5

Sobre os autores

Alides Baptista Chimin Júnior possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestrado no curso de Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais (GETE). Compõe a Mesa Editorial da Revista Latino Americana de Geografia e Gênero e na Revista Sociedade e Território. Atuou no projeto Adolescentes Egressos do Sistema da Universidade Sem Fronteiras. Foi Diretor do Departamento de Planejamento e Orçamento da Prefeitura Municipal de Palmeira-PR. Foi professor colaborador do DEGEO na UEPG, UaB e Prolicen. Concursado como professor efetivo da UNICENTR, no campus de Irati, desde abril de 2012.

Ana Maria Martins Queiroz possui Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal de Viçosa (2008). É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Tem interesse pelas seguintes temáticas: território, espacialidades étnico-raciais e de gênero, comunidades quilombolas, e o diálogo entre geografia e literatura negra.

Carmem Lúcia Costa possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1992) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998). Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade/ urbano, cidades/festas, gênero/ educação, gênero e movimentos sociais e gênero/ geografia/ensino. Membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFG/Regional Catalão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Trabalho e Cultura. Possui Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Denilson de Araújo Oliveira é professor adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. É docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu) de Geografia da FFP-UERJ. No mestrado pertence à linha de Geografia e Relações de Poder. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) (1999-2004), Mestrado (2004-2006) e Doutorado (2009-2011) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Geografia Humana e interesses de pesquisas, ensino, extensão e orientações concentrados na articulação dos seguintes temas: Espaço Urbano e Questão Étnico-Racial, Movimentos Sociais Urbanos e Novas Metodologias para o Ensino da África. Atualmente, coordena o grupo de estudo e pesquisa NEGRA: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Geografia Regional da África e da Diáspora que tem as seguintes linhas de pesquisas: 1- As dimensões espaciais das culturas negras em diáspora; 2- Inscrição Espacial do Racismo e do Antirracismo no Espaço Urbano; 3- Novas Metodologias sobre o Ensino de Geografia da África; 4- Pilares do Pensamento Descolonial e das Epistemologias do Sul. Buscamos, ainda, estabelecer um trabalho interativo com movimentos sociais, outros grupos de estudos e pesquisas da universidade e fora dela, através de projetos de pesquisas, trocas de experiência, visitas, minicursos, palestras e diálogos que possibilitem o aprofundamento de ações políticas e de pesquisas.

6

Eguimar Felício Chaveiro possui Graduação em Geografia pela Universidade Católica de Goiás (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás. É coordenador do Núcleo de Estudos Espaço, Sujeito e Existência. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação ambiental, a dinâmica da cidade, geografia urbana, geografia do trabalho e desenvolvimento urbano.

Geny Ferreira Guimarães é Doutora em Geografia pela UFBA (2015). Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ/CPDA (2004). Possui Graduação em Geografia pela UFF com habilitações em Licenciatura (1994) e Bacharelado (1995). Especializações (Lato Sensu) em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (1999) e Gestão para Educação Ambiental - UERJ (2001). Especialização (Lato Sensu) em História, Cultura e Literatura Africana pela Universidade Castelo Branco - UCB (em processo de elaboração de monografia). Com experiência na área de Geografia (magistério - desde 1998), atuando, principalmente, nos seguintes temas: questões ambientais, patrimoniais e étnico-raciais; ruralidades; Geografia Negra e Antirracista (Geografia N&A) e Literatura Negro-brasileira.

Joseli Maria Silva é graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é professora associada, nível B, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora-chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais e com trabalhos extensionistas participa da ONG Renascer direitos humanos LGBT desde 2006, bem como é consultora representante do Brasil no Projeto Transrespect versus Transphobia da Transgender Europe, com sede em Berlim. É representante do Brasil na União Geográfica Internacional - Seção Gênero desde 2011 e é membro da Comissão de Coordenação da Rede Ibero-Latinoamericana de Geografia Gênero desde 2010.

Kênia Gonçalves Costa possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005/2014). Docente do magistério superior do colegiado de Geografia da Unidade Universitária de Araguaína, da Fundação da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades e do Curso de Educação Intercultural, Núcleo Takinahaky, Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geografia, educação indígena, hábitos tradicionais indígenas, cartografia e educação.

7

Márcio José Ornat é Pós-Doutor em Geografia e Sexualidades (Universitat Autònoma de Barcelona - 2016); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2005); é professor adjunto B, no Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; é membro da equipe técnica responsável pelo site gete.net.br; desde o ano de 2011 é co-coordenador do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Instrumentações Geotecnológicas - UNICENTRO; compõe a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latinoamérica - REGGSILA e a mesa editorial da Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero. Desenvolve pesquisas que problematizam as imbricações entre espacialidades, gênero e sexualidades.

Maria das Graças Silva Nascimento e Silva é Doutora em Ciências Socioambientais e Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA, da Universidade Federal do Pará (2004), Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo, da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero – GEPGENERO. Também é docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG, Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latinoamericana - REGGILA.

Renato Emerson dos Santos possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores (DGEO/FFP), campus de São Gonçalo (RJ), onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais (NEGRAM). Foi coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado) no mesmo Departamento. É professor do Mestrado em Educação (Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da FFP. Tem experiência na área de Geografia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: movimentos sociais e Geografia, ensino de Geografia, cartografia e lutas sociais, relações raciais, ações afirmativas no ensino superior e pré-vestibular para negros e carentes. Foi editor da Revista Terra Livre, no biênio 2014-2016. Foi diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Local Rio de Janeiro, biênio 2006-2008. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), biênio 2012-2014.

8

Tamires Regina Aguiar de Oliveira Cesar é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Gestão do Território (2015-UEPG) e Graduada em Geografia Bacharelado pela mesma universidade, em 2012. Membro do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) vem desenvolvendo reflexões nos estudos relacionados a gênero e produção científica geográfica brasileira. Possui experiência em Plataforma AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Atua como docente na Faculdade Educacional de Ponta Grossa (UNOPAR) e, também, como professora formadora da disciplina de Geografia Urbana com o Ead (UEPG).

Vinícius Gomes de Aguiar possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006), Mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor temporário da Universidade Federal de Goiás e docente do curso de bacharelado em Engenharia Civil no IPOG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Conflitos Socioambientais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: meio ambiente, eia, erosão, cartografia e geoprocessamento.