Capítulo 2 - Metodologia do Ensino Superior
Introdução ao Capítulo 2
Em linhas gerais, esse capítulo aborda o Ensino Superior no Brasil, assim como a importância e a necessidade da formação pedagógica do professor universitário. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. A organização do trabalho pedagógico no Ensino Superior.
Esse capítulo foi dividido em três unidades ou temas amplos através dos quais propomos análises e reflexões de tópicos relacionados com a prática do professor no ensino universitário.
A Unidade 1, “Universidade e Políticas Públicas Educacionais” apresenta um breve panorama do surgimento das universidades no mundo e no Brasil, bem como as políticas públicas criadas para nortear o ensino superior no país. Além disso, também trata dos instrumentos e ações públicas de avaliação das instituições de ensino superior nacionais.
A Unidade 2, intitulada “Educação e Cognição”, leva à reflexão sobre os processos de aprendizagem e cognição também no ensino superior. Apresenta a teoria amplamente discutida sobre as inteligências múltiplas. Mostra a importância do planejamento para a prática de ensino e os métodos de avaliação.
Por fim, a Unidade 3, “Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior” versa sobre o uso das diversas ferramentas de comunicação no ensino e da necessidade do professor conhecer e utilizar tais tecnologias.
Boa leitura e bons estudos a todos!