Capítulo 2 - Metodologia do Ensino Superior

3. Tecnologias de Informação e Comunicação (tic) no Ensino Superior


3.3 Novas competências docentes frente às TICs

Atualmente, a prática docente com o uso de tecnologias digitais se constitui um grande desafio aos professores. A ação pedagógica que contempla os recursos digitais exige competências diferentes das tradicionais frente a uma nova cultura de aprendizagem que se instaura com a integração das TICs no processo de ensino-aprendizagem (GARCIA et al., 2011). É importante expandir o repertório tecnológico dos docentes como meio de instrumentalização para a prática pedagógica fundamentada neste novo paradigma, diferente da tradicional, que geralmente mantêm distantes alunos e professores. Não se trata apenas de questão técnica de capacitação da instituição de ensino com equipamentos tecnológicos, trata-se de tornar o docente um profissional crítico, reflexivo e competente para o domínio das novas tecnologias digitais.

Essas mudanças no ensino, particularmente na formação em nível superior de futuros professores, exigem competências necessárias para a constituição de um papel docente inovador. Garcia e colaboradores (2011) descrevem três competências necessárias aos professores que almejam trabalhar com as TICs:

  • Competências tecnológicas: domínio de ferramentas de criação e aplicações com uso da internet.
  • Competências didáticas: capacidade de criar materiais e produzir tarefas relevantes para os alunos, de adaptação a novos formatos e processos de ensino, de produção de ambientes direcionados à autorregulação por parte do aluno e utilização de múltiplos recursos e possibilidades de exploração.
  • Competências tutoriais: habilidades de comunicação, mentalidade aberta para novas propostas e sugestões, capacidade de adaptação a características e condições dos alunos e para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Além destas, Amaral (2008) destaca também a importância da competência comunicativa, que está relacionada não apenas com o consumo crítico das tecnologias, mas também com a criação de meios de expressão de suas próprias mensagens. Vários autores destacam o surgimento e a importância das novas competências para o trabalho pedagógico com o uso de tecnologias, sendo que todas elas se configuram em quatro grandes eixos: tecnológico, pedagógico, sujeito e exploratório (Tabela 1).

As novas tecnologias não substituirão ou diminuirão a importância do docente. O que elas fazem é ampliar e intensificar as possibilidades cognitivas e interativas no processo de construção de conhecimentos.

COMPETÊNCIAS CARACTERÍSTICAS
Tecnológica
  • Domínio de ferramentas e aplicativos para integrar as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
  • Saber fazer escolhas conscientes das tecnologias.
  • Domínio de ferramentas de criação e aplicações com uso da internet.
Pedagógica
  • Capacidade de criar materiais e produzir tarefas.
  • Adaptação a novos formatos e processos de ensino.
  • Produção de ambientes que potencializem a aprendizagem.
  • Compreensão intelectual do meio digital.
Sujeito
  • Compreensão das diferenças interculturais dos estudantes.
  • Competência comunicacional: linguísticas, contextuais, interativas.
  • Levar em consideração o afeto nas relações entre professor, aluno e meio digital.
Exploratória
  • Saber como aprender, conhecer os estilos de aprendizagem.
  • Formação para uso livre e criativo das mensagens.
  • Conhecer tecnologias de comunicação em massa e explorá-las como ferramentas capazes de potencializar a relação ensino-aprendizagem.

Tabela 1. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas.
Adaptado de Garcia et al., 2011.