções baseadas nos direitos, deveres e consumo. Compreende-se assim que ser cidadão é uma conquista histórica, que não foi possível sem a conscientização da população, e efetivamente ela ocorre a partir de uma visão crítica a uma realidade já constituída. Com esse entendimento, defende-se que na escola o papel da Geografia é o de proporcionar uma compreensão do mundo ao contribuir para o desenvolvimento amplo do estudante, especificamente para o desenvolvimento do seu pensamento geográfico, o que lhe permitirá analisar o mundo em sua espacialidade.

Considerações finais

Ao longo da experiência de formação de professores sob a responsabilidade do grupo RECCI, espera-se que os professores participantes possam apresentar suas propostas e elencar elementos positivos e desafiadores referentes à sua prática profissional em suas aulas. De igual modo, busca-se propiciar fundamentos teóricos e metodológicos que contribuam com os professores em sua tarefa de realizar o ensino de Geografia que resulte em aprendizagem significativa dos alunos.

A proposta de formação buscará nesse sentido uma junção entre teoria e prática de forma ativa e reflexiva, buscando uma situação de aprendizagem continuada e de desenvolvimento profissional aberta e dinâmica, que possibilite a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos. Trata-se de um trabalho colaborativo entre formadores de professores de Geografia de diferentes instituições, acadêmicos da graduação e pós-graduação dessas instituições e professores de Geografia das Rede Estadual, Municipal e Particular de Goiás. Sendo assim, os momentos dos encontros formativos tornam-se um espaço promissor e de extrema importância para a produção e efetivação de uma proposta de ensino de Geografia voltada para a formação cidadã dos professores e, consequentemente, de seus estudantes.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base - Versão final. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 7° ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A metrópole em foco no ensino de Geografia: o que/para que/para quem ensinar?. In: PAULA, Flávia Maria de Assis; CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de (org.). Ensino de Geografia e Metrópole. 1. ed. Goiânia: América, 2014. p. 27-41.

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CAVALCANTI, Lana de S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia, Alfa Comunicação, 2019.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (3ª versão do parecer). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2019.

DÍAZ, Eduardo García; PORLÁN, Rafael. NAVARRO, Elisa. Los fines y los contenidos de enseñanza. In: PORLÁN, Rafael [et. al.] Ensenãnza universitária: como mejorarla. Madrid: Morata, 2017, p. 55-72

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.

GOIÁS. Documento curricular para Goiás: ensino fundamental, anos finais. Goiânia: Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, v. III, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. (2001). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 21, p. 7-14, agosto 1996

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamento para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014.