Governo Federal República Federativa do Brasil Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Universidade Federal de Goiás

DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
EMBATES COM AS POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS

marcaufg

Seção 1

Didática e Dilemas da Educação Atual

A Didática frente aos dilemas da educação: compromissos políticos e pedagógicos Antônio Joaquim Severino Conjuntura política e embates das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular: contextualização histórica, social e econômica do currículo no Brasil Núbia Lucas Fernandes
Renato Barros de Almeida
Formação de professores na Base Nacional Comum Curricular: conceitos em disputa Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva A nova organização do Ensino Médio: pontos e contrapontos Marcilene Pelegrine Gomes Avaliações em larga escala e o Custo aluno-Qualidade: uma análise inicial Cleirianne Rodrigues de Abreu Lopes
Felipe Vicente Mateus Tinoco
Josellane Silva Pires
Júlia Cavasin Oliveira
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Desenvolvimento tecnológico e precarização do trabalho docente Daniela Rodrigues de Sousa
Joana Peixoto

Seção 2

Questões de Formação de Professores

Formar e formar-se em espaços de significação da atividade pedagógica Manoel Oriosvaldo de Moura Trabalho pedagógico na escola de Educação Básica: contribuições da teoria do Ensino Desenvolvimental Bruna Pereira Carneiro
Iury Kesley Marques de Oliveira Martins
Jhon Maykel Fernandes
Sandra Valéria Limonta Rosa
Os desafios do estágio na formação de professores Fabiane Lopes de Oliveira Metodologias ativas: a que servem, a quem servem? José Carlos Libâneo O conhecimento matemático no 5º ano do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Goiás: problematizando os resultados do SAEGO e do SAEB Angelina Carlos Costa
Elizandra Freitas Moraes Borges
Vanessa Amélia da Silva Rocha
Victória Hévelyn Pires Fernandes
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais/da Natureza (LCN): um olhar para o seu histórico, concepções e perspectivas atuais Marcos Vinícius Ferreira Vilela A complexidade nos processos formativos de professores em tecnologias e mídias digitais Taís Wojciechowski Santos
Ricardo Antunes de Sá
Formação de professores por meio de cursos de graduação presenciais e em Educação a Distância – EAD: diálogo com a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov Eude de Sousa Campos
Valter Gomes Campos
As licenciaturas a distância em Ciências Biológicas no estado de Goiás: que concepções de formação de professores? Leandro Vasconcelos Baptista
Regiane Machado de Sousa Pinheiro
Carine Silva Santos
Paulo Henrique Pereira da Silva
Denise Borges Barbosa
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Extensão universitária e sua indissociabilidade com a pesquisa e o ensino: percurso de um grupo de estudosAndréa Kochhann