Capítulo 2 - Metodologia do Ensino Superior
3. Tecnologias de Informação e Comunicação (tic) no Ensino Superior
3.3 Novas competências docentes frente às TICs
Atualmente, a prática docente com o uso de tecnologias digitais se constitui um grande desafio aos professores. A ação pedagógica que contempla os recursos digitais exige competências diferentes das tradicionais frente a uma nova cultura de aprendizagem que se instaura com a integração das TICs no processo de ensino-aprendizagem (GARCIA et al., 2011). É importante expandir o repertório tecnológico dos docentes como meio de instrumentalização para a prática pedagógica fundamentada neste novo paradigma, diferente da tradicional, que geralmente mantêm distantes alunos e professores. Não se trata apenas de questão técnica de capacitação da instituição de ensino com equipamentos tecnológicos, trata-se de tornar o docente um profissional crítico, reflexivo e competente para o domínio das novas tecnologias digitais.
Essas mudanças no ensino, particularmente na formação em nível superior de futuros professores, exigem competências necessárias para a constituição de um papel docente inovador. Garcia e colaboradores (2011) descrevem três competências necessárias aos professores que almejam trabalhar com as TICs:
- Competências tecnológicas: domínio de ferramentas de criação e aplicações com uso da internet.
- Competências didáticas: capacidade de criar materiais e produzir tarefas relevantes para os alunos, de adaptação a novos formatos e processos de ensino, de produção de ambientes direcionados à autorregulação por parte do aluno e utilização de múltiplos recursos e possibilidades de exploração.
- Competências tutoriais: habilidades de comunicação, mentalidade aberta para novas propostas e sugestões, capacidade de adaptação a características e condições dos alunos e para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Além destas, Amaral (2008) destaca também a importância da competência comunicativa, que está relacionada não apenas com o consumo crítico das tecnologias, mas também com a criação de meios de expressão de suas próprias mensagens. Vários autores destacam o surgimento e a importância das novas competências para o trabalho pedagógico com o uso de tecnologias, sendo que todas elas se configuram em quatro grandes eixos: tecnológico, pedagógico, sujeito e exploratório (Tabela 1).
As novas tecnologias não substituirão ou diminuirão a importância do docente. O que elas fazem é ampliar e intensificar as possibilidades cognitivas e interativas no processo de construção de conhecimentos.
COMPETÊNCIAS | CARACTERÍSTICAS |
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Tecnológica |
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Pedagógica |
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Sujeito |
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Exploratória |
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Tabela 1. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas.
Adaptado de Garcia et al., 2011.